quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Brasília receberá Pré-Olimpíadas de 2016

Obras do Estádio Nacional de Brasília
Após ser escolhida para sediar o jogo de abertura da Copa das Confederações de 2013 e sete jogos da Copa do Mundo em 2014, Brasília se prepara para ingressar no roteiro olímpico de 2016. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) escolheu a capital como uma das cidades para receber os pré-jogos olímpicos. De acordo com o COB, o Ginásio Nilson Nelson e o Parque Aquático do Complexo Esportivo Ayrton Senna estão aptos para abrigar treinos das delegações internacionais. Os locais serão mencionados no livro que será entregue a todas as delegações nos Jogos de Londres de 2012.
Em novembro do ano passado, representantes do Comitê estiveram em Brasília para avaliar se as instalações esportivas da cidade tinham condições de receber os atletas olímpicos. Na época, eles fizeram vistorias no Parque Aquático da Secretaria de Esporte, no Ginásio Nilson Nelson, no Lago Paranoá, no Autódromo Internacional e no Clube de Golfe. A escolha do COB apenas indica formalmente os locais de treinamento, mas as delegações podem treinar em qualquer lugar, assumindo a responsabilidade.
Muitos atletas, principalmente os vindos de países mais distantes e frios, chegam aos locais dos Jogos com maior antecedência para adaptação ao clima, com o objetivo de manter o mesmo rendimento que em seus locais de origem.
Alguns países já saíram na frente. Em outubro, a delegação da Austrália veio à Brasília para conhecer lugares onde seus esportistas pudessem treinar. O representante do Comitê Paraolímpico da Austrália, Michael Hartung, e do Ministério do Esporte australiano, Andrew Collins, ficaram encantados com a Capital e se impressionaram com os espaços esportivos.
Ginásio Nilson Nelson
Ginásio Nilson Nelson – O Ginásio Nilson Nelson, com capacidade para 14 mil espectadores, foi inaugurado em 21 de abril de 1973. É o principal ginásio de esporte da cidade, sediando eventos esportivos e culturais. Atrações históricas já ocorreram dentro do Nilson Nelson, como a luta de boxe pelo título mundial dos pesos pena entre o brasileiro Éder Jofre e o cubano José Legra, em 5 de maio de 1973, e o show do conjunto musical Jacksons 5, em 22 de setembro de 1974.
Foi em 01 de agosto de 1987 que recebeu o nome de Ginásio Nilson Nelson, em homenagem ao jornalista esportivo falecido meses antes. O Ginásio faz parte do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, administrado pela Secretaria de Esporte do Governo do Distrito Federal. Possui seis vestiários independentes, quadra de aquecimento, sala de ginástica e musculação, além de uma quadra poliesportiva, onde poderão ser realizados jogos e treinos de voleibol, basquete, futsal e handebol.
Parque Aquático – O Conjunto Aquático da Secretaria de Esporte faz parte do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, localizado no Eixo Monumental Norte, centro da cidade de Brasília. É composto de uma piscina olímpica de 50m de comprimento e 21m de largura, oito raias, blocos de saída oficial e seis visores laterais, além de uma piscina de saltos ornamentais, com plataforma e trampolim de 1m e 3m.
A estrutura recebe anualmente eventos nacionais de natação, saltos ornamentais, polo aquático e nado sincronizado. A Seleção Brasileira de Natação utilizou o conjunto para a preparação dos nadadores brasileiros que participaram dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. Em maio de 2012, o Comitê Paraolímpico Brasileiro utilizará o complexo para mais um evento Nacional da categoria.
"Proradicalskate"
com informações da Agência Brasília

3 comentários: