quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Skate e Educação Histórias sobre como o esporte ajuda a mudar vidas



O skatista Oliver Percovich, nascido e criado em Papuá Nova Guiné, acredita tanto no seu esporte que acha que ele tem o poder de transformar a realidade de um lugar. Por isso, ele se mudou para o Afeganistão e montou o Skateistanum projeto que usa o skate para ajudar crianças afegãs a construir novas visões de mundo, enxergar oportunidades e entender o potencial de mudança que existe dentro delas.

O objetivo dele era trabalhar principalmente com crianças de rua, mas as portas do projeto estavam abertas para meninos e meninas de qualquer etnia, religião e situação social. Hoje, seis anos após a implantação do projeto, a escola tem cerca de 400 alunos e ensina muito mais que o esporte. As crianças têm acesso a aulas e workshops sobre temas variados e um plano de educacional ajuda a reinserir crianças refugiadas no ambiente escolar.

O que Oliver não esperava quando começou é que o Skateistan iria atrair tanto a atenção das meninas. Cerca de 40% dos novos skatistas treinados por ele são garotas. Um dado animador em um país onde as mulheres enfrentam restrições gravíssimas e num esporte que é de domínio masculino até mesmo no ocidente.

Para receber as meninas, uma nova pista teve que ser construída para que elas pudessem treinar longe dos garotos e novos projetos educacionais foram pensados exclusivamente para atender as necessidades delas. A iniciativa deu tão certo que acabou sendo exportada para o Camboja.

Por: redação
Fonte: papodehomem
Foto: divulgação

Nenhum comentário: