Sendo desenvolvidos e
testados nos últimos 10 anos, o Brakeboard é um conjunto de trucks invertidos para Longboard com um diferencial no mínimo bizarro e
questionável: Frenar
o Skate.
Me espantei ao saber
que existia ao menos um conceito de freio
para Skates sendo
comercializado, me perguntei se realmente era seguro ou viável de se utilizar
em situações cotidianas. Depois de assistir os vídeos e pensar com uma mente
mais aberta, cheguei a conclusão que ele pode sim ser útil em algumas
situações, mas deixemos isso para o final, falemos de como ele funciona.
Vejam a projeção 3D
dos trucks:
Apesar de ser uma
peça complexa, o sistema
de frenagem até
que segue um conceito simples, bem parecido com os freios a tamborvistos
em alguns modelos de carros ou motos, que foram inclusive os inspiradores para
a definição do projeto.
As peças do sistemas
de frenagem são compostas basicamente de alumínio e aço inoxidável, possuindo
um material abrasivo nas extremidades de contato, que sofrem um atrito quando o
pedal é acionado, frenando
as rodas traseiras até o Skate parar.
Vejam um close do
acionamento do pedal:
Na hora que vi este
vídeo pensei: “Se o cara pisar com tudo o Skate trava e ele vai voar!”.
Mas depois pensei
bem, e lembrei que nem sempre usamos o Longboard para descer ladeiras ou correr a
100km/h, pelo contrário, muita gente usa como meio de transporte
em grandes centros urbanos. Eu mesmo uso muito o meu para
ir na padaria, mercado e coisas do tipo, sempre que chega uma esquina ou
aparece um carro, não estou rápido o bastante ou na posição ideal para dar um
Slide e frenar o Long, e convenhamos que não é nada fácil dar um Slide com um
Long que não possua tail, certo?
Pois bem, é ai que
entra o Brakeboard, frenagens
leves em situações que antes a gente utilizava a boa e velha sola to tênis
seriam substituídas por este produto, trazendo mais segurança, conforto e economia de solas de tênis (principalmente os mais caros).
Vejam aqui mais um
vídeo dele em ação em uma movimentada avenida. Imaginem só se o moleque
precisasse frenar com o pé oumandando um Slide…
Viram só como parece
fácil, bastou o garoto retomar a postura que retém o vento e dar uma segurada
no freio que o Skate parou sem problemas e com segurança.
Posso estar sendo
utópico demais, mas sinceramente gostei da ideia e compraria, se eu utilizasse
meu Longboard como meio de transporte diariamente.
Ah, talvez eu comprasse também porque adoro ter skates diferentes! Queria ter todos os Skates do mundo!
Esqueci do mais
importante, o preço, de
acordo com o fabricante:
- Um par de Trucks completo com o sistema
de frenagem (sem as rodas e rolamentos) saem por $ 259,00.
- Um jogo com 4 rodas próprias para se
utilizar nesses Trucks saem por $
79,00.
- Um Longboard completo com Shape, Rodas,
Rolamentos e Trucks sai por $
399,00.
Os preços são bem
salgados, mas pelo trabalho que deve dar para fabricar e o investimento em
licenças de software
Autodesk, maquinário (torno CNC, entre outros) e
matéria prima, parece justo. Pelo menos é o que acredito, pois os caras venderam todos os Trucks,
de acordo com o site do fabricante.
Outro detalhe
interessante sobre este projeto, é que parte do desenvolvimento e toda receita
o processo de produção industrial do produto foi gerada através de financiamento coletivo pelo site Kickstarter,
e não só conseguiu atingir a meta de $35.000,00,
mas conseguiu ultrapassar, chegando aos $
43.336,00.
E vocês, o que
acharam desta ideia? Concordam comigo? Discordam? Comentem ai, queremos saber
sua opinião!
Por:
redação
Fonte: skate
Foto:
divulgação
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