quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Brasileiros disputam Sul-Americano e Pan-Americano de Pentatlo Moderno

Os principais nomes do pentatlo moderno na América se reúnem, a partir desta quinta-feira (04.10), em Buenos Aires, na Argentina, onde disputarão o Campeonato Sul-Americano e Pan-Americano da modalidade. A competição segue até o domingo (07.10) e o Brasil é representado por 19 atletas – 12 beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. O evento também marca o retorno da medalhista olímpica Yane Marques às competições.

A delegação brasileira embarcou para a capital argentina na terça-feira (02.10). A maioria dos representantes do país na competição integram o programa PentaJovem, que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém há mais de três anos no Rio de Janeiro e em Recife. Com apoio do Ministério do Esporte, o projeto revela novos talentos do pentatlo brasileiro. No Rio, o projeto é realizado no Centro de Pentatlo Moderno Coronel Eric Tinoco Marques, dentro do Complexo Esportivo de Deodoro, construído pelo governo federal para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

“É um privilégio e um orgulho poder representar o meu país em competições tão importantes. Existe um acúmulo de cansaço pelo fato de ambas as competições serem tão próximas, mas é só manter o foco e a gana de vencer o próprio corpo”, afirmou Andressa Lima, atleta que foi bronze na categoria Jovem A no último Sul-Americano e que representará o país na Argentina nas categorias sênior, júnior e jovem A.

Apesar da pouca idade da maioria da delegação – entre 15 e 24 anos – vários atletas já contam com experiência em competições internacionais. Aos 18 anos, a bolsista Amanda Turute já acumula duas medalhas de prata nas últimas edições do Sul-Americano e, neste ano, representará o Brasil em três categorias do campeonato: sênior, júnior e jovem A.

“Acho uma oportunidade incrível de me aprimorar, em especial na esgrima, que ainda é minha modalidade mais fraca. Na Argentina, farei o máximo para aplicar todo o conhecimento adquirido nos mundiais e, como todos, espero sempre obter meus melhores resultados” disse. Com o torneio, a pentatleta terá participado de três disputas fora do país no intervalo de pouco mais de um mês. Além do Mundial Júnior da Polônia, em setembro, ela participou do Mundial Jovem A da Hungria, que se encerrou no último dia 23.

Além de Andressa, Yane e Amanda, integram a delegação brasileira na Argentina Juliana Domingues (foto), Bruna Lima, Danilo Fagundes, William Muinhos, Felipe Nascimento, Lucas Santos, Bianca Cavalcanti, Stephany Saraiva, Lucas Martinez, Caio Silva, Yan Freitas, Brenna Lima, Gabriel Sasaqui, Edson Guimarães, Victor Aguiar e Breno Lima.

Ciclo 2016
Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres em agosto deste ano, a bolsista Yane Marques retorna, na Argentina, ao ciclo de competições em preparação para 2016, ano em que a pentatleta deve participar dos Jogos do Rio, aos 32 anos.

“Vou participar da competição para manter a frequência, até porque não seria interessante não disputar um torneio durante um semestre inteiro”, afirma a atleta, que vai participar da disputa individual feminina sênior, na próxima sexta-feira (05.10).

Atual segunda colocada do ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), Yane obteve em Londres pontuação geral de 5.340 pontos, terminando com a terceira colocação. A medalha de ouro ficou com a lituana Laura Asadauskaite (5.408 pontos) e a prata, com a britânica Samantha Murray (5.356). Com o resultado, ela garantiu a 17ª medalha do Brasil nas Olimpíadas, encerrando a participação nacional na competição.


Paula Braga, com informações da CBPM
Foto: divulgação/CBPM
Ascom – Ministério do Esporte
Proradicalskate

Nenhum comentário: