quinta-feira, 18 de junho de 2015

Dia Mundial do Skate terá comemoração no Museu da República




Em Brasília, o feriado oficial dos skatistas de todo o mundo ganhará programação diversa com mostra de filmes, projeções, shows, DJs, exposições e recreação, dia 21 de junho
Haverá a tradicional volta na Esplanada, além de estrutura com pista e obstáculos para os praticantes durante todo o evento

Associação de Skate da Capital (ASC) e Mutirão Cultural, duas das maiores referências de arte urbana no Centro-Oeste, apresentam a sexta edição do Dia Mundial do Skate. A data comemorada em mais 32 países do mundo é lembrada como o feriado oficial do skatista, um momento de valorizar e difundir essa cultura. O praticante da modalidade poderá celebrar o esporte em dia com atividades culturais e esportivas gratuitas no Museu da República, na Esplanada dos Ministérios.

Para as comemorações deste ano, o brasiliense vai contar com premier de dois filmes, projeções de vídeos do programa especializado Olho de Peixe, do canal Woohoo, que trará uma seleção especial com filmes dedicados aos skatistas do Distrito Federal. A programação musical fica por conta de nomes como Pedro Martins, Ceilândia G.Funk (projeto novo do rapper Japão - Viela 17), 2DUB, EL Patito Feo, Os Cabeloduro e os DJs  Bilis Negras, Kaká Guimarães, DJ A, DJ L.M, Batidão Sonoro e Alex Vidigal.

Além da pista de skate com vários obstáculos espalhados pela área externa do museu e a mostra de vídeos no auditório 01, haverá também lançamento de uma das principais publicações do skate nacional: o livro da Cold Skateboard, produzido por Heverton Ribeiro, uma exposição fotográfica do livro e uma exposição coletiva com os grandes nomes da fotografia de skate da região: Camilo Neres, Paulo Tavares e Victor Souza.

A já tradicional Volta na Esplanada, em sua sexta edição, deve acontecer em clima de confraternização. Para o presidente da Associação de Skate da Capital, Francisco Pessanha, “as atividades garantem a manutenção da cena skate na cidade. É uma iniciativa colaborativa, já que não há patrocínio para o evento. O importante é promover o esporte em um ambiente democrático”. 

O skate é o segundo esporte mais praticado no Brasil, ficando atrás apenas do futebol. E Brasília é considerada a capital nacional do skate, pois a abundância de espaços abertos e os traços arquitetônicos convidam à prática. A cidade atrai praticantes profissionais do mundo todo, sendo comparada à Barcelona, a Meca do skate mundial.



A data é comemorada desde 2004, promovida inicialmente pela International Association of Skateboard Companies (Iasc) e celebrada em mais de 32 países no mundo. Trata-se de um momento dedicado à pratica e à promoção dessa cultura urbana que tem adeptos em todos os continentes. Em Brasília será a sexta edição e quarta consecutiva, promovida pela Associação de Skate da Capital (ASC) e Mutirão Cultural.

Atrações
Premier dos filmes:

A Tour Cenários, que originou o vídeo de mesmo nome, teve início em agosto de 2014 e contou com a equipe de skatistas profissionais da Freeday Paulo Galera, Marcus Cida, Adelmo Jr., Ricardo Porva, Patrik Mazzuchini e JN Charles. A tour passou pelo Rio de Janeiro, Brasília e cidades do Uruguay e Chile, buscando e mostrando picos conhecidos e desconhecidos para a prática do skate. A grande proposta do vídeo é mostrar a realidade dos cenários por onde os skatistas passaram, trazendo sempre uma experiência diferente. Juntamente com a equipe de atletas, o fotógrafo Heverton Ribeiro e o videomaker Zezeh Luiz, estiveram presentes desde a primeira viagem, registrando todos os momentos.   

Fazendo acontecer - Lehi Leite e Omar Pedro         
https://www.youtube.com/watch?v=c8wQjWOSvY8&feature=youtu.be

Vídeo produzido de forma independente de um dos grandes destaques do skate do Distrito Federal Lehi Leite.     
 
Mostra de Vídeos:

Pico / BSB – 2003 – 
Direção Leonardo Mendonça
Filme de skate mais antigo do DF

Programas Olho de Peixe – Direção Zezé Luiz
Especial Centro Oeste com a presença de Zeze Luiz
www.programaolhodepeixe.com

Simples Cidade, Calixto em Paris – Direção Paulo Tavares

Lançamento de livro:

Cold Skateboard – 2015.
Considerada a mais importante publicação sobre skate no Brasil. Participa o fotógrafo Heverton Ribeiro 

Exposição fotográfica:

Cold Skateboard
Conexão Cold e Centro Oeste
 
Shows:
Bandas: Movini, Judas, Pedro Martins Trio, Ceilândia G.Funk (projeto novo do repper Japão - Viela 17), 2DUB, Marssal, EL Patito Feo e Os Cabeloduro.

DJs:
DJ A, DJ L.M, Batidão Sonoro, Alex Vidigal, Bilis Negras e Kaká Guimarães.

Atividades esportivas:

Pista e obstáculos de Skate
Brincadeiras e sorteios de brindes
Volta de skate na Esplanada
 
Serviço
Dia Mundial do Skate
Museu Nacional da República – Esplanada dos Ministérios
Data: 21 de junho, domingo
Horário: A partir das 14h
Acesso gratuito
Classificação indicativa: livre

Por: redação
Fonte: ASC
Foto: divulgação

Nenhum comentário: