quinta-feira, 16 de maio de 2013

Quais são os músculos mais fortes do nosso corpo?

Descubra aqui algumas características surpreendentes a respeito da anatomia humana.

Não importa se você é o Johnny Bravo da vida real ou se é um devoto do “menos é mais” com relação ao próprio corpo: homens, mulheres e crianças, “bombados” ou não, todos temos músculos e são eles que garantem a sustentação do nosso corpo e possibilitam a realização dos movimentos mais básicos como andar, falar, comer e dançar.
Mas será que existe um músculo mais forte entre todos? O site Life’s Little Mysteries fez uma relação dos que mais trabalham em nosso corpo e talvez você até tenha uma ideia a respeito de algum deles, mas outros são surpreendentes.
Antes de continuar a leitura, imagine qual músculo é, na sua opinião, o mais forte do corpo humano. Eis um bom jeito de testar seus conhecimentos a respeito da nossa anatomia. Depois nos conte se você acertou algum. 

Força, pressão e contração


O músculo capaz de fazer mais força é o sóleo, ou o músculo da panturrilha, como você deve conhecer. Ele nos possibilita andar, correr, pular, dançar, jogar futebol e basicamente tudo o que exija movimentação com as pernas.
Mas, quando o assunto é pressão, quem humilha todos os outros é o masseter, músculo responsável pelos movimentos da mandíbula. Um dos recordes bizarros do Guinness Book tem, em seus registros, a proeza de um norte-americano chamado Richard Hofmann, que conseguiu sustentar na mandíbula 442 kg durante dois segundos.
Mas e as mulheres em trabalho de parto? Não usam músculos extremamente fortes? Pois é, usam. O músculo em questão é o miométrio e, sim, ele é muito forte e possibilita que o útero tenha contrações. O que o deixa em desvantagem na disputa pelo músculo mais forte de todos é o fato de o miométrio ser utilizado raramente.

Sarados


Quem não poderia ficar de fora é a língua, responsável por movimentos superimportantes como os relacionados à fala, à alimentação e, claro, ao beijo, esporte favorito de muita gente.
Mas talvez não adiante teimar: qual é o músculo em eterna atividade, usado cerca de 40 milhões de vezes ao ano e 2,5 bilhões de vezes em uma vida de 70 anos? Se você pensou em seu coraçãozinho, está mais do que certo. O músculo miocárdio está localizado na parede do nosso coração, que trabalha sem descanso.
E por último, mas não menos importante, temos o glúteo máximo, que fica em nosso bumbum e tem um tamanho relativamente grande. Ele garante a sustentação de nossa postura e a posição ereta do torso. É o máximo mesmo esse músculo!

Por: Daiana Geremias 
Fonte: megacurioso
Foto: divulgação

Nenhum comentário: