quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Esportes radicais: a vida sobre rodas!

Sabemos que a prática de exercícios físicos é importante para saúde da mente e do corpo, mas nem sempre temos disponibilidade ou estímulo para frequentar rigorosamente a academia. Além disso, estamos vivendo um tempo de mobilização e questionamentos para a construção de cidades melhores, de modo consciente e sustentável. Por isso, já pensou em adotar a rotina de esportes sobre rodas ou “esportes urbanos”?

Vamos começar pela bicicleta, carinhosamente chamada de “magrela” pelos ciclistas. Pedalar melhora o condicionamento cardiovascular, fortalece articulações, trabalha membros inferiores, superiores, glúteos, quadríceps, panturrilha e abdômen. No entanto, prefira terrenos irregulares, com rampas, subidas e descidas, se o seu objetivo é a perda de calorias, pois o gasto calórico torna-se maior. Adote uma bike e livre-se do trânsito quilométrico de onde vive!
Já a vida sobre as rodinhas do patins exige mais equilíbrio. Por isso, trabalha-se a concentração, a coordenação motora, os reflexos e a agilidade, além do condicionamento físico, pré-requisito para qualquer esporte. A postura também é necessária, então a opção dos patins torna-se benéfica para aquelas pessoas que sofrem com problemas de coluna e dores nas costas. Os patins, basicamente, oferecem os mesmos benefícios da corrida, com exceção do impacto causado por ela. Os músculos da perna, do abdômen e do glúteo são bem explorados e a queima calórica chega a ser de 500 a 800 calorias em uma hora de exercício!

Há ainda o Skate que, apesar de ser praticado majoritariamente por meninos/homens, esse esporte também é coisa de menina/mulher! Trata-se de um exercício aeróbico como outro qualquer e que pode ser bem útil para quem quer perder peso e conquistar um corpo durinho. Por causa do impulso feito pelo praticante para ganhar velocidade, as panturrilhas, o quadríceps e o abdômen são bastante exigidos. Assim como os patins, há o trabalho do equilíbrio e da flexibilidade, devido à necessidade de ficar em pé sobre as rodas.

Em todas as três modalidades, é preciso lembrar da importância dos equipamentos de segurança! Capacete, joelheiras e cotoveleiras são indispensáveis. Quanto à bicicleta, lembre-se de fazer a regulagem de acordo com a altura do corpo, a fim de não sobrecarregar joelhos, tornozelos e quadril. Pronto, agora temos segurança, diversão e malhação garantidas!

Fonte: centauromulher
Por Julia Caldas
Foto: divulgação


Nenhum comentário: