segunda-feira, 4 de março de 2013

Jiu-Jitsu: faz bem para o corpo e para a mente

Jiu-Jitsu é uma arte marcial de defesa pessoal que, através de lições de autoconfiança e auto-estima, transforma a vida das pessoas e desenvolve a tolerância.
Os irmãos Hélio e Carlos Gracie foram os responsáveis por popularizar o esporte aqui no Brasil. Eles levaram a luta de Belém do Pará, onde aprenderam com o japonês Misuyo Esai Meda, o Conde Koma, para o Rio de Janeiro, nos anos de 1920. A partir do final desta década, o sucesso da luta tem atraído mídia e público, e famosos como os jornalistas Roberto Marinho e Assis Chateaubriand, o arquiteto Oscar Niemeyer e os atores Cauã Reymond e Wagner Moura, são alguns dos atletas que praticaram ou que ainda praticam o esporte.
Kyra Gracie, carioca de 25 anos, ganhadora do Titulo Mundial de Jiu-Jitsu pela quarta vez na categoria peso-leve, é uma espécie de musa do esporte. Membro do clã Gracie que disseminou a modalidade no país, ela mostra que a arte marcial também é para mulheres.
A definição muscular dos braços, pernas e tórax, a busca do equilíbrio e da determinação são apenas alguns dos benefícios que a prática do Jiu-Jitsu traz para a mente e para o corpo. Para Kyra Gracie, o esporte promove a autoconfiança e “As pessoas que arrumam confusão na rua querem auto-afirmação. Elas não podem ser consideradas lutadoras, porque denigrem a imagem do esporte”, disse Kyra em entrevista à Revista Trip.
E aí? Vai encarar o tatame?
Por: Redação
Fonte: Centauromulher

Nenhum comentário: