quinta-feira, 16 de julho de 2009

Dia 15 (VALE TUDO CONTRA A FOME)


FIGHT CLUB (VALE TUDO CONTRA A FOME).

No Sábado, 15 de Agosto, será realizado no ginásio Taguapark pistão norte de Taguatinga, às 20h, o torneio de luta livre Fight Club (vale tudo contra a fome). O evento contará com a participação de Marcelo Tigre, campeão internacional invicto de vale tudo.De acordo com os organizadores este será um dos eventos mais importantes nessa categoria esportiva a ser realizado este ano no Brasil. As lutas acontecerão entre as melhores academias do Distrito Federal e Entorno, entre elas: Fight Club, Hércules, Toca dos Dragões, Equilíbrium, Gracie Barra, entre outras.
O Vale-Tudo existe no Brasil há mais de 30 anos e nasceu dos desafios do Jiu-Jitsu, popularizado pelo já falecido Helio Grace. Gracie aprendeu o Jiu_Jitsu em 1928 com o introdutor da modalidade no país, um conde japonês chamado Koma. De complexão franzina, Gracie foi atraído pela luta ao descobrir que poderia vencer pessoas bem mais fortes do que ele, com os golpes do Jiu-Jitsu. “Foi a partir desta constatação que eu resolvi criar um Jiu-Jitsu brasileiro, dando ênfase à parte técnica, com golpes alavancados, como a chave-de-braço, onde a força é o que menos conta”, afirmou Gracie.
Ciente da superioridade do Jiu-Jitsu sobre outras lutas, Gracie criou torneios de desafios, chamados de Vale-Tudo, dos quais participavam judocas, capoeiristas e boxeadores, cada um procurando impor a sua modalidade. Depois de um período de obscuridade, o Vale-Tudo voltou a popularizar-se quando o filho de Gracie, Rorion, também falecido, criou, juntamente com seus irmãos Relson, Rickson e Royce, o Ultimate Fighting, como é conhecido o torneio de Vale-Tudo nos Estados Unidos.
No Ultimate Fighting, o Jiu-Jitsu brasileiro dos Gracies tornou-se uma luta quase invencível. Os vídeos dos torneios norte-americanos foram vendidos em todo o mundo, inclusive no Brasil, motivando o aparecimento de milhares de academias da modalidade e renovando a popularidade do Vale-Tudo. O Vale-Tudo é o que é graças ao Jiu-Jitsu brasileiro, avaliou Gracie, que dirigia, com os filhos três academias de Jiu-Jitsu: uma no Rio de Janeiro, e as outras duas em Los Angeles e no Havaí. Por Fábio Campos.

Nenhum comentário: