sábado, 12 de novembro de 2011

SKATE NO BRASIL

Fotos: Fábio Campos
ESTILO DE VIDA
Andar de skate é uma forma de expressão, é estilo de vida, é ter equilíbrio, reflexo, força, técnica, é sonhar e concretizar. Brasília é uma cidade planejada com arquitetura moderna e muitos lugares para a prática do esporte. Desde a década de 70, skatistas já andavam pelas ruas largas da cidade. Hoje, Brasília é referência mundial em arquitetura e no skate em termos de atletas e lugares naturais para a prática. 
SKATE NO BRASIL
O skate surgiu nos anos 60, na Califórnia, Estados Unidos, criado por surfistas como uma brincadeira para os dias em que o mar estava sem ondas. Eles juntaram as rodinhas dos patins com um shape e criaram, assim, o skate. No final da década de 60, o skate chegou ao Brasil e, em Brasília, novidade trazida por filhos de diplomatas americanos. Já no meio da década de 70, muitas empresas brasileiras comercializavam skates e, mesmo com as dificuldades econômicas do País, a década de 80 foi a década da consolidação do skate no Brasil. As primeiras vitórias de brasileiros em etapas do Circuito Mundial aconteceram na década de 90: Bob Burnquist, no Canadá, e Digo Menezes, na Alemanha. Em 1996, Bob foi escolhido como melhor skatista do ano 1997 e Rodil Ferrugem venceu os X Games no street. Na época, existiam mais de 1000 pistas de skate no Brasil, segundo levantamento da revista 100% Skate (crescimento de 116% em quatro anos). Em março de 1999, foi fundada em Curitiba a CBSk – Confederação Brasileira de Skate – hyperlink “http://pt.wikipedia.org/wiki/CBSk”, a entidade que regulamenta as normas e políticas voltadas ao desenvolvimento do skate no território brasileiro. Atualmente, são mais de 300 competidores profissionais em atividade no País e mais de 10 mil competidores das categorias de base (Feminino 2, Feminino 1, Infantil, Mirim, Iniciante, Amador 2, Amador 1) e de veteranos (Master, Grand Master e Legends). A média de idade entre os competidores das categorias de base é entre 16 e 17 anos e, em termos de competição, as meninas representam 3 % do contingente.
Fotos: Fábio Campos
OBJETIVOS DO PRORADICALSKATE
Devido ao crescimento e reconhecimento do skate como esporte, pode-se constatar que o mercado local está em constante evolução com relação aos movimentos musicais, culturais e esportivos. O mercado do skate brasiliense, inserindo novos praticantes, músicos, artistas, consumidores e afins, movimentando o turismo e o comércio da cidade, inserindo Brasília no calendário do skate do Centro-Oeste. O intuito é fazer uma troca cultural com a comunidade local, utilizando o skate como ferramenta de inclusão social. A alusão aos monumentos de Brasília, traçados por Oscar Niemeyer, traduzidos em formas de expressões urbanas na customização de todo o evento, seja na comunicação, na ambientação, nos obstáculos, nos graffitis ou em qualquer forma de expressão.
Fotos: Fábio Campos
ESTATÍSTICAS
Segundo pesquisa realizada em setembro de 2006 pela Datafolha, há quase 3.200.000 domicílios brasileiros que possuem pelo menos um morador que tem skate, aproximadamente 6% dos domicílios brasileiros, de acordo com o IBGE. Desse contingente, 8% são do sexo feminino. Segundo o Guia de Pistas da revista 100%, editado em 2006, existem 1024 pistas de skate distribuídas em todos os 27 estados brasileiros, um crescimento de mais de 210% em quatro anos. Também há mais de 130 entidades reguladoras (associações, federações e a confederação) desse esporte no País. O mercado de skate (fabricação de peças, vestuário e calçados com revenda no atacado e no varejo) fatura aproximadamente 250 milhões de reais por ano. Atualmente, algumas empresas estão exportando para outros países como a França, a Alemanha, os Estados Unidos, a Argentina, o Uruguai, o Paraguai, o Chile, a Venezuela e o Japão. Uma informação importante é a de que o Brasil tem a segunda maior indústria mundial, sendo um dos poucos países que produzem peças, vestuário e calçados para essa modalidade esportiva.

O skate está em constante desenvolvimento e com a modalidade seguem também as empresas em atividades no ramo. O esporte, cada vez mais valorizado pelas mídias nacionais e internacionais, caminha para uma abertura do espaço de visualização. Sua marca associada ao desenvolvimento do mercado esportivo, promovendo oportunidades e caminhos para crianças, jovens e adultos de todo o Distrito Federal e Entorno ajuda a reforçar e a agregar valor a sua empresa, social, cultural e esportivo.

“proradicalskate”
Creditos das fotos: Fábio Campos

Nenhum comentário: