sábado, 25 de junho de 2011

PREPARAÇÃO ALIMENTAR PARA PROVAS LONGAS

É óbvio que a preparação física para realizar uma prova de IronMan exige treinos intensos e muita persistência do atleta. Mas o que muitos deixam em segundo plano – erroneamente - é a preparação alimentar. As regras básicas a maioria sabe: ingerir muito carboidrato, hidratar-se intensamente, evitar bebidas alcoólicas... Mas será que seguir somente essas dicas está à altura de uma das mais difíceis provas do atletismo?
A nutricionista esportiva Vanessa Pimentel ensina que preparar-se para o IronMan exige não apenas disciplina física, mas alimentar. Cada fase que envolve a preparação do atleta pede uma estratégia diferente. Os primeiros meses visam, principalmente, a perda de gordura corporal que, inclusive, beneficia o aumento da massa muscular.
No entanto, a semana que antecede a prova é totalmente atípica e, se não seguida à risca, pode comprometer seriamente o desempenho do atleta. No sábado e domingo anteriores à prova deve-se eliminar os carboidratos da dieta e continuar com o treino. O corpo ficará debilitado de glicogênio, que é a forma imediata de consumo de glicose e, quando finalmente o atleta voltar a ingerir carboidratos, na segunda-feira, ao mesmo tempo em que cessará os treinos, ocorrerá um estoque de glicogênio três vezes superior ao normal. Esse armazenamento favorece também a retenção hídrica, ou seja, além de disponibilizar de uma grande reserva energética, o atleta estará muito bem hidratado.    
                         
Combinando essas dicas com a máxima redução de alimentos gordurosos e fibrosos nos dias anteriores à prova e seguindo uma dieta cronometrada no dia do desafio, o excelente desempenho estará garantido.

Fonte: Por: Heidi Moriyama / Colaboração de Vanessa Pimentel (Nutricionista Esportiva)

Nenhum comentário: