sábado, 27 de dezembro de 2014

5 destinos quase desconhecidos no Brasil


Foz do Iguaçu, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis. Esses são alguns dos lugares que mais atraem turistas no Brasil. No entanto, você já parou para pensar que, além desses, há uma série de outros destinos que oferecem verdadeiras belezas naturais ainda pouco conhecidas no Brasil?
Pois é, para entender por quê o nosso país é muito mais que imaginamos, que tal ver a seleção que fizemos com 5 destinos pouco tradicionais (mas encantadores!) e, quem sabe, já se programar para a sua próxima viagem? Confira e inspire-se!

ABISMO ANHUMAS


Considerada a caverna mais profunda do mundo, o Abismo Anhumas fica a 23 km de Bonito, no Mato Grosso do Sul, e é um enorme buraco que, para ter acesso, é preciso realizar um rapel em uma descida vertical de 72 metros.
Ao chegar no fundo da caverna, muitas pessoas que já visitaram o local dizem ser possível sentir uma presença enorme de Deus em um lugar onde o homem torna-se insignificante. Para que o passeio fique completo, uma dica é realizar o mergulho nas profundas águas da silenciosa caverna.

ALTER DO CHÃO


Às margens do rio Tapajós, no oeste do Pará, está localizado um dos lugares mais lindos do Brasil: Alter do Chão. Não à toa, o local de águas e paisagem incríveis é conhecido como sendo o “Caribe Amazônico”.
A praia de areia branca, águas cristalinas e contornada pela floresta abundante, é o lugar ideal para conhecer entre os meses de julho e janeiro, quando chove menos na região. Ah, detalhe! Quando visitar Alter do Chão, não deixe de apreciar o pôr do sol. É imperdível!

GRUTA DO MAQUINÉ


Situada no município de Cordisburgo, em Minas Gerais, a Gruta do Maquiné oferece ao visitante uma viagem pelas belezas de um verdadeiro palácio repleto de estalagmites e estalactites.
Desvendada em 1825, pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, a enorme gruta tem, aproximadamente, 400 metros de extensão e conta com salões e galerias que despertam a imaginação do turista. O Salão do Urso, por exemplo, tem um amplo cogumelo que aparenta o formato da explosão de uma bomba atômica.

MONTE RORAIMA


Na fronteira entre o Brasil, Venezuela e Guiana está situado o Monte Roraima (imagem acima). No formato de mesa, o monte de 15 quilômetros de comprimento tem seu topo cheio de vales e formações rochosas esculturais, cachoeiras, rios, fauna e flora próprias.
Para acessá-lo, é preciso atravessar a fronteira com a Venezuela e, a partir daí, curtir a incrível vista das montanhas que chegam a 2.700 metros de altitude e das florestas e savanas que rodeiam o Monte Roraima.

PARQUE DA CACHOEIRA



Localizado no município de São Francisco de Paula, a 25 km de Gramado, o Parque da Cachoeira é o lugar perfeito para quem curte acampar, afinal, o parque possui uma área própria de camping com muita sombra feita pela enorme vegetação de pinheiros. Ao visitante, cabe levar sua barraca e muita disposição pra curtir esse lindo local.

Com trilhas, quatro cachoeiras e piscinas naturais formadas pelas águas do rio Cará, o local ainda oferece opções radicais para os mais aventureiros: rapel, escalada, tirolesa e o pêndulo (preso a um cabo, a pessoa salta de uma ponte de 15 m de altura). Vale a pena, não?

Fonte: guia de tusrismo
Foto: divulgação

Dicas de segurança para a prática do slackline



O slackline é uma das atividades físicas que mais está na moda ultimamente, já que além dos benefícios para a mente e para o corpo, ela proporciona uma experiência gratificante e saudável. Porém, como qualquer outro esporte, é preciso ter em mãos bons equipamentos para garantir todo o prazer e segurança ao seu praticante. Veja algumas dicas para você aproveitar apenas o melhor do slackline!

ONDE INSTALAR SEU EQUIPAMENTO


No momento de praticar o Slackline, prefira os locais abertos. Além de ser mais agradável, você está em maior segurança – evitando colocá-lo em colunas que não estejam bem fixas. Para isso, escolha árvores frutíferas e de coloração mais escuras (elas costumam ser mais resistentes). Usando o protetor de árvore (ou tree wear), você não danifica o caule.
Se o caule da árvore estiver deteriorado ou as raízes não forem muito profundas, escolha outra. O mesmo deve acontecer se ela envergar no momento que você começar a fazer o esporte, pois isso pode indicar que ela não aguentará toda a força sobre ela. Se houver um afunilamento no local onde a fita é instalada, não utilize mais esta árvore. Se o terreno for arenoso, será necessário a instalação de uma ancoragem especial e profissional.

SISTEMAS DE SEGURANÇA


Um dos sistemas de segurança utilizados pelos praticantes do slackline é a utilização de um back-up. Nele, a proteção é feita por uma peça de ferro a mais e uma corda resistente amarrada na árvore. Para garantir que a corda seja segura, o ideal é que ela não fique muito esticada, tendo uma folga entre a peça de ferro e a árvore, trazendo mais segurança para a prática do esporte. O outro sistema é o travamento da catraca (que acontece naturalmente durante a ação, desde que esteja bem instalada).
Dê preferência também pelas cordas de escalada com no mínimo 12 mm de diâmetro, porque as outras podem não ser resistentes o bastante para a prática desse esporte – que causa um grande impacto no back-up ou outro sistema de travamento. Verifique periodicamente se não possui nenhum rasgo ou dano na sua fita. Ela deve estar sempre inteira e em bom estado para que você possa se divertir com o Slackline sem nenhum problema!
Fonte: decathlon
Foto: divulgação

domingo, 21 de dezembro de 2014

7 benefícios do skate para o seu corpo


Todas as atividades físicas trazem melhorias nítidas na rotina e, principalmente, no funcionamento do corpo. Habilidades adquiridas, queima de calorias e as próprias experiências e vivências agem diretamente para ampliar a qualidade de vida e causar um impacto positivo em todas as facetas da vida. Não é diferente no caso dos skates, que expandem seus benefícios às crianças e até mesmo aos idosos.
PERNAS
As pernas são a principal área trabalhada no skate. Vem delas a energia que impulsiona a prancha e possibilita a velocidade e as manobras. Tanto a perna que faz as remadas quanto a que fica apoiada são exercitadas com uma simples andada. As manobras, por sua vez, exigem mais dos músculos da coxa e panturrilha. A prática do skate gera rapidamente resultados para quem busca trabalhar mais essas partes do corpo.
CALORIAS
O gasto energético do skate proporciona também uma boa queima de calorias. Isso beneficia principalmente quem deseja se manter em forma e eliminar algumas gorduras, ao mesmo tempo que trabalha a musculatura. Por trazer um trabalho aeróbico, o skate também ocasiona em melhora cardiovascular e respiratória.
FLEXIBILIDADE
As manobras mais arriscadas e até mesmo uma simples curva exigem do skatista uma certa flexibilidade. Para conseguir andar com a prancha, seja em rampas, pistas ou até mesmo em um solo mais plano, é necessário que a pessoa alongue certas áreas do corpo como pernas, abdômen e tronco. Assim, além de conseguir alcançar seus objetivos, o atleta também ganha em qualidade de vida.
EQUILÍBRIO
É uma das primeiras habilidades que devem ser aprendidas pelos praticantes, afinal, trata-se de uma maneira de se deslocar usando somente uma superfície plana apoiada sobre as quatro rodas. Já nas primeiras remadas o equilíbrio e a consciência corporal são trabalhadas, sendo necessário balancear o peso e saber se manter firme e em pé. Essa habilidade se reflete diretamente em outras atividades e, principalmente, na noção espacial de jovens e adultos.
REFLEXO
O raciocínio rápido, consciência espacial e, principalmente, a rapidez de raciocínio em diversas situações são os pontos fortes do skateboard. Afinal, rapidez é necessária para reagir a tempo de não cair, se machucar ou até mesmo desviar de objetos nas ruas e calçadas das cidades. A prática, como em todos os casos, leva à perfeição e a melhora é progressiva.
COORDENAÇÃO MOTORA
A coordenação motora é uma das características que envolvem tanto o corpo quanto a mente dos skatistas. Isso porque é necessário conciliar braços, pernas e tronco em um movimento completo para se equilibrar ao mesmo tempo em que faz curvas e manobras. As manobras, aliás, exigem mais ainda dessa habilidade, na contração de partes do corpo e agilidade em outras. Além disso, o atleta também melhora as respostas motoras com as duas pernas e braços, principalmente em situações inesperadas.
CULTURA DO SKATE
Ele trabalha a sociabilização de seus praticantes, principalmente a integração e interação. Fazer novos amigos e se inserir nessa cultura são os maiores benefícios da prática, que inclui todo um estilo de vida. Músicas, roupas, filmes e livros tratam do esporte que surgiu nos Estados Unidos nos anos 1960, com os surfistas da Califórnia nos Estados Unidos. Andar de skate torna-se, então, mais do que um passatempo e expande os horizontes de quem entra nesse mundo.
Fonte: decathlon
Foto: divulgação

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Brasileira Karen Jonz é tetracampeã mundial no skate vertical: "É tetraaa"

Paulista de 29 anos usou as redes sociais pra comemorar o título e aproveitou para mandar mensagem de apoio para o surfista Gabriel Medina, que compete no Havaí




A brasileira Karen Jonz é tetracampeã mundial de skate vertical. A loira de 29 anos teve a confirmação do seu quarto título mundial nesta quarta-feira, 17, quando acessou o ranking da World Cup Skateboarding e constatou que assumiu o primeiro lugar, levando a melhor sobre a japonesa Kisa Nakamura e a australiana Poppy Olsen. A santista, que começou a praticar o esporte apenas com 16 anos, também "ataca" de estilista, cantora, designer e escritora. 
- Acabei de receber o ranking mundial de skate vertical feminino. E olha quem ganhou? Tetracampeãoooo. É tetra. Chupa futebollll. Vai Medina - brincou Karen, que comemorou o título ao lado da família e do namorado, Lucas Silveira, vocalista da banda Fresno.

Karen faturou o título também em 2005, 2008 e no ano passado. Ela foi medalhista de ouro nos X Games 2008 e prata em 2009. Natural de Santos, no litoral paulista, Karen trocou as pranchas de surfe pelo skate quando mudou-se para Santo André, no interior do estado de São Paulo. Além dela, o Brasil também teve outros atletas no topo do ranking mundial. 

No street, Kelvin Hoefler bateu o americano Greg Lutzka. No vertical, Sandro Dias foi o segundo do ranking, atrás do americano Kimmy Wilkins. No street feminino, dobradinha do Brasil com o primeiro lugar do ranking para Pamela Rosa e o segundo para a musa Leticia Bufoni.


Fonte: globoesporte
Foto: divulgação

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Skate e Educação Histórias sobre como o esporte ajuda a mudar vidas



O skatista Oliver Percovich, nascido e criado em Papuá Nova Guiné, acredita tanto no seu esporte que acha que ele tem o poder de transformar a realidade de um lugar. Por isso, ele se mudou para o Afeganistão e montou o Skateistanum projeto que usa o skate para ajudar crianças afegãs a construir novas visões de mundo, enxergar oportunidades e entender o potencial de mudança que existe dentro delas.

O objetivo dele era trabalhar principalmente com crianças de rua, mas as portas do projeto estavam abertas para meninos e meninas de qualquer etnia, religião e situação social. Hoje, seis anos após a implantação do projeto, a escola tem cerca de 400 alunos e ensina muito mais que o esporte. As crianças têm acesso a aulas e workshops sobre temas variados e um plano de educacional ajuda a reinserir crianças refugiadas no ambiente escolar.

O que Oliver não esperava quando começou é que o Skateistan iria atrair tanto a atenção das meninas. Cerca de 40% dos novos skatistas treinados por ele são garotas. Um dado animador em um país onde as mulheres enfrentam restrições gravíssimas e num esporte que é de domínio masculino até mesmo no ocidente.

Para receber as meninas, uma nova pista teve que ser construída para que elas pudessem treinar longe dos garotos e novos projetos educacionais foram pensados exclusivamente para atender as necessidades delas. A iniciativa deu tão certo que acabou sendo exportada para o Camboja.

Por: redação
Fonte: papodehomem
Foto: divulgação

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

As melhores pistas de skate do Brasil

Rampas, corrimões e obstáculos: confira os 7 melhores skate parks espalhados pelo país
Se você é um adepto das manobras sobre a tábua com rodinhas, sinta-se um privilegiado. Com a popularização do esporte, existem mais de 1.000 skate parks espalhados de Norte a Sul do Brasil.



E esse número tem tudo para crescer cada vez mais: atualmente, existem mais de 300 competidores profissionais filiados à Confederação Brasileira de Skate e aproximadamente 10 mil jovens iniciando nas categorias de base.

Com toda essa expansão do esporte no cenário nacional vieram grandes skate parks para a alegria dos praticantes em todo o país. Confira as 7 melhores pistas de skate do Brasil:

# IAPI PRAÇA FREDERICO BALLVÊ (PORTO ALEGRE - RS)
A pista pública mais tradicional de Porto Alegre foi uma das primeiras pistas do Brasil e já realizou eventos como o circuito Gaúcho Amador de Street Skate, em 2012. Uma reforma feita recentemente rendeu melhorias ao skate park gaúcho, além de novos obstáculos para os praticantes. Feita de concreto, possui rampas, palcos, escadarias com corrimão, entre outros obstáculos.

# SKATE PARK DO COCÓ (FORTALEZA - CE)
Famosa por ser um skate park de ótima estrutura, a pista tem uma área de 1.200m2, a pista é completa. Feita de concreto com acabamento em granilite, já recebeu grandes eventos como o Ceará World Cup 2012, além de grandes nomes do esporte como Carlos Andrade, Rodil Ferrugem, Gugu Ramos e Kelvin Hoelfer.

# PISTA NOVA ZOO (BELO HORIZONTE - MG)
O segundo skate park mais antigo de BH é uma pista pública feita de concreto. Recentemente, ganhou uma reforma que renovou a pista: com bowl, coping, escadas, corrimões, rampas e outros obstáculos, a Nova Zoo oferece um mix de estilos, além de proporcionar maior segurança aos skaters.

# PISTA PARQUE DA CIDADE (JOINVILLE - SC)
A maior cidade catarinense também tem um skate park de respeito. Criada em 2011 através da parceria entre os skatistas e a prefeitura da cidade, a pista é uma das mais novas do Brasil. O skate park de Joinville tem rampas, corrimões, escadas e diversos obstáculos que desafiam o skater.

# PISTA PRAÇA DOROTHY STANG (BELÉM - PA)
Inaugurado em 2012, o skate park paraense foi projetado pelo skatista Joélcio Batman e já recebeu alguns importantes eventos. A pista oferece uma estrutura completa ao skater: com half pipe, corrimão, transfer de retas e caixotes, desafios não faltam para os praticantes.

# PISTA DE BOIÇUCANGA (SÃO SEBASTIÃO - SP)
Localizada no litoral Norte de São Paulo, a pista pública de Boiçucanga foi inaugurada em 2008, projetada e construída pela Flyramp Skateparks, empresa especializada na construção de skate parks. Cheia de obstáculos de street integrados a um banks, o skatista privilegiado pode praticar suas manobras com uma vista incrível, de frente para o mar.

# SKATE PARK JORGE LUIZ SOUZA MADUREIRA (RIO DE JANEIRO)
A pista de 3.850 m2 foi inaugurada em 2012 e é a segunda maior do país. Ganhou o nome em homenagem a um dos pioneiros do skate carioca, o skatista mais conhecido como “Tatu”. O Tatu Skate Park é uma das pistas mais modernas e completas do país: com banks, um bowl, uma mini ladeira para downhill e um circuito para o estilo street com corrimões, escadas e obstáculos variados, o que não falta para os skatistas são desafios.

# PARQUE DA JUVENTUDE (SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP)
Inaugurada nos anos 80 (1982), a pista de SBC é considerada o maior e melhor skate park público do Brasil. Já recebeu grandes eventos como o Campeonato Brasileiro de Street Amador em 2012 além de revelar um dos melhores skaters do mundo: foi no Parque da Juventude que Sandro Dias, o Mineirinho, começou a despontar para o esporte.


Por: redação
Fonte: área H
Foto: divulgação
Proradicalskate

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

X Games Austin 2015 anuncia data e duas novas modalidades de skate, BMX e FMX


Na última quinta-feira (11/12), os X Games anunciaram a data do evento em Austin no ano que vem. Chase Hawk, atleta local de BMX e medalhista dos X Games, é quem fez o anuncio. 
Depois da estreia dos X Games em Austin este ano, o evento retorna para a cidade Texas entre os dias 4 e 7 de junho de 2015. Os ingressos começam a ser vendidos em 23 de janeiro. 
Além disso, Chase Hawk também anunciou que duas novas modalidades farão parte dos X Games em Austin: o Moto X QuarterPipe e o Big Air Doubles. No Moto X QuarterPipe, os pilotos de freestyle tentarão uma manobra no quarter. Já no Big Air Double, um atleta de skate e um atleta de BMX se juntarão para competir juntos. 
Mas, antes de Austin, há a parada de inverno dos X Games em Aspen, Colorado. Entre os dias 22 e 25 de janeiro, os melhores atletas de neve disputarão as cobiçadas medalhas dos esportes de ação. 

Por: redação
Fonte: espn
Foto: divulgação

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Conor McGregor sobre fãs do Brasil: "Eles queriam me matar, e eu a eles"


Irlandês relembra bate-papo tenso com os fãs no Rio de Janeiro e diz que gostou do clima de guerra, por ver nele a paixão dos brasileiros pelo esporte


O bate-papo com os fãs acontecido antes da pesagem do UFC Rio 5, em que José Aldo venceu Chad Mendes pela segunda vez, mantendo o cinturão dos pesos-penas do UFC, ainda rende lembranças para o irlandês Conor McGregor. Convidado pela organização para interagir com os cariocas, McGregor recebeu uma série de insultos que, a princípio, parecia que desagradariam o lutador. Mas o falastrão irlandês, ao contrário do que se imaginava, disse não se incomodar com o que viu e ouviu na capital fluminense, e garantiu que se algum lutador brasileiro fosse a um evento semelhante na Irlanda, seria tratado da mesma forma.
- Eu gostei daquela experiência no Rio de Janeiro. As coisas são assim mesmo. Paixão é assim, e eles são apaixonados por esse esporte. Senti que eles queriam me matar tanto eu queria matá-los. A paixão é o que guia o esporte. Li que algumas pessoas me acharam desrespeitoso, mas não fui lá para desrespeitar as pessoas. Eu gostei do que aconteceu, porque o jogo é esse. Os fãs brasileiros amam seus lutadores. Se fosse na Irlanda, seria a mesma coisa, só que a meu favor. Paixão é paixão, e não há razão nenhuma para tentar interrompê-la. Eu respeito todo mundo, mas traço meu próprio caminho. Nesse jogo só há espaço para um, e esse "um" sou eu.

 

Por: redação
Fonte: facebook.com
Foto: divulgação
Proradicalskate