quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Recuperação mais rápida do corpo após os exercícios requer cuidados

Especialista indica reidratação imediata com água e sódio, aplicação de gelo nos músculos afetados e que tenha zelo ao fazer os alongamentos


O crescimento incrível do número de adeptos de caminhada e corrida principalmente nas duas últimas décadas é o sinal mais evidente da valorização da prática de atividades físicas até como fenômeno social. Acompanhando este movimento, os conhecimentos científicos voltados para o esporte tiveram um impulso muito significativo.

O resultado é que a ciência do treinamento esportivo se desenvolveu de forma fantástica. Hoje, qualquer corredor pode se beneficiar de muitas informações para implementar um programa de treinamento individualizado, contando inclusive com acessorias esportivas especializadas.
O crescimento do número de participantes de corridas de rua, inclusive em provas mais longas, como meia maratona e maratona, refletem como o treinamento esportivo evoluiu. Vale lembrar que, até pouco tempo, correr uma maratona parecia ser um desafio para o limite do corpo.

Entretanto, se a ciência do treino evoluiu dessa forma e com tanta velocidade, o mesmo não podemos dizer de uma área do conhecimento chamada de ciência da recuperação. A verdade é que se existe praticamente um consenso sobre treinamento, existe uma enorme controvérsia sobre recuperação. Aprendemos muito sobre como treinar e pouco sobre como recuperar!
A recuperação é uma ciência cujos conceitos talvez não sejam ainda consensuais. Entretanto, o conhecimento científico já proporciona o entendimento de processos que ocorrem durante a recuperação que podem ajudar muito aquele corredor que terminou uma prova e quer o mais rápido possível se recuperar do impacto do esforço realizado, inclusive para poder estar “inteiro” para treinar novamente.

- Se reidratar o mais rápido possível, valorizando principalmente a reposição de água e sódio. Após treinos ou provas mais longas repor durante os primeiros 30 minutos de recuperação 1 g/kg de peso de carboidrato e 0,25 g/kg de peso de proteína.

- Não alongar os músculos mais solicitados imediatamente após a corrida, neste momento os mesmos estão acometidos de micro-traumas e o alongamento não trará benefício algum.
- Se a prova foi exaustiva e existe o prenúncio de dor no dia seguinte, aplicar gelo durante 15 a 20 minutos o mais rápido possível. Este procedimento irá atenuar significativamente a dor muscular tardia e acelerar a recuperação.


Por: redação
Fonte: EuAtleta
Foto:  divulgação
Proradicalskate

Nenhum comentário: