Crédito da imagem: Cortesia Capital Skateboard |
Um dos vídeos de skate mais esperados do ano já tem data marcada para estrear: dia 10 de março “Skateboard. Ame-o ou Deixe-o!”, da Capital Skateboards, será exibido no Museu Nacional, na Capital Federal.
LP Aladin, um dos skatistas mais ativos da região centro-oeste, além de andar muito, também dirige a marca produzindo muitas coisas legais. Ele criou a marca para abastecer o mercado regional com produtos de qualidade e ainda patrocina os principais nomes da região: Samuel Jimmy, Washington Pereira, Jay Alves e Juliano Amaral.
Assista o trailer e leia a entrevista exclusiva de LP Aladin contando sobre o "Skateboard. Ame-o ou Deixe-o!"
Explica a origem do nome do filme e porque o escolheram?
Já tínhamos filmado bastante coisa, mas ainda não havíamos encontrado um conceito forte pra expressar tudo aquilo que estávamos vivendo durante as filmagens. Sempre que terminava a sessão, ficávamos conversando sobre o quanto é necessário amar o skate pra poder aguentar tudo isso. Tanto as dificuldades do dia-a-dia na sessão como a falta de perspectiva numa carreira profissional no Brasil. Então a gente se perguntava: por que a cena do skate no Brasa é desse jeito? Por que são pouquíssimas as marcas que valorizam o skatista? Pra onde vai essa grana toda que o mercado do skate movimenta? Por que deixamos tanta gente se aproveitar do estilo de vida que o skate proporciona sem investirem essa grana pra fortalecer a cena? Aí foi fácil chegarmos a conclusão que falta amor. Falta profissionalismo e comprometimento com a evolução do skate como um todo. E falta postura dos skatistas também. Então decidimos dar o nome: SKATEBOARD. AME-O OU DEIXE-O.
A nossa proposta é bem diferente da intenção do slogan utilizado na campanha do governo militar na década de 60. Não se trata se um conceito expulsivo. Pelo contrário, esperamos que a mensagem se torne um incentivo para aqueles que ainda não se comprometeram com o skate, passem a ama-lo e lutar para o seu desenvolvimento. Caso contrário, dediquem-se a fazer alguma coisa que amem de verdade.
Há quanto tempo estão filmando?
Aproximadamente três anos. O lançamento acabou atrasando porque o (Samuel) Jimmy cresceu muito nesse tempo e aí tivemos que filmar a parte dele de novo. (risos)
Fala como está sendo o processo todo de produção.
O processo de produção tá bem corrido. O Vitor Sariema e o Camilo Neres agilizaram toda infraestrutura para que pudéssemos filmar. Na parte de direção e fotografia, ficou responsável eu e o Eduardo Macedo, que no meio da produção do vídeo acabou se mudando pra São Paulo. Desde então, temos trampado no vídeo pelo Skype. Algumas sons, como a trilha que usamos no promo, foi produzida pelo nosso parceiro de Barcelona Ocrin, da Zócrulos Beats.
O “Skateboard. Ame-o ou Deixe-o!” vai ter até trilha sonora original. Não lembro de vídeo de skate brasileiro que teve esse cuidado. Fale sobre isso.
Como disse, algumas trilhas foram produzidas pelo nosso parceiro de Barcelona, o Ocrin da Zócrulos Beats. Inicialmente tínhamos esse desejo de fazer a trilha do vídeo toda nacional e original. Mas no meio da produção acabou se tonando muito trabalhoso e decidimos não dar um passo maior que a nossa perna. Quem sabe no nosso próximo vídeo tenhamos uma trilha nacional de qualidade.
Você já pode dizer quem abre e quem fecha o vídeo?
(Risos) Melhor não, né? Quando as luzes do cinema se apagarem, o suspense ajudara bastante no impacto do vídeo!
2012 promete ser um ano com bastante lançamentos de vídeos. Além da Capital vão ter os vídeos da Future e Agacê. Você cria expectativa pra assistir esses vídeos?
É ótimo ver a produção nacional ganhando gás novamente. Principalmente quando se trata de vídeos de marcas. Como todo verdadeiro skatista, estamos ansiosos para ver ambos os vídeos e prestigiar aqueles que tomam a iniciativa de produzir um vídeo de skate no Brasil. Um salve pros parceiros da Future e da Agacê!
E a expectativa em cima do vídeo da Capital você encara como positiva, sente muito a pressão e responsabilidade?
A pressão, na dose certa, ajuda a puxar o nível do vídeo. Sabemos da responsabilidade que temos como uma das principais marcas de skate do Centro-Oeste. Mas colocamos nosso sangue nesse projeto e acredito que demos conta do recado. O que não é tarefa difícil tendo no time: Jay Alves, Samuel Jimmy, Juliano Amaral e Washington Pereira, né. Mas justamente por isso, procuramos fazer um vídeo forte conceitualmente, já que o skate estava bem representado.
As primeiras premières já foram marcadas. Em Brasília vai ser no Museu Nacional e em Goiânia, na Ambiente Skateshop. Há outras cidades em planejamento?
Sim, estamos fechando os lugares ainda. Mas já podemos adiantar que teremos Premières em São Paulo, capital e interior, Belo Horizonte e Curitiba. Assim que tivermos as confirmações, informaremos pelas redes sociais. Fiquem ligados!
O vídeo vai ser vendido ou disponibilizado na internet?
A princípio, o vídeo não será vendido. Após as premières, quem comprar o shape do vídeo que terá edição limitada, ganhará de brinde o DVD com material extra, fotos e tal. Disponibilizaremos o vídeo na internet também. Quanto mais pessoas assistirem o vídeo e entenderem a mensagem, melhor para o skate nacional. Porque tem muita gente que dá o sangue pelo skate e merece ser valorizado e tratado com respeito.
por Sidney Arakaki
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