terça-feira, 28 de maio de 2013

XTerra Mtb Cup Poços de Caldas contará pontos para o ranking mineiro de Ciclismo


São Paulo - No próximo dia 9 de junho, a temperatura e a poeira irão subir na cidade de Poços de Caldas. Neste dia, alguns dos melhores mountain bikers do Brasil se reunirão para a disputa da XTerra Mtb Cup, prova que contará pontos para o ranking da Federação Mineira de Ciclismo. A competição faz parte do Circuito XTerra Brazil Tour 2013 e distribui a maior premiação da categoria no país. 
Serão R$10 mil distribuídos entre os campeões da elite. Além desta prova, acontecem ainda, no dia 8 de junho, as disputas de Duathlon (12 km de corrida e 32 km de mountaim bike) e corrida noturna (5 km ou 10 km). As inscrições para o XTerra Sul de Minas – Poços de Caldas podem ser feitas pelo site - www.xterrabrasil.com.br

“Além do nosso padrão de qualidade e de preocupação com o bem estar e segurança dos atletas, adaptamos o percurso para que a prova pudesse receber a chancela da Federação Mineira. Não tenho dúvidas que essa competição será uma das mais desafiadoras do Circuito XTerra 2013”, explica Bernardo Fonseca, diretor geral do XTerra Brazil.

A largada da prova acontece às 10h, no Parque José Afonso Junqueira. Após a bandeirada inicial os atletas terão pela frente 47 km de um percurso muito técnico, com inclinação média de 5,9% e máxima de 35,9%. No estilo maratona cross country, a prova de MTB levará atletas da elite e amadores a alguns dos locais mais belos da “Cidade Vulcão”.

O Festival Xterra - No sábado, dia 8 de junho, acontece a prova de Duathlon do XTerra. A prova reunirá alguns dos melhores atletas brasileiros da modalidade, como Luzia Bello e Felipe Moletta. Ainda no sábado, os amantes das corridas tem a oportunidade de participar de uma prova diferente, o XTerra Night Run, a corrida noturna do evento, que terá percursos de 5 e 10km.  

Fechando o evento em grande estilo, a tradicionalíssima XTerra Kids Mini Corrida promove a festa da criançada até 12 anos, com corridas cujos percursos são definidos de acordo com a idade dos competidores.

Pontos de inscrição

Poços de Caldas/MG:
Escritório SESI FIEMG
Rua Paraíba, n. 349, sala 313 – Edifício Master Center – Centro
Pedal Sports
Rua Capitão Afonso Junqueira n. 38, Centro.
Trilha Radical Turismo e Aventura
Rua Ceará, 495 – A – Centro

Cronograma da Prova

Sexta, 07 de Junho

16:00 – 22:00: XTERRA Village aberto
16:00 – 22:00: Entrega de kits – Palace Hotel
19:00 – Simpósio técnico (Exclusivo para atletas do Duathlon e MTB Cup) – Palace Hotel
20:00 – Homenagem Patrocinadores e Apoiadores – Palace Hotel
20:30 – Jantar de massas (Exclusivo para atletas do Duathlon e convidados) – Palace Hotel

Sábado, 08 de Junho

07:00 – Abertura da área de transição
09:00 – 22:00 – XTERRA Village aberto
10:00 – 21:00 – Entrega de Kits – Palace Hotel
09:30 – Fechamento da área de  transição
10:00 – Largada XTERRA Sul de Minas – Duathlon
13:30 – Fechamento T2
15:00 – Encerramento Duathlon
15:30 – Premiação Duathlon
18:00 – Abertura da área de largada
19:00 – Largada XTERRA Night Run 10k
19:00 – Largada XTERRA Night Run 5k
21:00 – Premiação Night Run
21:30 – Encerramento da prova Night RUn
* Os Horários das premiações podem ser alterações sem aviso prévio, fique atento aos informes do evento.

Domingo, 09 de Junho

07:00 – 09:00 – Entrega de kits – Hotel Palace
09:00 – 14:00 – XTERRA Village aberto
09:30 – Abertura da área de largada
10:00 – Largada XTERRA MTB Cup
10:30 – Largada XTERRA Kids Mini Corrida
11:30 – Encerramento XTERRA Kids Mini Corrida
15h00 – Encerramento XTERRA MTB Cup
15h30 – Premiação MTB Cup e Encerramento oficial do XTERRA Sul de Minas

Por: Redator
Fonte: esportealternativo
Foto: divulgação

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Cuidado: atividades físicas em excesso podem fazer mal ao coração

Estudos recentes sugerem que exercitar-se em excesso pode causar danos ao seu corpo à longo prazo.


Todos nós estamos acostumados a ouvir que fazer exercícios físicos regularmente é algo essencial para manter o corpo em forma e a saúde perfeita. Contudo, algumas pesquisas recentes divulgadas por alguns cardiologistas renomados sugere que exercitar-se em excesso pode fazer tão bem quanto comer um x-burguer por dia.
Em uma matéria publicada ontem (24) no The Wall Street Journal, o jornalista Kevin Helliker explica que não é de hoje que a ciência tenta provar o quão fino é o limiar entre a prática esportiva saudável e a danosa ao corpo humano. De acordo com o redator, exercícios extremos podem fazer com um individuo sofra futuramente de arritmia cardíaca e doença arterial coronária.
Os atletas profissionais são os que mais estão expostos a esses riscos, já que costumam se submeter a treinos intensos que acabam estressando demais seus sistemas cardiovasculares. Um grande exemplo disto é o caso do maratonista germânico Normann Stadler, que precisou ser submetido a uma cirurgia de emergência em 2011 para tratar de um aneurisma agravado por conta de suas longas sessões de treinos puxados.
Vale observar, contudo, que esses estudos não são bem aceitos pela comunidade médica como um todo. Ainda assim, muitos concordam que o mais importante é intercalar atividades pesadas com pequenos períodos de descanso, permitindo que seu organismo “se recupere”. No caso de corridas, por exemplo, o mais recomendado é não exceder 30 milhas por semana.
Por: Ramon de Souza 
Fonte: megacurioso
Foto: divulgação

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Lago Paranoá recebe Circuito Brasileiro de Stand-Up Paddle

O Lago Norte vai receber, nos próximos dias 24, 25 e 26 de maio a 2ª Etapa do Circuito Brasileiro de Stand-Up Paddle – SUP. O evento esportivo lançará, em defesa do lago e da viabilidade da vida em Brasília, o Movimento SOS Lago Paranoá.


O Stand-Up ou Sup é o esporte onde o atleta rema de pé sobre uma prancha e pode ser praticado por pessoas de qualquer idade em mares, rios, lagos, represas e até piscinas. O Sup Race é uma das categorias do SUP que tem como vencedor o atleta que completar uma determinada distância em menor tempo.

A etapa será realizada pela Federação de Stand-Up Paddle do Distrito Federal (FESUP-DF). O evento conta com o apoio fundamental do Governo do Distrito Federal, da Secretaria de Esporte, da Administração Regional do Lago Norte, entre outras entidades.

As provas acontecerão no Clube do Congresso, localizado na SHIN QI 16 no Lago Norte, e contarão com a presença de aproximadamente 200 atletas, entre eles os melhores do país, como o bi campeão brasileiro invicto Luis Guida o “Animal”, as revelações do circuito, Marinho Cavaco e Vinnicius Martins e do campeão mundial de Windsurf, Paulo dos Reis.

Informações - Os interessados podem obter mais informações pelos telefones: (61) 8214-0585 / 3468-2426


Por  Isabella Melo
Fonte: esporte.df.gov.br
Foto: divulgação

Dados científicos apontam para os problemas do uso de anabolizantes

Lista de efeitos colaterais relacionados à utilização de esteroides é longa

O nosso artigo da última semana sobre uso irresponsável de anabolizantes, como era de se esperar, causou um furor agressivo de alguns. Depois de análise fria, decidimos manter a luta que não é só nossa, mas da Medicina contra usos e abusos de medicamentos anabolizantes por jovens, desinformados e certamente enganados por colegas e vendedores pela internet.
Com afirmações de que o uso controlado não traria problemas, vendem até óleos veterinários para aumentar a massa muscular de humanos. Vamos aos dados científicos, segundo os médicos pesquisadores Parkinson AB e Evans NA, no artigo  “Anabolic androgenic steroids: a survey of 500 users” publicado no Med Sci Sports Exerc 2006: temos informação dos seguintes efeitos colaterais: atrofia testicular (63,6%); acne (63,4%); insônia (51,2%); estrias (44,4%); alteração do humor (42,8%); disfunção sexual (24,6%); ginecomastia (23%).

Uso de anabolizantes para ganhar músculos gera problemas para a saúde (Foto: Agência Getty Images)
A pesquisa de Ebenbichler CF, Sturm W, Ganzar H et al. “Flow-mediated, endothelium-dependent vasodilation is impaired in male bodybuilders taking anabolic androgenic steroids.  Atherosclerosis  2001”, é assustadora. Mostra que o uso indevido e de não indicação médica com o passar das semanas aumenta o risco de aterosclerose por elevação do colesterol ruim LDL para níveis acima de 180mg% (ideal ao redor de 100 a 120 mg%), diminuição importante do colesterol protetor HDL para níveis próximos de 15mg% (normal acima de 40 mg%) e outra pesquisa de Sullivan ML e colaboradores “The cardiac toxicity of anabolic steroids. Prog Cardiovasc Dis 1998” mostrou que o PCR ultra sensível (marcador de forte inflamação celular) aumenta até três vezes mais que o normal (300% a mais). Além disso, a retenção hídrica e de sódio gera o desenvolvimento de hipertensão arterial com suas consequências patológicas cardiovasculares e lesões renais. 
Outra fonte de informações da gravidade do uso é o site www.steroid.com que indicou outros efeitos relatados nas pesquisas médicas: cistos hepáticos hemorrágicos, arritmias cardíacas, retardamento ou abolição do crescimento por ação nas epífeses ósseas e calvície. Como não acreditam que ocorreram mortes de atletas usuários aqui estão três que já foram divulgadas: fisiculturista alemão Munzer e jogadores de futebol americano: Korey Stringer e Eraste Autin.

Efeitos psíquicos dos anabolizantes em indivíduos inicialmente sadios:
- 25% dos indivíduos sofriam de algum tipo de transtorno de humor, desde mania e transtorno bipolar até depressão profunda Pope e Katz, (1994).
- Ocorreu correlação entre uso de esteroides anabolizantes e um decréscimo na tolerância à frustração ou performance pobre. Daigle (1990)
- Comparação entre jovens atletas usuários e não usuários de anabolizantes mostraram uma maior agressividade, maior impulsividade e menor cooperatividade do primeiro grupo em relação ao segundo grupo Lise (1999)
- Uso de anabolizantes levam a atos agressivos em geral, mudanças súbitas de temperamento, síndromes comportamentais, aumento da irritabilidade, raiva e hostilidade, ciúme patológico, alterações da libido segundo Silva e colaboradores (2002)

Bem, o esclarecimento para que se evite o uso de esteroides anabolizantes continua e esperamos que os responsáveis e familiares de prováveis usuários os ajudem, apenas esclarecendo os riscos inúteis e graves a que se submetem. Para uma boa forma corporal, o treinamento por profissional e orientação nutricional são perfeitamente suficientes.


Por 
Fonte: globoesporte
Foto: divulgação

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Pai de gêmeos, lutador se divide entre MMA e trabalho no Senado em Brasília

Diogo 'Fofão' é assessor parlamentar, mas quer seguir só na luta. Início nas artes marciais é curioso: no colégio, levou 'prejuízo' de um hoje atleta do UFC

Assim como muitos brasilienses, Diogo Cavalcanti tem ligação com a política: trabalha como assessor parlamentar do senador Vital do Rêgo. Mas a rotina não se restringe a isso, e ele arruma tempo para conciliar a função com os treinos e lutas de MMA, carreira que pretende seguir. Enquanto busca estabilidade no esporte, o lutador ainda não pensa em largar o emprego. O motivo é que acabaram de nascer seus filhos gêmeos, Kaio e Davi, duas bocas a mais para alimentar. Assim, ele segue a vida dura e digna de um batalhador brasileiro.

- É complicado, tenho que fazer meu horário normal no Senado, não tenho mordomia por ser lutador. Não existe nada para facilitar minha vida. Hoje em dia faço sete horas corridas. Treino MMA de manhã na Constrictor Team, que é comandada pelo mestre Ataide Junior, e à noite sempre faço algum treino específico: ou preparação física com o Rafael Felix, ou wrestling com o Carlo Prater, ou muay thai com o Rodrigo Aguiar - disse por telefone aoCombate.com, enquanto fazia uma breve pausa no trabalho.
O carinho com o qual é tratado no Senado Federal é um compensador da dura rotina. Diogo conta que é paparicado até por gente da mais alta cúpula de Brasília:


- No Senado sou tratado como herói. Chego aqui e todo mundo vem me parabenizar, do vigia dos carros até o senador Magno Malta, que treina e já puxou muita manopla para mim. Ele fala que teve participação no meu último nocaute.
O apelido "Fofão" veio logo nas primeiras aulas de jiu-jítsu, quando ainda era pré-adolescente, por conta das bochechas avantajadas. E o curioso início na arte suave tem a ver com um conterrâneo que hoje é um peso-pena do Ultimate: Rani Yahya.

- O Rani era da minha sala no colégio Objetivo, aí a galera ficava brincando de porradinha no intervalo. O Rani era bem menor, apesar de ser dois anos mais velho. Aí um dia ele me embolou todo, pegou minhas costas e encaixou um estrangulamento. Perguntei o que era aquilo, e ele me falou: "Isso é jiu-jítsu". Via ele fazendo isso com o resto da galera também, fiquei com vontade e procurei uma academia - revelou.
Agora com 25 anos, Diogo chegou a cursar Direito, mas ainda não completou: trancou no sétimo semestre da faculdade por causa da dedicação ao MMA. O cartel de seis combates tem cinco vitórias, duas por nocaute e três por finalização, e uma derrota por decisão dividida dos jurados. Apesar de ter mostrado bom jogo em pé nas últimas apresentações, como o direto que lhe deu o nocaute sobre Deivid Bull no Capital Fight 5, no último dia 10, o peso-leve (até 70kg) garante que sempre procura levar o adversário para a área onde se sente melhor, ou seja, o chão:
- A estratégia sempre é botar o jiu-jítsu em prática, independentemente do meu muay thai e de eu me sentir confiante em pé também. Eu me sinto à vontade no chão, tenho total domínio da situação, tenho certeza que sei tudo que o cara pode fazer.
Fã de Vitor Belfort não só como atleta, mas também como pai de família, Fofão tem o sonho de seguir os passos do ídolo dentro do UFC e na relação com os filhos e a noiva, Nathália Bemfica. Com a maior organização de MMA do mundo batendo na porta de Brasília para ter um evento lá em breve, ele enxerga a chance de uma vida toda e acredita ser merecedor dela:



- Em Brasília, se eu não tiver chance, vai ser uma injustiça outro lutador ter, pelo que venho apresentando nos treinos e nas lutas. Ganhei três vezes por finalização e duas por nocaute no primeiro round. A galera gosta disso. Vejo muita gente com cartel parecido e qualidade técnica até inferior lutando em card preliminar do UFC, entrando pelo TUF... Hoje acredito que tenho total capacidade de representar Brasília em um UFC aqui. Por isso fiz o pedido. Só faria se tivesse uma vitória boa, que foi o que aconteceu. Se tivesse ganhado por decisão dos jurados ou me apresentado mal, não teria feito - disse o lutador, que após a última vitória já havia pedido no microfone uma chance ao presidente Dana White e ao "matchmaker" Joe Silva.

Por Ivan Raupp
Fonte: sportv
Foto: divulgação


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Conheça 3 técnicas de treinamento esportivo dignas da ficção científica

Experimentos envolvendo criogenia e mudanças na circulação sanguínea prometem aumentar o desempenho de atletas olímpicos.

Para obter sucesso nas Olimpíadas, é preciso superar os adversários em quesitos como técnica, performance, resistência e velocidade. Porém, nem sempre o simples treinamento é capaz de providenciar essas qualidades a um atleta, o que faz com que seja necessário apelar para métodos um tanto quanto bizarros.
O site Dvice reuniu três exemplos de técnicas que, se não vão contra o regulamento dos jogos esportivos, são bizarras o bastante para não parecer algo que uma pessoa normalmente estaria disposta a fazer.

Criogenia

Para melhorar seu desempenho, vários atletas recorrem a um método chamado crioterapia, onde são submetidos a temperaturas de até -140° Celsius. Para evitar que partes do corpo congelem durante o processo, as pessoas que se submetem ao tratamento usam meias, roupas de baixo e proteções de orelha construídas com materiais especiais.

Dois minutos de tratamento fazem com que as veias do corpo humano consigam se expandir até quatro vezes mais do que o normal, o que se traduz em uma circulação mais rápida do oxigênio. Isso faz com que a capacidade regenerativa do organismo aumente, e as endorfinas geradas pelo trauma de quase ser congelado fazem com que haja uma diminuição na sensação de dor que uma pessoa possa estar sentindo.

Cápsula espacial

Outra forma usada para aumentar o desempenho dos atletas olímpicos é uma cápsula conhecida como CVAC (Cyclic Variations in Adaptive Conditioning). O dispositivo, fruto de pesquisas na área das viagens espaciais, realiza diversas mudanças na pressão barométrica, temperatura e densidade do ar em seu interior em um ritmo constante definido por um computador.

O efeito que isso provoca no corpo é semelhante ao de uma sessão intensa de treinamentos em uma academia. Segundo os fabricantes do CVAC, além de aumentar a circulação sanguínea, o aparelho reduz a produção de ácido lático e é até mesmo capaz de estimular a biogênese mitocondrial e a produção de células-tronco. Para obter melhores resultados, é recomendado fazer ao menos três sessões de 20 minutos por semana.

Alterando o fluxo sanguíneo

Uma técnica conhecida como pré-condicionamento isquêmico remoto promete reduzir de forma substancial o tempo que uma pessoa leva para chegar a seu objetivo, algo especialmente útil para quem participa de competições de atletismo. Uma espécie de algema colocada nos braços e pernas dos atletas é inflada durante um período de cinco minutos, provocando mudanças na circulação sanguínea que reduzem a produção de ácido lático.

O método, que ainda está em estágio inicial de desenvolvimento, apresenta vários riscos. Entre eles está a possibilidade de danificar tecidos musculares de forma permanente devido à falta de oxigenação.
Porém, isso não impediu que membros das coligações britânica e canadense testassem a novidade, cujos resultados ainda permanecem um mistério. Caso esses países obtenham muitas medalhas de ouro, isso deve se refletir em uma maior divulgação desse método de treinamento ainda um tanto quanto bizarro.

Por Felipe Gugelmin
Fonte: Dvice
Foto: divulgação

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Vontade de fazer turismo subterrâneo? Confira aqui 8 dicas de passeios

Se você já teve vontade de conhecer túneis, metrôs e catacumbas abaixo da terra, descubra alguns ótimos lugares para visitar.

Você gosta de viajar, conhecer lugares diferentes, aprender mais a respeito de novas culturas e costumes? Pois então conheça algumas opções de turismo não muito populares e que vão deixar você um pouco para baixo... Da terra.
Sim, estamos falando de lugares subterrâneos que podem – e devem – ser visitados. Confira a seguir uma lista com os melhores destinos nesse sentido e, nos comentários, conte-nos quais são seus lugares favoritos:

Túneis Cu Chi, Vietnam


A rede de tuneis já chegou a medir quase 200 km de comprimento por 1 metro de diâmetro e hoje uma parte dela pode ser visitada por turistas que conferem de perto um dos principais esconderijos usados por soldados até 1975. Apesar de ser uma estrutura relativamente estreita, ela dispunha de pequenos centros de comando, refeitórios e cômodos para feridos.

Metrô Underground, Londres


Se você já foi a Londres, provavelmente está familiarizado com essas plaquinhas. Conhecida pelos moradores da cidade como “the tube” – o tubo, em uma tradução livre – a linha de metrôs não só é uma das melhores e mais eficientes do mundo como é também muito antiga, com mais de 150 anos. Algumas estações já foram usadas, inclusive, como abrigo durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial.

Eisriesenwelt, Áustria


Conhecida como a maior caverna de gelo no mundo, a Eisriesenwelt é uma belíssima combinação de pedras e geleiras, que inclui cachoeiras congeladas em sua paisagem subterrânea, considerada uma das mais belas do mundo. O período de visitação começa em maio e segue até outubro.
Museu Subterrâneo Rynek, Polônia

Localizado a 4,5 metros abaixo do mercado central de Cracóvia, o local onde o museu está situado foi construído há mais de 1.000 anos e conta com a presença de um cemitério de mesma idade, além, é claro, de vestígios de construções medievais. É uma oportunidade de ver raridades arqueológicas no exato local onde foram descobertas.

Túneis e porões em Viena


As atrações arquitetônicas da Áustria vão além do que se pode ver nas construções espalhadas pelo país. Se você tiver a oportunidade de ir a Viena, não deixe de visitar algumas criptas encantadoras que guardam belezas históricas do local a alguns metros abaixo do chão. O filme “O Terceiro Homem” foi produzido em alguns desses túneis subterrâneos.

Catacumbas de Roma

Essas são as catacumbas mais famosas do mundo e foram encontradas na capital italiana. Várias agências de turismo oferecem visitas a esses lugares sombrios, com caveiras totalmente preservadas em muitos casos.


Metrô de Moscou



O maior metrô do mundo, com suas 185 estações espalhadas em 305 km é famoso por motivos que vão além de sua eficiência e grandiosidade. As estruturas das estações refletem o desejo soviético de vencer a Segunda Guerra Mundial e a imposição de uma arquitetura “stalinista”, que pretendia reconhecer o triunfo do líder da União Soviética.

Catacumbas de Paris


Também são famosas pela sua história e impressionam visitantes do mundo todo. Tradicionalmente, o local era um ossuário, mas recebeu o nome de catacumba devido à popularidade das estruturas de Roma, citadas no item 6. Tudo começou com a transferência de ossos do Cemitério dos Inocentes para as pedreiras subterrâneas, em 1786. O local continuou recebendo ossadas até 1814 e atualmente é aberto à visitação.

Por: Daiana Geremias 

Foto: divulgação



Quais são os músculos mais fortes do nosso corpo?

Descubra aqui algumas características surpreendentes a respeito da anatomia humana.

Não importa se você é o Johnny Bravo da vida real ou se é um devoto do “menos é mais” com relação ao próprio corpo: homens, mulheres e crianças, “bombados” ou não, todos temos músculos e são eles que garantem a sustentação do nosso corpo e possibilitam a realização dos movimentos mais básicos como andar, falar, comer e dançar.
Mas será que existe um músculo mais forte entre todos? O site Life’s Little Mysteries fez uma relação dos que mais trabalham em nosso corpo e talvez você até tenha uma ideia a respeito de algum deles, mas outros são surpreendentes.
Antes de continuar a leitura, imagine qual músculo é, na sua opinião, o mais forte do corpo humano. Eis um bom jeito de testar seus conhecimentos a respeito da nossa anatomia. Depois nos conte se você acertou algum. 

Força, pressão e contração


O músculo capaz de fazer mais força é o sóleo, ou o músculo da panturrilha, como você deve conhecer. Ele nos possibilita andar, correr, pular, dançar, jogar futebol e basicamente tudo o que exija movimentação com as pernas.
Mas, quando o assunto é pressão, quem humilha todos os outros é o masseter, músculo responsável pelos movimentos da mandíbula. Um dos recordes bizarros do Guinness Book tem, em seus registros, a proeza de um norte-americano chamado Richard Hofmann, que conseguiu sustentar na mandíbula 442 kg durante dois segundos.
Mas e as mulheres em trabalho de parto? Não usam músculos extremamente fortes? Pois é, usam. O músculo em questão é o miométrio e, sim, ele é muito forte e possibilita que o útero tenha contrações. O que o deixa em desvantagem na disputa pelo músculo mais forte de todos é o fato de o miométrio ser utilizado raramente.

Sarados


Quem não poderia ficar de fora é a língua, responsável por movimentos superimportantes como os relacionados à fala, à alimentação e, claro, ao beijo, esporte favorito de muita gente.
Mas talvez não adiante teimar: qual é o músculo em eterna atividade, usado cerca de 40 milhões de vezes ao ano e 2,5 bilhões de vezes em uma vida de 70 anos? Se você pensou em seu coraçãozinho, está mais do que certo. O músculo miocárdio está localizado na parede do nosso coração, que trabalha sem descanso.
E por último, mas não menos importante, temos o glúteo máximo, que fica em nosso bumbum e tem um tamanho relativamente grande. Ele garante a sustentação de nossa postura e a posição ereta do torso. É o máximo mesmo esse músculo!

Por: Daiana Geremias 
Fonte: megacurioso
Foto: divulgação