quinta-feira, 30 de julho de 2015

ESCOLINHA E LOJA DE SKATE UNEM JOVENS NA MARÉ





Quem circula pelo conjunto de favelas da Maré vai perceber que o skate é uma verdadeira febre por lá, e o Pontillhão, que fica embaixo do viaduto da Linha Amarela, se firmou como principal point. Hoje existe uma “escolinha” e até uma loja, a Maré Skate Shop, exclusivamente dedicadas à prática. A escolinha é uma iniciativa promovida pelo Coletivo Skate Maré que busca apoiar e desenvolver o skate na comunidade. Segundo Daniel Ribeiro, gerente da loja Maré Skate Shop e voluntário da escolinha, “o skate ocupa e resgata o espaço com força de vontade e iniciativas para melhorar o local”

Pontilhão se firma como point do skate

Que isso!? Verdadeiros bondes de crianças e adolescentes passam voando pela Rua Teixeira Ribeiro, uma das mais conhecidas vias da Maré. Quem circula pelo conjunto de favelas vai perceber que o skate é uma verdadeira febre por lá.

Mas isso não vem de agora, a modalidade já tem uma longa história na comunidade. Antes, os jovens praticavam suas manobras no Brizolão do Parque União ou na quadra do Salsa e Merengue, mas hoje o Pontillhão, que fica embaixo do viaduto da Linha Amarela, se firmou como principal point. O que muitos não sabem é que existe uma “escolinha” e até uma loja, a Maré Skate Shop, exclusivamente dedicadas à prática.

A escolinha é uma iniciativa promovida pelo Coletivo Skate Maré que busca apoiar e desenvolver o skate na comunidade. Além disso, o coletivo também costuma contribuir na promoção de uma série de eventos onde fica a pista. O espaço já foi ocupado com música, arte e, é claro, skate. Segundo Daniel Ribeiro, gerente da loja Maré Skate Shop e voluntário da escolinha, “o skate ocupa e resgata o espaço com força de vontade e iniciativas para melhorar o local”, garante.


Nova e velha guarda se reúnem para praticar

A escolinha reúne todo sábado de manhã skatistas de todas as idades e com diferentes habilidades no Pontilhão. Seis anos atrás, quando a LAMSA (concessionária que administra a Linha Amarela) construiu uma minirrampa lá, os skatistas Marcus Luciano e Alexandre Santos juntaram mais alguns amigos para oferecer aulas de skate, plantando as primeiras sementes que floresceram no melhor espírito “faça você mesmo”.

Alexandre, que anda de skate desde os 13 anos, diz que, para ele, o skate representa “liberdade de expressão, satisfação e alegria.” Hoje, os ex-alunos, além de praticarem suas manobras radicais, ainda se dedicam a ensinar as crianças que estão apenas começando. Lucas, 18 anos, é morador da Baixa do Sapateiro, também na Maré e participa da escolinha desde que tinha 12. Para ele, não tem como imaginar a vida sem skate. Ele não tem dúvidas na hora de afirmar que “o skate só traz felicidade”.
Daniel fala que no início as coisas eram ainda mais difíceis, mas que com a colaboração dos skatistas o local foi sendo aprimorado. “Quando não tinha luz nós colocamos iluminação na rampa, e depois, na quadra”, explica. Ele também cita o trabalho do grupo Maré Longboard, que atua na Nova Holanda como uma alternativa para os jovens da comunidade. “Fica evidente que o skate é capaz de atravessar as barreiras que tradicionalmente impedem circulação de jovens livremente pelo bairro”, conclui.
Jonathan Rosário, conhecido como “Bacteria”, morador da favela McLaren,  às vezes saía de casa com o skate escondido porque sua família não apoiava a ideia. Insistente, ele continuou indo às aulas. “Para mim o skate é muito mais do que um esporte”, assegura. Atualmente a “cria” da escolinha, é monitor do projeto, e pretende se formar como instrutor de skate.

Skate como ferramenta de mobilidade
O uso do skate também vai além do mero lazer. Ele também proporciona mobilidade física e social, além de abrir o acesso à outras localidades.  Os skatistas do Coletivo dão muitos rolés pela cidade inteira, fazem amizades e compartilham experiências, da Barra a Niteroi, passando por Campo Grande e Ilha, Flamengo e Botafogo via Maracanã e Engenho de Dentro.

O sonho de todos é de transformar o Pontilhão em uma pista de alta qualidade, não só para garantir o futuro do skate por lá, mas para inserir a Maré como destino certo no mapa dos skatistas cariocas.

Uma reforma também ajudaria a acabar com as disputas pelo uso da quadra com quem quer jogar futebol, por exemplo. Felizmente, o primeiro passo já foi dado. O Coletivo firmou uma parceria com o Instituto EixoRio, da Prefeitura do Rio, que já se comprometeu a fornecer uma área de chão liso ao lado do rampa.

O rolé apenas começou!

A Escolinha funciona aos sábados das 10h às 12h, no Espaço Pontilhão. A loja Maré Skate Shop fica na Rua Praia de Inhaúma, 39 – Maré.  E no Facebook



Por: redação
Fonte: Viva Favela
Foto: divulgação

sábado, 25 de julho de 2015

UNICEF: Festival Na Real promove atividades de esporte, cultura e música na Brasilândia (SP)

A ideia do evento surgiu em um dos fóruns territoriais da Plataforma dos Centros Urbanos, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Prefeitura de São Paulo e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O festival Na Real – Cultura Jovem na Comunidade, que acontecerá neste sábado (25), vai oferecer diversas atividades de esporte, cultura e música para moradores do bairro Jardim Vista Alegre, na região da Brasilândia, Zona Norte de São Paulo.

A programação do festival conta com atividades de dança, teatro, percussão e grafitagem, além de um concurso de funk que vai premiar os três melhores grupos formados por adolescentes e jovens da região. Eles apresentarão composições sobre os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Durante o evento, também serão oferecidas oficinas de reciclagem, artesanato e trança de cabelo.

O festival tem como objetivo ocupar espaços públicos do bairro com arte, esporte e cultura. A ideia do evento surgiu em um dos fóruns territoriais da Plataforma dos Centros Urbanos, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Prefeitura de São Paulo e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para ajudar a reduzir desigualdades na cidade.

No fórum, realizado em 2014, lideranças locais e moradores também identificaram a necessidade de promoção de mais espaços de diálogo entre os adolescentes e representantes do poder público local. O evento conta com o apoio da subprefeitura da Freguesia do Ó e Brasilândia e do UNICEF.

#igualdade #infância #juventude #esportes 

Por: redação
Fonte: nacoesunidas
Foto: divulgação

sexta-feira, 24 de julho de 2015

O que é o ‘‘Gama Art Day’’?


Um grupo de apaixonados por tatuagem, misturados com mais uma porção de arte urbana, moda, música, dança, graffiti, quadrinhos e fotografia tudo isso em um mesmo local, assim a Gama Art Day esta formada.

O Evento tem como objetivo unir amantes das mais variadas modalidades dentro da cultura alternativa urbana.

Esta Primeira edição do evento, acontecerá no domingo dia 16 de agosto de 2015, das 10h as 22h, na Cidade do Gama com entrada gratuita, idealizado por produtora Ideia Nova e Ps* Fábrica de Imagens, Tem na realização a parceria com a BsB Quad (Associação Esportiva e Cultural Brasília Quad Rugby.

A programação será ampla, ao longo do dia teremos a Realização de um flash Day, com vários tatooadores de nome na cena de Brasilia! Tattoo Flash nada mais é do que aqueles desenhos (flashes) prontos que a gente encontra nas paredes ou no clássico portfólio dos estúdios de tatuagem.

Quem for terá a opção de fazer uma tatuagem flash, entre R$100 e R$400. A experiência do tatooado é à moda antiga: escolher uma opção na “folha” do tatuador sem opção de modificação. A organização é feita por ordem de chegada, então, é melhor chegar cedo pra garantir a sua vaga com o seu tatooador favorito!

Além disto teremos: Feiras de Quadrinhos, Moda Alternativa, Grafitti, Skate, Artesanato Local e muito mais!

Este será Um Evento Beneficente, cujo nesta edição, parte do dinheiro arrecadado será revestido para a BsB Quad (https://youtu.be/Ggusq-bp-Nc) que mantem um time de Rugby em cadeiras de rodas sem apoio governamental no Gama.

Tatuadores confirmados

Baktha Manoel neto
https://www.facebook.com/xmanoelxnetox?fref=ts

Jabá
https://www.facebook.com/carlosmarcelo.jaba?fref=ts

Liwuan
https://instagram.com/liwuan/

Toko
https://www.facebook.com/anderson.toko.3?fref=ts

Diego Mesquita
https://www.facebook.com/diego.bennington.31?fref=ts

Laercio Lk Tattoo


PARCEIROS
BsB Quad Associação Esportiva e Cultural Brasília Quad Rugby
http://www.bsbrugby.com.br/

Gama eu vivo aqui
Crust Bikers

Serviço
Gama Art Day 2015!

Data: Domingo , 16 de agosto de 2015
Local: Galpãozinho
End: ao lado da Rodoviária gama
Hora: das 10 às 22 horas

Flash Day: das 10 às 18 horas
Shows: de 19 às 22 horas

Entrada Franca
Classificação: livre
Acesso para deficientes

Por: Amarildo Adriano
Fonte: Amarildo Adriano
Foto: divulgação

quarta-feira, 8 de julho de 2015

BSBGirls busca APOIO para levar o Brasil à Eslováquia



O grupo BSBGirls (Brasil Styles Breaking), surgido em Brasília em 2003, por iniciativa da bailarina Fabiana Balduina, busca APOIO para representar o Brasil no festival de dança Catch The Flava (pegue seu estilo), em Bratslava, República Eslováquia, Europa, entre 19 e 26/07/2015. Esse encontro de bailarinos/as de várias partes do mundo prevê troca de experiências, demonstração e competição, no estilo livre da ‘dança de rua’.

Mediante PROJETO enviado à organização do festival o BSBGirls, com 10 bailarinas, foi CONVIDADO a participar. Obteve parte do recurso necessário na Secretaria de Cultura/DF. “Mas os gastos com a viagem são superiores ao valor concedido pelo GDF. Por isso pedimos APOIO a quem possa nos ajudar. Em troca oferecemos marketing cultural, nessa e noutras ações do grupo”, disseram Sandra Kelly e Priscila Dayana.

Atualmente o BSBGirls mantém encontros mensais no Setor de Diversões Sul - SDS/CONIC, onde reúne bailarinas do DF e Entorno, para formar e manter seu elenco. “Aqui a cena do breaking é forte. Nosso desafio maior é elevar a participação feminina nesse ambiente predominantemente masculino. Essa ida à Europa facilitará contatos para trazermos grupos de outros países ao encontro de break feminino que realizaremos em Brasília, em outubro de 2015”, informam. Participe!!!


Mais informações(61) 9292.3420, 9292.3662 e bsbgirls@gmail.com



Por: Élton Skartazini
Fonte: Pautas
Foto: divulgação

sábado, 4 de julho de 2015

Como funciona o skate voador inspirado no filme ‘De Volta Para o Futuro 2′

A Lexus lançou um vídeo na última semana que rapidamente se tornou viral, não por acaso: ele mostra um suposto hoverboard, skate voador idealizado no filme “De Volta para o Futuro 2”. Porém, a fabricante de automóveis já deixou claro de que se trata de um produto feito especialmente para uma campanha publicitária, o que deixa a pergunta: será que ele realmente funciona?



A resposta é sim, e não se trata de uma tecnologia nova. O Slide, nome dado ao skate futurista, usa levitação magnética para se manter longe do chão e ainda ser capaz de carregar o peso de uma pessoa.

É o mesmo princípio utilizado, por exemplo, pelos trens ultrarrápidos japoneses e pelo Hendo, outro hoverboard apresentado há cerca de oito meses.

Portanto, primeiro deve-se entender o que é essa tal levitação magnética e, para isso, precisamos lançar mão de um pouco de física. Basicamente, o skate fica suspenso pois está travado em um campo magnético criado por ímãs no chão e reforçado pelo metal supercondutor que traz em seu interior. Assim, ele consegue vencer a gravidade, mas só quando está sobre uma superfície magnética – “detalhe” que a Lexus escondeu no vídeo.



Para operar, o Slide deve ter a sua estrutura metálica interna resfriada a temperaturas baixíssimas, alcançadas com nitrogênio líquido. Daí a “fumaça” que se vê nas imagens, que, na verdade, é a substância se tornando gás novamente devido à temperatura ambiente – para ficar no estado líquido, ela deve ficar a quase -200 graus Celsius. Então, quando o nitrogênio acaba, o skate para de “voar”.


Essa é a principal diferença dele quando comparado com o Hendo, que também levita usando magnetismo. Para criar o seu campo magnético, o protótipo da Lexus usa uma corrente perene graças a um supercondutor, material que não oferece resistência aos elétrons; enquanto o concorrente usava um campo alternado, que requer grande fonte de energia elétrica.

Como fica claro, o grande ponto fraco do Slide, além de nitrogênio líquido para funcionar, é precisar de ruas feitas com ímãs para conseguir se manter levitando. Apesar disso, a promessa é de que se possa ver o skate em pleno funcionamento em breve, em uma pista feita especialmente para o comercial da Lexus.

Pode ser uma decepção para quem inveja o hoverboard de Marty McFly há mais 26 anos, mas, ainda assim, há algo que pode ser comemorado. O design, por exemplo, é muito agradável, com linhas arrojadas sem exagero, além de um corpo compacto e cheio de estilo. É, certamente, o suficiente para deixar fãs de ficção científica ansiosos para a chegada de um similar às prateleiras, em um futuro que parece pouco a pouco estar menos distante.

Por: redação
Fonte: Wired
Foto: divulgação

quinta-feira, 2 de julho de 2015

CARLOS RIBEIRO | ATLETA NIKE SB




Honrando a tradição Brasileira de constantemente alimentar o cenário internacional com skatistas incrivelmente talentosos e promissores, Carlos Ribeiro impressiona com manobras técnicas e precisas, sem falar em suas habilidades ambidestras que fazem muita gente se questionar quando ele está andando de base trocada ou não. 

Nascido em 1991 na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, desde cedo se destacou nos campeonatos locais, fez grandes amizades e conquistou patrocinadores de grande relevância ainda na adolescência, o que lhe garantiu a oportunidade de viajar o mundo e explorar até os picos de Israel. 

Assim que pisou em território Norte-Americano, Carlos Ribeiro chamou a atenção de influentes nomes do mercado e ganhou o merecido destaque em importantes veículos da mídia. Apesar de toda a história vivida e respeito já conquistado, Carlos ainda tem grandes ambições na carreira e atualmente trabalha focado em sua passagem para profissional. Portanto se preparem, pois Carlos Ribeiro ainda tem muita manobra pesada para acertar e encher os brasileiros de orgulho.


 


Por: redação
Fonte: nike
Foto: divulgação