quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Norma internacional garante mais segurança no turismo de aventura



No fim de 2014, passou a valer no Brasil a norma internacional ABNT NBR ISO 21101 - Turismo de Aventura – Sistemas de Gestão da Segurança, que melhora a qualidade dos produtos e serviços de toda a cadeia produtiva, desde as empresas que promovem atividades ligadas ao turismo de aventura como as operadoras que oferecem pacotes turísticos e os fornecedores de equipamentos (capacetes, cordas, caiaques, mosquetões), por exemplo.

Os empreendimentos desse setor são de pequeno porte e, na maioria dos casos, surgiram a partir de experiências dos próprios empresários, que transformaram seushobbys (escalada, trilha, rapel) em negócio. A norma internacional foi baseada na norma brasileira ABNT NBR 15.331, pioneira no mundo e que nasceu da necessidade dos empreendedores como forma de minimizar os riscos e oferecer mais segurança nas atividades. Essa foi uma solução tecnológica inovadora para o setor, desenvolvida pelos empresários com o apoio e a orientação do Sebrae e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O Sebrae viabiliza para os donos de pequenos negócios o acesso gratuito a todas as normas brasileiras do setor de Turismo, incluindo as de Turismo de Aventura, no site. Basta clicar em Turismo e informar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa para ler o texto completo das normas. Essa disponibilidade só foi possível graças a uma parceria da ABNT com o Sebrae. A instituição também oferece, por meio de consultorias tecnológicas do programa Sebraetec, capacitação subsidiada em até 80% para aplicação da norma e para a realização das auditorias de certificação.  

Atualmente, 20 empresas do setor do turismo de aventura têm seu Sistema de Gestão da Segurança certificado na norma brasileira e nove estão em processo de certificação. Esses negócios deverão migrar sua certificação para a norma internacional e poderão contar com o apoio do Sebrae para esse processo.

A Daventura Esportes e Turismo, empresa que presta serviços ligados aos segmentos de turismo de aventura, ecoturismo, esportes e treinamento, em Salvador (BA), já apostava em 2010 nesse tipo de certificação. Naquele ano, teve apoio do Sebrae Nacional para se adequar à norma.

“O Sebrae foi o catalisador para as empresas que quiseram se certificar, já em 2010. Hoje, o certificado é um item obrigatório para a nossa área, não apenas um diferencial”, afirma o diretor geral da Daventura Esportes e Turismo, Tiago Valois. Ele cita algumas medidas para melhorar a qualidade nas atividades e a segurança dos clientes: uso de equipamento de proteção individual, camisa com proteção solar, sapatilha para entrar na água, limpeza semanal dos locais onde há atividade, entre outras. Todo ano, a empresa passa por uma auditoria de manutenção da ABNT e, em 2014, renovou a certificação.




Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 3243-7851
(61) 3243-7852
(61) 2104-2768
(61) 2104-2770
imprensa@sebrae.com.br

Nenhum comentário: