domingo, 7 de agosto de 2011

De Sheckler a Nijah Huston: O duelo milionário entre skatistas

Ryan Sheckler, flip fs rockslide
Foto: Christian Pondella/ESPN Images

Toda essa pilha de dinheiro só colaborou para tornar mais tensa a disputa nos campeonatos de skate street, errar em um evento como X Games ou Street League custa caro.
No último sábado, 10 skatistas selecionados a dedo disputaram a edição 17 dos X Games. O jogo na área de street foi tenso e cheio de estratégias.

Para quem está acostumado a ter somente uma chance para acertar as manobras, ter 45 segundos e a possibilidade de um erro é uma folga e tanta. Mas existe um jogo por trás destes 45 segundos que tem muito mais a vez com estratégia e a capacidade de não errar.
Quando ainda as câmeras da transmissão ao vivo estavam desligadas, Ryan Sheckler estava tentando colocar sua linha no pé. O ponto alto era um ollie flip pulando do ‘teto’ da área para o chão. Ryan estava com a manobra no pé, mas preferiu tentar mais uma vez para ver se estava tudo certo. E não é que Sheckler quebrou o shape 2 minutos antes da final.
Após emprestar o skate de um amigo, Sheckler tentou apertar o truck, seu rosto estava transtornado. Tudo indicava que sua boa performance iria por água abaixo.
 Mas poucos minutos depois, lá estava ele com o skate quase ajustado e pulando o mesmo barranco de ollie flip. Poucos minutos um dos seus assistentes montou o skate e entregou para Ryan.

Do outro lado da pista, Nyjah Huston treinava sem parar. O garoto visualizava a rotina, refazia determinadas manobras diversas vezes.
Na hora da volta para valer, tanto Sheckler como Nyjah acertaram o que haviam planejado. Nyjah tinha uma volta mais matadora, mas para quem havia assistido aos treinos era nítido que tudo aqui era resultado de um ensaio e de planejamento em busca de uma rotina de peso. 

Nyjah saiu de Los Angeles com mais 60 mil dólares na carteira. Sheckler em terceiro faturou alguns mil dólares também, mas o que não foi dito aqui é que os milhões citados eram exclusivos de premiação.

Tem também todo o lucro coletado com a venda de produtos com o nome destes skatistas, patrocínios de energéticos e marcas de refrigerante. Hoje vencer um X Games é muito mais do que receber alguns milhares de dólares de premiação, é conseguir uma exposição absurda que lhe colocará em evidencia na mídia. E isso se traduz em bons patrocínios.

"proradicalskate"

Nenhum comentário: