Skate Park do Recanto das Emas-DF |
Conseguimos uma grande revolução no skate em Brasília-DF juntos, Fábio Campos, Washington Pereira Pequeno conhecido por (Washington Negão) Tiago Barros e o mestre do skate Maurício Magalhães projetista de rampas de skate e uma lenda do mundo do skate conhecido por todos em Brasília-DF e entorno, depois de conseguir a pista do Recanto das Emas, tarefa muito difícil pois envolveu muitos interesse inclusive políticos, conseguimos quebrar as barreiras e logo as portas começaram a se abrir, conseguimos dinheiro com os deputados para a construção da pista que seria a mais linda do centro oeste, mais eles construíram só a metade da pista e é o que temos até hoje pois bem a partir daí nunca mais paramos e conseguimos juntos com os jovens das outras cidades pistas de skate para todo o Distrito Federal, e as cidades que ainda não tem é porque esta em faze de construção, é de fato uma grande revolução do esporte o segundo mais praticado no brasil. O resto é historia veja.
O projeto social Pró-Radical, no Recanto das Emas-DF, teve início no ano de 2003, em decorrência do potencial cultural e esportiva existente nessa localidade, com as suas várias “tribos”, mas sem espaço para a expressão de sua arte, além da falta de incentivo para a cultura, esporte e lazer.
Nesse sentido, os próprios jovens dessa comunidade se organizaram e passaram a tomar decisões, para suprir a ausência do Estado e as responsabilidades a ele inerentes.O Skate Park do Recanto das Emas é o resultado da mobilização desse segmento jovem da cidade, que concebeu o projeto de construção de um espaço urbano para dinamizar o cotidiano comunitário, destinando um espaço voltado para a prática de esportes radicais e para os eventos culturais.
Skate Park do Recanto das Emas-DF |
Ao atacar essa questão social do desemprego, que também envolve os jovens dessa comunidade, se mostra o projeto atual e participante, em especial, da agenda política do País, em decorrência da visibilidade que cada vez mais ganha espaço no cenário nacional.
Assim, vem crescendo no seio da nossa sociedade o número de associações formada pela juventude, que vem buscando alternativas em movimentos para a participação dos jovens, além de estimulá-los a enfrentar a vida, a partir de alicerces fortes e nos valores pró-ativos. Inúmeras já são as organizações que estimulam as práticas esportivas, como o Skateboard, e que se estruturaram, muitas delas, a partir da cultura musical mais sensível à dinâmica dessa juventude, a exemplo do movimento Hip-Hop.
Skate Park do Recanto das Emas-DF |
Contudo, estas iniciativas não têm sido suficientes. A integração comunitária e a socialização pressupõem também o atendimento de algumas necessidades físicas e biológicas que só se realizam com trabalho e renda. E numa sociedade que não oferece empregos suficientes, quais as alternativas? No nosso entendimento, as alternativas passam pela ampliação da capacidade dos indivíduos de empreender projetos dinâmicos, com dialógos sobre as necessidades e os desejos manifestos pelos diversos segmentos da sociedade. Com essa perspectiva, o segmento esportivo do Skateboard apresenta grandes possibilidades de geração de trabalho e renda para a juventude dessa comunidade.
Skate Park do Recanto das Emas-DF |
Dessa maneira, existindo o apoio técnico para a produção; para a compra de materiais e equipamentos; para a capacitação e apoio político pedagógico, certamente irá esse projeto ser ampliado significativamente, tanto em suas possibilidades de sucesso, como pela confirmação dos números da pesquisa IBOPE, de que os jovens, entre a faixa etária de 12 e 34 anos, praticam ou não esportes radicais. Segundo essa pesquisa, 72% dos jovens estão inseridos na prática de algum esporte, sendo que, outros 92% compram com frequência revistas especializadas e, ainda, que 62% já adquiriram artigos esportivos nos últimos 12 (doze) meses.
Fotos da construção do Skate Park do Recanto das Emas-DF |
"proradicalskate"
Nenhum comentário:
Postar um comentário