domingo, 10 de janeiro de 2010

A origens da prática do skate no Moinhos de Vento


- Texto enviado por Fernando Tesch

“Muitas pessoas podem não saber, mas o bairro Moinhos de Vento está intrinsecamente ligado à historia do skate em Porto Alegre. Foi no bairro que, na década de 70, surgiram as primeiras turmas de skatistas, com os irmãos Paulo e Ricardo Sefton, Guinha Bugs, Paulo Gatti e também as primeiras lojas especializadas, como a lendária South Shore na Galeria Champs Elisèes e, posteriormente, a Panda&Mônio na Galeria 5ª Avenida Center.

Nessa época, não haviam pistas especializadas para a prática, e os skatistas improvisavam nas lombas e calçadas, procurando reproduzir movimentos e manobras do surf.

Em 1978, a turma de skatistas do bairro mobilizou-se e construiu, em um sítio em Viamão, o Swell Skatepark, realizando, no ano seguinte, o Campeonato Brasileiro, que consagrou o porto-alegrense Chico Preto como o primeiro campeão brasileiro. Nesse mesmo ano, a prefeitura de Porto Alegre inaugurou a pista do Parque Marinha.

Mas esses foram casos isolados, e os locais para a prática permanecem escassos até hoje, forçando muitos skatistas a continuar utilizando as ruas para sua diversão.

A necessidade de criar mais áreas destinadas exclusivamente a essa demanda fez com que alguns clubes da Capital abrissem espaço para o skate, como a Sogipa e o Grêmio Náutico União – que oferecem escolinhas de skate com professor especializado nesse esporte e um constante cuidado com a prática segura.

Com essas ações e um maior interesse da mídia, o esporte ganha mais adeptos a cada dia, e muitos moradores do Moinhos seguem utilizando o skate como plataforma para sua diversão e reivindicam a construção de uma área destinada ao esporte.

Essa iniciativa tem o potencial de mostrar que um projeto bem planejado, desde a qualidade da construção até a posterior administração e desenvolvimento de ações que promovam a sociabilidade, só traz benefícios para a região.”

Nenhum comentário: