quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Feliz Natal e Prospero Ano Novo


Mais um Ano, mais 2010 amigos novos que iremos conquistar, que o Senhor dos Exércitos esteja com todos vocês um grande abraço a todos.

Fábio Campos e Família.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Quarta edição de evento para skatistas acontece embaixo de chuva em São José dos Campos
Quem gosta de adrenalina aproveitou o domingo para ver as feras do skate, em São José dos Campos. A quarta edição do "Downhill" aconteceu debaixo de chuva na cidade. Equilíbrio sobre a prancha é requisito básico. Em 350 metros, ladeira abaixo os competidores tiveram que mostrar em poucos segundos tudo o que sabiam, e tentaram até o que ainda não sabiam. Foram mais de 150 inscritos, iniciantes e amadores arrepiando o público e convencendo skatistas do circuito internacional, que prestigiaram o evento. “A cada dia que passa ta vindo uma geração nova, que ta andando demais”, falou o skatista, Carranca. A quarta edição do downhill de skate em São José teve uma dificuldade extra e escorregadia. A pista molhada. Faça sol ou chuva, na carreira tem que ralar. “Já ralei bastante, infelizmente tomei um capote aqui no campeonato”, disse o skatista, Loirinho. A competição exige equipamentos de segurança na cabeça, nos punhos e nos joelhos. Mas o que eles menos querem é uma descida sem riscos, por que o que vale ponto é a ousadia. A arbitragem exige tudo isso e mais um pouco para dar nota dez. “A velocidade, aproveitamento da ladeira, jogar manobra no canto esquerdo e a criatividade também é importante”, explicou o árbitro, Zequinha Rapaneli.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Quem inventou o skate?

Fonte: www.terra.com.br/vocesabia

Apesar de ser um esporte ligado aos jovens da atualidade, especula-se que o skate tenha sido inventado no início do século XX, quando um garoto norte-americano resolveu desmontar os patins da irmã e construir o que hoje pode ser considerado o embrião do skate. A irmã pode ter ficado a pé, mas ele entrou para a história.Segundo Eduardo Yndyo Tassara, um dos maiores pesquisadores e acervistas brasileiros da história doskate, "os primeiros relatos de que se tem noticia são de 1918, quando um garoto norte-americano chamado Doc Ball desmontou os patins da irmã e montou um skate em um shape (molde de madeira do skate). Com o joelho apoiado na estrutura, Doc dava impulso com o outro pé. Mesmo não ficando em pé, a essência do skate nascia ali", afirma.Os skates das décadas de 30 e 40 não evoluíram muito se comparados àquele primeiro modelo: eram caixotes que tinham rodas e contavam com apoio para as mãos. Segundo Tassara, "o skate moderno que conhecemos hoje, com o praticante equilibrando-se em pé, só apareceu nos final dos anos 50 e tornou-se bastante popular apenas no início da década de 60". Nessa época, os surfistas da Califórnia (EUA) queriam se divertir nas ruas, nos dias em que o mar não estava adequado para o surf. Assim, adotaram shapes com rodas e passaram a chamar o novo esporte de sidewalk surf (que pode ser traduzido como "surf de calçada").No Brasil, o esporte surgiu no Rio de Janeiro, no início dos anos 60, quando "os skates geralmente eram trazidos pelos filhos de diplomatas americanos", afirma Tassara. No entanto, popularização maior aconteceu no início da década de 70. No País, atualmente, estima-se que em 6% dos domicílios brasileiros more alguém que tenha um skate.