segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Skatistas profissionais exaltam Skate Run de São Paulo


A iniciativa inédita de se realizar uma corrida de skate nas ruas de São Paulo não só empolga apenas os jovens e simpatizantes da modalidade, mas sim toda uma legião de skatistas profissionais que batalham pelos quatro cantos do mundo e buscam um maior reconhecimento para o esporte em sua terra natal. E todos eles acreditam que o Skate Run, maior corrida de skate do mundo, marcada para o Dia Mundial Sem Carro, dia 22 de setembro, na capital paulista, trará um grande impacto positivo aos praticantes.
Desde os pioneiros, como Cesar Gyrão, Sergio Yuppie e Fabio Sleiman, como os skatistas das novas gerações, como Murilo Romão, exaltam não só a criação de um evento urbano de grande porte, mas também a visibilidade que o Skate Run trará em relação à abordagem do skate como esporte e alternativa viável de transporte nos grandes centros.

"O skate cresceu e nós crescemos juntos. Tivemos a oportunidade de tornar nossos sonhos em realidade e nunca pensei que o skate pudesse chegar onde chegou e ter um evento deste nível. Acredito que muitas pessoas vão começar a andar de skate por conta desse evento", crê Fabio Sleiman, praticante da modalidade Street e conhecido por ser um dos brasileiros a descer o El Toro, famosa escadaria nos Estados Unidos.

Com 24 anos e um dos principais expoentes da nova geração, Murilo Romão, da categoria Profissional Street, prevê a empolgação dos profissionais e amadores assim que a largada for dada: "Acho que vai ser divertido com todo mundo 'a milhão', querendo chegar o mais rápido possível. Com certeza teremos muitos tombos no estilo dominó", brincou.

Já Sergio Yuppie, um dos grandes nomes do Downhill Slid, destaca principalmente a questão da mobilidade em locais onde o deslocamento pode levar horas se feito pelas alternativas comuns, como carro e ônibus. "É uma boa oportunidade de mostrar a força do skate, o patamar que o skate se encontra e o incentivo de também usar o skate como transporte ecologicamente correto”, explicou.
Outro que celebrou bastante a criação do Skate Run foi Cesar Gyrão, que tem 38 anos de skate. "Acho que será uma grande festa. Veremos skatistas muito rápidos, na febre de chegar na frente, mas a grande maioria com vontade de apenas compartilhar as ruas da cidade com segurança. Quero ver como se saem os profissionais das várias modalidades, como o pessoal do downhill speed, os do street skate. Uns remam mais rápido, outros sabem tirar vantagem das ladeiras e terão equipamentos melhores", analisou.

Com início na Praça Charles Miller, passando pelo Minhocão e com a chegada no Memorial da América Latina, o circuito da Skate Run será dividido em dois traçados. O primeiro deles, de 3 km, será destinado a famílias e amadores que apenas pretendem curtir um passeio pela cidade de skate. O outro trajeto será maior, com 8 km, e consistirá de uma corrida para profissionais e praticantes de nível avançado. A largada está prevista para as 9h30 (de Brasília).

Por: redação
Fonte: gazetaesportiva
Foto: divulgação

Nenhum comentário: