terça-feira, 5 de maio de 2015

Sem instalações adequadas, skatistas do DF utilizam as ruas para praticar o esporte

Por falta de ranking, atletas do skate do DF, não podem recorrer aos programas de governo



Sem espaço apropriado para o exercício da modalidade e sem calendário de eventos para fazer um ranking, skatistas do Distrito Federal não conseguem participar de programas do governo e utilizam as ruas para praticar o esporte. 
De acordo com o presidente da Federação de Skate do DF, Warleiton Dias, 36, atualmente o esporte carece de dois elementos fundamentais, estrutura e calendário. Segundo ele, faltam aparelhos públicos voltados para a modalidade.

— Brasília, o Plano Piloto, não possui uma pista de skate.  No Plano Piloto se pratica o street, que é andar nas ruas, corrimãos e escadarias, em locais como o Setor Bancário Sul, apesar de algumas barreiras que foram criadas para evitar a prática do skate no lugar. O Skate Plaza acomodaria a primeira pista com estrutura apropriada aqui no Plano, no Parque da Cidade.
Warleiton explica que o projeto do Skate Plaza foi apresentado no final do governo Agnelo, que se disponibilizou a dar encaminhamento à proposta.

— Esse projeto foi encubado na Sedhab (Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação), ele foi desenvolvido lá, então é um projeto que de uma forma ou de outra já está dentro do governo. 

Segundo ele já existe uma aproximação da Federação de Skate com representantes do atual governo para tratar das demandas dos skatistas do DF.

— Para a próxima semana já temos uma agenda com a secretária de Esportes, Leila Barros, para começar o diálogo. Uma das demandas é exatamente a reconstrução da pista que estava localizada na Praça do Di, em Taguatinga, que foi destruída no ano passado  com a promessa de uma nova instalação, mas até hoje nada saiu do papel.

Ainda segundo o presidente da Federação de skate, atualmente existem aproximadamente, 25 pistas de skate no DF. Entretanto, 70% delas, não são adequadas para a prática do esporte, o que inviabiliza a realização de campeonatos profissionais e impossibilita a criação de um calendário de eventos que possibilite que os atletas estejam em um ranking. Assim mesmo, o DF tem formado atletas profissionais na modalidade.

— Mesmo com todas essas dificuldades, o skate do DF, ainda consegue uma “certa” projeção e ainda produz talentos. Entendemos que o momento é de aperto econômico, mas estamos em cima. Já fizemos contato com a administração de Taguatinga. Agora é traçar novos diálogos. 
A Sedhab foi procurada para mais informações sobre o andamento do projeto Skate Plaza, mas informou que com a transição do governo, ainda não pode avaliar o projeto. 
Veja a lista dos principais skateparques do DF:
Estrutural 
Local: Escola Pública
Adicional: Iluminação Pública
Piso: Granitina
Data da Fundação: 2010
Núcleo Bandeirante
Local: Praça Central Padre Roque
Adicional: Iluminação Pública
Piso: Granitina
Data da Fundação: 2008
Gama 
Local: Setor norte - frente ao Detran
Adicional: Iluminação Pública
Piso: Granitina
Data da Fundação: 2011
Candangolândia
Local: Praça do Bosque
Adicional: Iluminação Pública
Piso: Cimento Queimado
Data da Fundação: 2006
São Sebastião
Local: Avenida Bartolomeu, Quadra 02.
Em frente a Delegacia
Adicional: Iluminação Pública
Piso: Granitina
Data da Fundação: 2008
Santa Maria
Local: Próximo a Praça Central
Piso: Granitina
Data da Fundação: 2011
Ceilândia Centro
Local: Praça do Eucalipto Ceilândia Norte
Adicional: Iluminação Pública
Piso: Granitina
Data da Fundação: 2005
Guará
Local: Área especial do CAVE
Piso: Cimento Queimado
Data da Fundação: 2009
Riacho Fundo 
Local: Área Central
Piso: Cimento Queimado
Data da Fundação: 2009
Outras localidades também contam com instalações que podem ser utilizadas: Taquari, Águas Claras, Areal, Planaltina, Samambaia, Recanto das Emas, Cruzeiro/Octogonal, Taguaparque, Paranoá e Sobradinho I e II. 

Por: redação
Fonte:  Luciano Costa, estagiário do R7
Foto: divulgação

Nenhum comentário: