quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

''Muito abalado'', Digo Menezes reaparece após cinco dias sumido

Primeiro brasileiro campeão do mundo de skate, paulista estava desaparecido desde o último sábado. Nas redes sociais, parente informa retorno nesta quarta-feira
Primeiro brasileiro campeão do mundo de skate, em 1995, o paulista Rodrigo Menezes, o "Digo", de 38 anos, apareceu após ficar dias sem dar notícias aos amigos e familiares. Ele estava desaparecido desde o último sábado, dia 26. Sua cunhada, Fabiana Gaspar, informou seu retorno através de uma conta nas rede sociais. Segundo ela, ainda não se sabe ao certo o que motivou o sumiço, mas o skatista aparentava estar muito abalado e foi descansar. Digo entrou em contato com a família pela manhã, da casa de uma conhecida, e sua mãe foi buscá-lo.
- Ele chegou em casa muito abalado e não consegue falar nada. Não foi nada relacionado a crime, e ele tomou um banho e foi dormir. Assim que ele acordar, vai fazer um post para explicar tudo o que aconteceu. A gente agradece muito o que todos fizeram para ajudar - disse Fabiana, garantindo que Digo nunca havia cortado o contato com a família anteriormente. 
De acordo com a família, o skatista saiu de casa por volta das 15h e disse que iria se encontrar com uma menina que estava conhecendo. Por volta de meia-noite, Rodrigo teria voltado para a casa, embicado o carro na garagem do imóvel, na Vila Madalena, em São Paulo, mas dado a meia-volta e saído. Desde então, seus parentes estavam tentando contato por telefone e redes sociais. Sua foto, inclusive, entrou na lista de desaparecidos. A família retirou a queixa prestada através da Delegacia Eletrônica.

Digo nasceu e foi criado na Vila Madalena, em São Paulo. Ele começou a andar de skate aos dez anos e ganhou inúmeros título brasileiros de downhill slide e também no vertical. Em 1995, em Münster, na Alemanha, ele conseguiu seu maior feito, quando conquistou o título mundial da categoria vertical profissional. Antes, no mesmo ano, foi oitavo colocado no X Games em Rhode Island, nos Estados Unidos. Anos mais tarde, em 2007 e 2008, foi prata no X Games na modalidade vertical. Digo Menezes também participou de eventos da Megarrampa, como em 2009, em São Paulo.  

Por: Thierry Gozzer e Amanda Kestelman
Fonte: GE
Foto: divulgação

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Jovens de Ceilândia pedem apoio ao senador Hélio José para revitalizar a praça do skatepark da Praça dos Eucaliptos


A relação entre o skate e a música é vital e caminham juntas para muitos jovens de Ceilândia. Estes relacionamentos nunca foram muito bem compreendidos, no entanto é inevitável pensar que ambos são elementos quase que indissociáveis e inseparáveis na vida de muitos jovens Ceilandenses.
O gabinete do senador Hélio José, participou da roda de conversa realizada por jovens lideranças comunitárias na Praça dos Eucaliptos em Ceilândia. O encontro foi realizado por representantes do “Skaterpark” que fazem parte de movimentos culturais da cidade mais populosa do DF e que disseminam o esporte e o movimento hip-hop.
Uma reivindicação antiga desses jovens é a revitalização emergencial do “Skatepark” – que funciona na Praça dos Eucaliptos em Ceilândia Norte. O Sonho de ter uma pista adequada para prática do esporte se concretizar, ganhou vida com à presença dos assessores de senador Hélio José que enviou sua equipe, representada pelo Drº Roslano (Chefe de Gabinete) ao local para ouvir as reivindicações dos jovens.
 Hélio José receberá nos próximos dias em seu gabinete uma comissão organizada por estes idealizadores para viabilizar a melhor forma de ajuda-los. “Não pude comparecer ao encontro e da roda de conversa devido a um compromisso emergencial de última hora aqui no Senado, mas faço questão de recebê-los para atendê-los e ouvi-los”, conta o senador.
Os organizadores do projeto de revitalização da praça organizarão uma comissão-frente, para ir ao encontro do senador em seu gabinete nos próximos dias.       “É fundamental ter apoio de um representante da casa legislativa para nos apoiar e ajudarmos à realizarmos este sonho, disse Stephane – representante e uma da organizadora do encontro.  “Nossa Juventude tem poucas opções de lazer e entretenimento. Nossa cidade é carente de estruturas que atendam às necessidades dos nossas crianças e adolescentes, no que se refere a cultura e esporte. Temos poucas opções. Ter uma praça revitalizada com pistas modernas é o que almejamos. A Cidade mais populosa do Distrito Federal, merece uma praça esportiva moderna que funcione com segurança”, completa.
Ao passar dos anos, o esporte acabou se dividindo em duas partes: a amadora e a profissional. A primeira tornara-se cada vez mais marginalizada por tomar espaços públicos “não previstos para o esporte”, como praças, escadas e alamedas para sua prática. A segunda, de forma inversa, era cada vez mais celebrada. ” Estes preconceitos estão sendo quebrados, a ‘cultura de rua”, faz parte do dia a dia de muitos presentes aqui na roda de conversa”, ressalta, Erivânia – Coordenadora da roda de conversa,
 O senador Hélio José receberá nas próximas semana os responsáveis pelo projeto de revitalização da praça do “Skatepark” e representantes do movimento hip-hop.
Por: redação
Fonte: Ascom Senado
Foto: divulgação

Skate quebrado é transformado em uma luminária colorida e estilosa

No quadro Novo de Novo, o designer Andrey Sá ensina como transformar uma peça que iria para o lixo.



Que destino teria um skate bastante usado e testado em manobras radicais? Pois o brinquedo de Samuel Silva Moretti, de 6 anos, ganhou utilidade em vez de ir para o lixo. É o que mostra o quadro Novo de Novo, do Terra da Gente.

Na oficina do designer Andrey Sá, o skate foi lixado e preparado para se transformar em uma luminária charmosa. O acabamento com papel adesivo permite personalizar a peça de acordo com o gosto de cada um. Quanto mais colorido, mais bonito.


Por: redação
Fonte: G1
Foto: divulgação

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Brasileiro é bicampeão do Downhill Taxco no México

Bernardo Cruz (GT Bicycles) dominou a última etapa do circuito mundial de downhill urbano DHU.


Pelo Segundo ano consecutivo o piloto da equipe GT Bicycles Bernardo Cruzdomina e vence o título na etapa final da temporada mundial de downhill urbano -City Downhill World Tour - realizada na cidade de Taxco Pueblo Mágico, no México.
Essa é a melhor etapa do ano, pela pista ser a mais bem feita e técnica.
O tetracampeão campeão brasileiro de downhill tornou-se um especialista também nas competições urbanas. "A pista foi um pouco diferente do ano passado, eles cortaram um pedaço da trilha da montanha, mas mesmo assim a pista ficou grande e muito divertida. Para mim essa é a melhor etapa do ano, pela pista ser a mais bem feita e técnica," comenta o ciclista mineiro Bernardo Cruz, natural das ladeiras da cidade de Ouro Preto.

"Foi uma disputa que exigiu muito a parte física, onde tinha que pedalar muito forte, chegando a ficar até "meio manco" no final na pista de 1.800m, composta por trechos desafiantes, como saltos incríveis, a passagem por dentro de uma casa e o wallride," acrescentou Bernardo que fez apenas cinco descidas durante os dois dias de treinos para sentir-se confortável para acelerar ao máximo.
Foi uma disputa que exigiu muito a parte física, onde tinha que pedalar muito forte, chegando a ficar até "meio manco" no final na pista.

Para vencer diante de mais de 20 mil espectadores, Bernardo utilizou sua GT Furycom mais de 200 milímetros de curso de amortecimento e sistema patenteado de tração independente, além de rodas aro 27.5’’, amortecedores Marzocchi, sistema de transmissão de 10 velocidades Shimano Zee, pneus Continental e freios a disco hidráulicos.

"Minha GT faz toda diferença na pista, devido a distância entre eixos (das rodas) alongada da bike, que me dá muita estabilidade nas escadas que ajuda bastante, em alta velocidade e controle nos saltos," explica Bê que usa um quadro tamanho pequeno.
A distância entre eixos (das rodas) alongada da bike, dá muita estabilidade nas escadas.

Bernardo Cruz finalizou a temporada 2015 com chave de ouro, além da vitória na etapa final do City Downhill World Tour, ele finalizou o ranking em top 4. "Estou muito feliz com os resultados no City Downhill, em que subi no pódio em todas as etapas, menos no Brasil, onde terminei em sexto lugar na pista menos técnica do ano, com isso os tempos são muito próximos. E com o cancelamento da etapa de Bratislava, acabei sendo prejudicado na pontuação do ranking," comentou Bernardo que avaliou como muito positivo seu desempenho ao longo do ano.

Em 2016, quero o título Pan-americano MTB DH e a vitória novamente no Crankworx.
"Ainda venci o Brasileiro de DH, etapa final do Brasil Enduro Series em Itaipava (RJ); vice no "Whip-Off " do Crankworx Whistler, top 3 no Pan-americano de MTB DH, mas continuo sempre em busca da evolução. A cada temporada aprendo alguma coisa e estou cada vez mais confiante em busca dos bons resultados. Em 2016, quero o título Pan-americano MTB DH e a vitória novamente no Crankworx," completa Bernardo Cruz, de apenas 23 anos.

O pódio da 4ª edição do Downhill Taxco, que contou com 40 pilotos convidados, de 10 nacionalidades, foi formado por:

Top 5
1º Bernardo Cruz (Brasil) - 1:46:38
2º Filip Polc (Eslovênia) - 1:46:94
3º Matt Walker (Reino Unido) - 1:47:76
4º Tomas Slavik (Polônia) 1:48:17
5º Neko Mulally (EUA) - 1:48:20


Por: redação
Fonte: RedBull
Foto: divulgação







quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Red Bull Skate Generation 2015!

Conhecido mundialmente por reunir os maiores nomes do skate bowl em uma verdadeira confraternização do skate, o Red Bull Skate Generation 2015 está chegando mais uma vez, e tem novidades! 
Nos dias 13, 14 e 15 de novembro acontece a quinta edição deste grande evento que promete ser épico. Após receber a competição por quatro anos em sua casa (2010, 2012, 2013 e 2014), 
Pedro Barros optou por realizar a disputa em um novo bowl, que acolherá um público maior, dando a oportunidade de mais pessoas sentirem de perto a vibração deste grande acontecimento do skate mundial. A edição 2015 acontece na nova pista de skate do Rio Tavares, em Florianópolis, que traz um design inédito no Brasil, e será inaugurada com realização do Red Bull Skate Generation. Portanto será uma nova área para todos os participantes, equilibrando ainda mais a competição.
 
Confira as belas fotos desta matéria realizadas por 
Helge Tscharn, do test drive da nova pista feita por Pedro Barros e amigos.
A disputa ganha um toque especial este ano, pois a decisão do Circuito Mundial de Skate Bowl Profissional 2015 será decidido em Florianópolis, e a briga está entre o italiano Alex Sorgente, que lidera o ranking com 2.537 pontos, e o anfitrião Pedro Barros, que esta na vice liderança com 2.402 pontos.


Alguns grandes nomes já estão confirmados para o Red Bull Skate Generation 2015:
Rune Glifberg
Omar Hassan
Alex Sorgente
Chris Russel
Christian Hosoi
Darlo Mattarollo
Paty Ryan
Zack Miller
Ben Hacthell
Josh Borden
Sandro Morais
Tom Schaar
Danny Leon
Pedro Barros
Vi Kakinho
Marlon Silva
Felipe Foguinho
Sandro Dias
Otavio Neto
Rony Gomes
Caique Silva
Marcos Gabriel
Murilo Peres
Brad McClain
Greyson Fletcher
Nilo Peçanha
Entre os dias 10 e 12 de novembro acontecem os treinos para os skatistas inscritos. Dia 13, sexta-feira, acontecem as eliminatórias do Amador e do Profissional. No sábado (dia 14) serão realizadas as eliminatórias do Pro Master, Pro Legend e a semifinal Pro. Domingo (dia 15) é quando acontecem as finais do Profissional e das equipes formadas do Skate Generation.

A venda dos ingressos está sendo feita pela Ticket Brasil e podem ser garantidos antecipadamente on-line. Clique aqui para comprar ingressos e saiba informações sobre pontos de venda.
O Redbull.com.br/Skate preparou uma série de matérias sobre o Red Bull Skate Generation, com expectativas, entrevistas, retrospectivas, novidades e vídeos que serão publicadas até a data do evento. Imperdível!
  
Por: redação
Fonte: RedBull
Foto: divulgação

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Como o esporte ajuda no tratamento da depressão

A prática de atividades físicas pode ser decisiva na convivência com a doença.
A depressão é um dos transtornos mais frequentes na população, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), ela já se tornou a doença mais incapacitante de todo o mundo. Ela causa diversos tipos de prejuízos para as pessoas que sofrem desse problema, em todos os âmbitos da vida: social, financeiro, profissional, econômico e, claro, na saúde, já que geralmente está associada ao surgimento de doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão, por exemplo.

Isso também pode estar relacionado com o sedentarismo, pois as pessoas que sofrem de depressão costumam perder o ânimo que tinham antes da doença, ficando sem vontade de realizar até mesmo as atividades mais rotineiras. A queda da capacidade física acaba aumentando o risco de mortalidade, por isso, é importante que os pacientes tentem não restringir totalmente suas atividades recreativas e exercícios físicos.

O corpo – e a cabeça – podem ficar muito mais saudáveis quando a pessoa costuma praticar esportes regularmente, pois isso ajuda a liberar substâncias benéficas para o cérebro, principalmente para o humor, como a serotonina e a endorfina, que estão diretamente ligadas à sensação de prazer. Segundo o professor de educação física, Anselmo Bertoncini Simões, os exercícios aeróbicos são aqueles capazes de liberar mais endorfina, por causa de sua duração, continuidade e intensidade.

As atividades físicas ajudam a acelerar a recuperação e trazer mais qualidade de vida para quem sofre com esse mal, principalmente aquelas que são praticadas em duplas ou em grupos, estimulando o convívio social. Focar a atenção nesses tipos de exercício também ajuda a afastar a ansiedade, o bem-estar físico e psicológico também acarreta no aumento da autoestima.

Redução da ansiedade, do estresse físico e mental, alívio da tensão muscular, perda de peso, aumento da autoconfiança, além da melhora da respiração. Essas são algumas das vantagens de praticar esportes, que, em conjunto com o acompanhamento médico, contribuem satisfatoriamente para ameninzar alguns dos sintomas da depressão. Ter uma rotina de atividade físicas pode servir de complemento para tratamentos tradicionais, ajudando pacientes a ficarem mais dispostos e focados.


De acordo com a psicóloga Ruanna Oliveira, a condição física está diretamente ligada à sensação de bem-estar. “A atividade física moderada ajuda a reduzir os sintomas da depressão, melhora o humor e reduz a ansiedade e a tensão. Esse efeito é resultado da combinação de fatores fisiológicos, como a liberação de endorfina que provoca a sensação de bem-estar, e psicológicos, como a melhora da autoestima. Praticar atividades físicas também proporciona a mudança do ambiente ao qual a pessoa está acostumada, o contato com novas pessoas e a criação de novos hábitos, o que pode ajudar na distração de pensamentos negativos e na diminuição da tensão”, afirma.

A psicóloga também alerta para o fato de que a atividade física é somente um complemento do tratamento da depressão: “É importante que a pessoa tenha ajuda de um profissional capacitado e combine os exercícios com terapia e, em casos em que é necessário, medicamentos prescritos por profissionais.”, finaliza.

Links para referência:
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2014/12/1563458-depressao-ja-e-a-doenca-mais-incapacitante-afirma-a-oms.shtml
http://www.abrata.org.br/new/artigo/impactoDepressao.aspx
Escrito por Andressa Luz.