domingo, 21 de dezembro de 2014

7 benefícios do skate para o seu corpo


Todas as atividades físicas trazem melhorias nítidas na rotina e, principalmente, no funcionamento do corpo. Habilidades adquiridas, queima de calorias e as próprias experiências e vivências agem diretamente para ampliar a qualidade de vida e causar um impacto positivo em todas as facetas da vida. Não é diferente no caso dos skates, que expandem seus benefícios às crianças e até mesmo aos idosos.
PERNAS
As pernas são a principal área trabalhada no skate. Vem delas a energia que impulsiona a prancha e possibilita a velocidade e as manobras. Tanto a perna que faz as remadas quanto a que fica apoiada são exercitadas com uma simples andada. As manobras, por sua vez, exigem mais dos músculos da coxa e panturrilha. A prática do skate gera rapidamente resultados para quem busca trabalhar mais essas partes do corpo.
CALORIAS
O gasto energético do skate proporciona também uma boa queima de calorias. Isso beneficia principalmente quem deseja se manter em forma e eliminar algumas gorduras, ao mesmo tempo que trabalha a musculatura. Por trazer um trabalho aeróbico, o skate também ocasiona em melhora cardiovascular e respiratória.
FLEXIBILIDADE
As manobras mais arriscadas e até mesmo uma simples curva exigem do skatista uma certa flexibilidade. Para conseguir andar com a prancha, seja em rampas, pistas ou até mesmo em um solo mais plano, é necessário que a pessoa alongue certas áreas do corpo como pernas, abdômen e tronco. Assim, além de conseguir alcançar seus objetivos, o atleta também ganha em qualidade de vida.
EQUILÍBRIO
É uma das primeiras habilidades que devem ser aprendidas pelos praticantes, afinal, trata-se de uma maneira de se deslocar usando somente uma superfície plana apoiada sobre as quatro rodas. Já nas primeiras remadas o equilíbrio e a consciência corporal são trabalhadas, sendo necessário balancear o peso e saber se manter firme e em pé. Essa habilidade se reflete diretamente em outras atividades e, principalmente, na noção espacial de jovens e adultos.
REFLEXO
O raciocínio rápido, consciência espacial e, principalmente, a rapidez de raciocínio em diversas situações são os pontos fortes do skateboard. Afinal, rapidez é necessária para reagir a tempo de não cair, se machucar ou até mesmo desviar de objetos nas ruas e calçadas das cidades. A prática, como em todos os casos, leva à perfeição e a melhora é progressiva.
COORDENAÇÃO MOTORA
A coordenação motora é uma das características que envolvem tanto o corpo quanto a mente dos skatistas. Isso porque é necessário conciliar braços, pernas e tronco em um movimento completo para se equilibrar ao mesmo tempo em que faz curvas e manobras. As manobras, aliás, exigem mais ainda dessa habilidade, na contração de partes do corpo e agilidade em outras. Além disso, o atleta também melhora as respostas motoras com as duas pernas e braços, principalmente em situações inesperadas.
CULTURA DO SKATE
Ele trabalha a sociabilização de seus praticantes, principalmente a integração e interação. Fazer novos amigos e se inserir nessa cultura são os maiores benefícios da prática, que inclui todo um estilo de vida. Músicas, roupas, filmes e livros tratam do esporte que surgiu nos Estados Unidos nos anos 1960, com os surfistas da Califórnia nos Estados Unidos. Andar de skate torna-se, então, mais do que um passatempo e expande os horizontes de quem entra nesse mundo.
Fonte: decathlon
Foto: divulgação

Nenhum comentário: