sexta-feira, 15 de maio de 2015

Prática do slackline com segurança

O slackline é uma das atividades físicas que mais está na moda ultimamente, já que além dos benefícios para a mente e para o corpo, ela proporciona uma experiência gratificante e saudável. Porém, como qualquer outro esporte, é preciso ter em mãos bons equipamentos para garantir todo o prazer e segurança ao seu praticante. Veja algumas dicas para você aproveitar apenas o melhor do slackline!

ONDE INSTALAR SEU EQUIPAMENTO


No momento de praticar o Slackline, prefira os locais abertos. Além de ser mais agradável, você está em maior segurança – evitando colocá-lo em colunas que não estejam bem fixas. Para isso, escolha árvores frutíferas e de coloração mais escuras (elas costumam ser mais resistentes). Usando o protetor de árvore (ou tree wear), você não danifica o caule.
Se o caule da árvore estiver deteriorado ou as raízes não forem muito profundas, escolha outra. O mesmo deve acontecer se ela envergar no momento que você começar a fazer o esporte, pois isso pode indicar que ela não aguentará toda a força sobre ela. Se houver um afunilamento no local onde a fita é instalada, não utilize mais esta árvore. Se o terreno for arenoso, será necessário a instalação de uma ancoragem especial e profissional.


SISTEMAS DE SEGURANÇA

Um dos sistemas de segurança utilizados pelos praticantes do slackline é a utilização de um back-up. Nele, a proteção é feita por uma peça de ferro a mais e uma corda resistente amarrada na árvore. Para garantir que a corda seja segura, o ideal é que ela não fique muito esticada, tendo uma folga entre a peça de ferro e a árvore, trazendo mais segurança para a prática do esporte. O outro sistema é o travamento da catraca (que acontece naturalmente durante a ação, desde que esteja bem instalada).
Dê preferência também pelas cordas de escalada com no mínimo 12 mm de diâmetro, porque as outras podem não ser resistentes o bastante para a prática desse esporte – que causa um grande impacto no back-up ou outro sistema de travamento. Verifique periodicamente se não possui nenhum rasgo ou dano na sua fita. Ela deve estar sempre inteira e em bom estado para que você possa se divertir com o Slackline sem nenhum problema!
Por: redação
Fonte: dechatlon
Foto: divulgação

Nenhum comentário: