domingo, 4 de março de 2012

CANIONISMO alivie o stress e entre em forma nos desfiladeiros

Foto Márcio Bortolusso

Alivie o stress e entre em forma nos desfiladeiros
O canionismo (ou canyoning em inglês) é a exploração de cânions. A atividade, praticada no meio da mata ou do deserto, é o máximo em aventura realizada na natureza. O esporte, em geral, consiste em percorrer um rio no sentido da correnteza, transpondo todos os obstáculos: cachoeiras, gargantas, corredeiras e poços. A atividade é envolvente e você se desliga do cotidiano e sai do esporte desestressada. A prática exige algumas técnicas, como rapel, saltos, natação e tirolesa. A vertente mais comum da atividade é o cascading, onde o praticante apenas desce uma queda-d’água.

Saiba mais sobre o Canionismo


Principais benefícios

Trabalha pernas, braços e panturrilhas e fortalece ossos e articulações. O canionismo desenvolve a concentração, a organização pessoal e a coordenação motora. Além disso, sua autoestima vai às alturas.

Equipamento básico

Cadeirinha, corda, capacete, freio de descida, mosquetões, fitas, calçado e roupa de neoprene.

Os melhores points

Chapada Diamantina (BA) e dos Veadeiros (GO); Brotas e São Pedro (SP); Serra da Bocaina (SP e RJ); Baependi, Serras do Cipó, Delfinópolis e Ibitipoca (MG); Cânions dos Aparados da Serra e da Serra Geral (RS e SC).

Curiosidade

O canionismo surgiu por volta de 1895 com o francês Édouard Martel, que utilizava técnicas de alpinismo para pesquisas científicas sobre biologia e hidrologia em cavernas. No Brasil, surgiu no início dos anos 90, especialmente com uma equipe de espeleólogos que desceu a Cachoeira do Buraco do Padre, na cidade de Ponta Grossa (PR).

Para saber mais

Internet:
Associação Brasileira de Canionismo 

Livro: O Livro de Canionismo do Explorador Vertical, de Sérgio Beck, Produção Independente (72 páginas).

Fique atenta: pratique com segurança

Atividades ao ar livre envolvem riscos diversos, que devem ser assumidos pelos próprios praticantes. Recomendamos que você faça um curso antes ou pratique sua atividade acompanhada de profissionais qualificados. E atenção: nós não nos responsabilizamos por quaisquer danos às pessoas que utilizarem as informações contidas neste site como única forma de conhecimento.


proradicalskate
Edição Deise Coelho | Reportagem Fernanda Lupo | Consultor Márcio Bortolusso (Photoverde Produções)

Nenhum comentário: