segunda-feira, 19 de agosto de 2013

ESPORTES RADICAIS – IN LINE

Ao contrário do que muita gente pensa, os patins in line (com as rodinhas alinhadas em um único eixo) surgiram muito antes dos tradicionais de dois eixos, também chamados de “quad” – aqueles com dois pares de rodas paralelas. 

Foi no século XVIII, na Holanda, que nasceram os primeiros in line
, inspirados na patinação no gelo e patenteados anos mais tarde na França, por Monsieur Petitbled.


No Brasil, segundo a Federação Paulista de Hóquei e Patinação, o modelo chegou nos anos 90, virou febre entre os adolescentes e dividiu espaço com o skate, já bastante popular. 
A principal característica que diferenciou os patins inline dos quads foi a ausência do freio dianteiro, considerado mais perigoso na realização de derrapagens e manobras do que a trava acoplada na parte de trás do patim.

No início, os patins in line eram usados unicamente para o lazer, mas pouco a pouco começaram a ser vistos como esporte: obstáculos urbanos como escadas, rampas e corrimões eram o espaço perfeito para saltos e manobras radicais, dando margem para o surgimento da modalidade street, a mais popular entre os praticantes.

A primeira aparição dos patins in line em grandes competições foi nos Jogos Pan-americanos de 1973, apenas como demonstração e só mais tarde, em 1987, passou a fazer parte da programação. Hoje, o número de atletas que praticam ainda não é preciso, já que não existe uma organização formal destinada unicamente aos patins in line.  Mas segundo João Paulo Portes, um dos principais introdutores do esporte no país, “existe uma organização informal que funciona muito bem e que está amadurecendo para se tornar uma federação oficial”.

Principais modalidades do in line:


- Slalom Inline: Consiste em patinar em alta velocidade entre cones estáticos. O atleta deve executar manobras e fazer o percurso no menor tempo possível.

- High Jump: Nada mais nada menos que saltos sobre rodas.- Street: Saltar, correr e fazer manobras tendo a própria cidade como cenário. O atleta interage com elementos urbanos como corrimões, escadarias, telhado, bancos e rampas.

- Vert: São as mesmas manobras do Street, mas realizadas em rampa com formato de “U” (Half Pipe).- Park: Modalidade praticada em pistas especializadas com obstáculos pré-produzidos. Um circuito com rampas, cones e degraus construídos especialmente para a prática da categoria.


Por: redação
Fonte: IG
Foto: divulgação


Nenhum comentário: