terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O fascinante mundo do Triatlo e suas regras

Conhecendo o Triatlo

O Triatlo é uma das modalidades mais praticadas no esporte Olímpico exigindo um pouco de tudo da resistência e habilidade do atleta.

Vindo da palavra grega “Triathlon”, que designa um evento atlético que é composto por três modalidades, o Triatlo  cresceu em meio a estes conceitos gregos, unificando algumas modalidades que são vistas hoje como uma só.

Atualmente o Triatlo é aplicado somente com a combinação de Natação, Ciclismo e Corrida, respectivamente nesta ordem e sem nenhuma interrupção das modalidades.

Veja também: Um pouco mais sobre Triatlo

O Triatlo moderno surgiu a pouco tempo, no San Diego Track Club, em meados da década de 70. A sua primeira grande competição aconteceu de fato no Ironman Triathlon, que foi organizado no ano de 1978 no Havaí.
  
Naquela determinada ocasião a competição foi organizada para esclarecer para qualquer um dos atletas participantes em suas respectivas modalidades quem teria a maior resistência física. Uma competição quer surgiu da individualidade de cada um em saber fazer um pouco de cada modalidade.

A modalidade apareceu de fato nos programas olímpicos em Sydney no ano de 2000 depois de sofrer algumas modificações pela União Internacional de Triatlo (ITU), que foi fundada no ano de 1989.

Estas modificações acabaram sendo aplicadas com o fundamento de se tornar mais interessante ao público, ou seja, torna-la mais atrativa de diversas formas possíveis, que acabaram por se apaixonar pela modalidade e se tornarem fãs deste teste de resistência física.

Uma das alterações mais importantes do Triatlo foi o que se diz a respeito dos uniformes e a exposição das logo-marcas o que fez com que o esporte ganhasse muitos patrocinadores e ficasse cada vez mais reconhecido.

Regras e Bases do Esporte

Este esporte mexe com o coração dos fanáticos por saúde, tudo isto porque a exigência física é extrema, somente de ler a trajetória já faz cansar.

Suas regras consistem basicamente em aplicar no menor tempo todo o percurso dado como trajetória da prova, os competidores deverão respeitar suas orlas, suas pistas e seus espaços em cada uma das modalidades, caso contrário, serão eliminados sem dó nem piedade.
   
As baterias podem chegar a horas de prova sem parar, transformando o atleta em um verdadeiro homem ou mulher de aço. Para classificar as provas de Triatlo de acordo com as distâncias percorridas e provas que são obtidas ao longo do tempo temos as seguintes provas:
 
- Modalidade Sprint: são 760 metros de natação somados a 20 km de bicicleta e mais 5 km de corrida.

- Modalidade Olímpica: são 1,5 km de natação somados a 40 km de bicicleta e mais 10 km de corrida.

- Modalidade Meio-Iroman ou Ironman 70.3: são 1,9 km de natação somados a 90 km de bicicleta e mais 21 km de corrida.

- Modalidade Ironman: são 3,8 km de natação somados a 180 km de bicicleta e mais 42 km de corrida.

- Modalidade Ultraman: são 10 km de natação somados a 421 km de bicicleta e mais 84 km de corrida.

Fonte: alienado.net
Foto: divulgação
Proradicalskate

2 comentários:

Anônimo disse...

É o melhor exercício para ter um bom condicionamento físico...

Anônimo disse...

Muito interessante o blog, com matérias diversificada, com boas dicas...mas fale um pouco sobre os esportes em Brasília, abraço!

Edson Ramon!