quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Trekking

Proximidade com a natureza, pouco investimento e curvas no lugar

Foto Márcio Bortolusso
Andar a pé em matas, florestas ou trilhas geralmente é o primeiro passo para quem quer fazer esportes de aventura. É bom começar com trajetos de curta duração. Com o tempo, vale a pena investir em percursos longos, que duram mais de um dia. O trekking é perfeito para quem deseja proximidade com a natureza e não está a fim de fazer grandes investimentos em equipamentos caros. O esporte está dividido em três categorias:
Curto
Pequenos trajetos e grau de dificuldade normalmente leve, com duração de menos de um dia. 
Travessia
Longos percursos e variados graus de dificuldade, com duração normalmente de mais de um dia. 
Regularidade (enduro)
Para quem gosta de competir, o percurso é predeterminado e desconhecido pelos participantes, e precisa ser realizado no tempo estipulado pelos organizadores.
Saiba mais sobre o Trekking
Principais benefícios
Você trabalha as coxas, glúteos e panturrilhas; ajuda a emagrecer e melhora o fôlego. O colesterol bom (HDL) aumenta e o colesterol ruim (LDL) diminui. Como a caminhada rola no meio do mato, é tiro e queda para diminuir as tensões e ansiedades do dia-a-dia. Seu humor melhora e você ainda ganha um sono tranqüilo.

Equipamento básico

Cantil, roupas confortáveis e leves, além de um calçado já amaciado que permita a respiração da pele e que tenha solado aderente em qualquer tipo de terreno. Os mais prevenidos carregam bastão de caminhada e GPS.

Os melhores points

Chapada Diamantina (BA), dos Veadeiros (GO) e dos Guimarães (MT); Serra dos Órgãos e do Itatiaia (RJ); Ilha do Cardoso e Pico dos Marins (SP); Serra da Bocaina (SP e RJ); Serra do Cipó, da Canastra e do Caraça (MG); Marumbi (PR); Cânions dos Aparados da Serra e da Serra Geral (RS e SC); Lençóis Maranhenses (MA); Serra da Capivara (PI); Fernando de Noronha (PE).

Curiosidade

O termo trek surgiu da língua africâner (do ramo germânico) e significa migrar. Inicialmente tinha uma conotação de sofrimento e resistência física. Difundiu-se pelo mundo graças aos operários holandeses que colonizaram a África do Sul no início do século 19 e que caminhavam longas distâncias para trabalhar.

Para saber mais

Internet:
Federação Paulista de Enduro a Pé e Trekking
http://www.fepep.com.br/

Livro:
Esportes de Aventura ao Seu Alcance, Coleção Entenda e Aprenda, Editora Bei (180 páginas). Bei Trekking, de Athayde Tonhasca Jr, da Editora Turismo Contexto (128 páginas).

Fique atenta: pratique com segurança

Atividades ao ar livre envolvem riscos diversos, que devem ser assumidos pelos próprios praticantes. Recomendamos que você faça um curso antes ou pratique sua atividade acompanhada de profissionais qualificados. E atenção: nós não nos responsabilizamos por quaisquer danos às pessoas que utilizarem as informações contidas neste site como única forma de conhecimento.

"Proradicalskate"
Edição Deise Coelho | Reportagem Fernanda Lupo | Consultor Márcio Bortolusso (Photoverde Produções)

Nenhum comentário: