terça-feira, 29 de maio de 2012

Final do NBB em jogo único é motivo de preocupação no UniCeub/BRB

Time não poderá falhar contra o São José se quiser levar o terceiro título seguido do NBB. Paulistas jogarão em casa por terem feito a melhor campanha




No sábado, quando os jogadores do UniCeub/BRB entrarem no Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), para enfrentar o São José na final do NBB, eles sentirão, mais do que nunca, a necessidade de fazer uma partida perfeita. Acostumados a jogar as finais em séries melhor de cinco, os atletas, agora, têm somente um jogo para tentar levantar a taça pela terceira vez seguida. No interior paulista, será tudo ou nada.

Presente em todas as três decisões desde a criação do NBB, o UniCeub/BRB já jogou 14 jogos de playoffs em finais e venceu mais da metade (oito), conquistando dois títulos. No entanto, essa estatística positiva do time candango e a tradição no torneio não são garantia de sucesso neste fim de semana. Enquanto em uma série os jogadores podem se dar o luxo de perder uma ou duas partidas, na decisão em um jogo só as falhas terão de ser consertadas durante os quatro períodos de tempo. A concentração será essencial para isso, segundo o treinador da equipe, José Carlos Vidal. 

 “Para nós, não é bom ter um jogo só, mas, já que é assim, temos que entrar concentrados na nossa estratégia e com intensidade total. No dia, quem estiver psicológica e tecnicamente melhor, vai levar”, comentou. A estratégia de Vidal, no caso, é tentar parar a talentosa dupla do São José: o pivô Murilo e o armador Fúlvio. Juntos, eles fizeram 52 dos 106 pontos da equipe paulista contra o Flamengo, domingo, no jogo que valeu vaga na final. 

Apesar de ter vencido a série semifinal contra o Pinheiros, Vidal e os jogadores sabem que o time candango não jogou seu melhor basquete nas primeiras quatro partidas. Sempre começando atrás no placar e tendo que correr atrás do resultado, a equipe penou mais do que o normal para chegar à quarta decisão. Foi somente no quinto jogo que os brasilienses acertaram a mão. E ela terá de continuar certeira no sábado. 

“Jogamos bem contra o Bauru nas quartas de final, mas contra o Pinheiros perdemos a intensidade, perdemos a transição, tudo. Ficar atrás no placar sempre torna a partida mais difícil. Melhoramos no último jogo porque cobrei muito deles (jogadores). E vai ser assim para a final”, disse Vidal. 

Para Nezinho, armador da equipe, o time precisará manter a postura da última partida para ser campeão. “Não podemos entrar desconcentrados, como fizemos aqui em Brasília (na última sexta-feira). Foi muito frustrante perder”, comentou. “Mas conversamos bastante depois. A postura, então, mudou, entramos melhor e vencemos (no domingo). Agora, é fazer a mesma coisa”, diz.

Apesar de se dizer conformado com a decisão da Liga de realizar somente uma partida na final, Nezinho lamenta o fato de não ter a chance de jogar, pelo menos uma vez, em casa. “Para o torcedor de Brasília, é ruim. Eles teriam a oportunidade de ver mais uma final. Mas essa decisão já foi tomada há muito tempo e os clubes aceitaram. Então, agora só nos resta pensar no sábado e nos prepararmos. Temos só um tiro para dar e não podemos vacilar.” 

Memória

A mudança do formato da final do campeonato foi anunciada em janeiro do ano passado e teve como justificativa a transmissão em tevê aberta (Rede Globo) do jogo. A medida foi decidida por unanimidade pelos clubes, em reunião realizada pela Liga. 

Saiba mais

São José e UniCeub/BRB se enfretaram duas vezes nesta temporada. E o time paulista venceu as duas partidas. A primeira, em casa, terminou em 87 x 78. Já a segunda, em Brasília, o placar foi mais apertado: 83 x 82. 

Histórico contra o São José

Total de jogos:
 8
Vitórias UniCeub/BRB:
 6
Jogos em São José dos Campos:
 4 (1 vitória do São José e 3 vitórias do UniCeub/BRB)
Jogos em Brasília:
 4 (3 vitórias do UniCeub/BRB e uma vitória do São José)
Jogos na temporada 2011/2012: 
2 (duas vitórias do São José)



UniCeub/BRB nas finais
2008/2009
Universo/BRB x Flamengo
Campeão:
 Flamengo 
A série:
  
Universo/BRB 74 x 81 Flamengo 
Flamengo 71 x 81 Universo/BRB
Flamengo 99 x 78 Universo/BRB
Universo/BRB 82 x 78 Flamengo
Flamengo 76 x 68 Universo/BRB

2009/2010
UniCeub/BRB x Flamengo
Campeão:
 UniCeub/BRB
A série:
Flamengo 88 x 84 UniCeub/BRB
UniCeub/BRB 93 x 90 Flamengo
UniCeub/BRB 85 x 84 Flamengo
Flamengo 94 x 74 UniCeub/BRB 
UniCeub/BRB 76 x 74 Flamengo

2010/2011
UniCeub/BRB x Franca
Campeão:
 UniCeub/BRB 
A série:
 
UniCeub/BRB 92 x 72 Franca 
Franca 75 x 85 UniCeub/BRB
Franca 93 x 92 UniCeub/BRB 
UniCeub/BRB 77 x 68 Franca

Estatísticas e curiosidades


Na partida contra o São José, o ala Arthur Belchor, do UniCeub/BRB, fará a sua sétima final consecutiva da competição nacional, chegando a uma marca inédita no basquete brasileiro. Antes da decisão da temporada 2011/2012, Belchor havia disputado outras três finais do NBB com o time candango, além de outras três do extinto Campeonato Nacional, duas pela equipe brasiliense e uma pelo COC/Ribeirão Preto. Pé-quente, ele foi campeão em quatro.

São José na frente
Se depender dos palpites dos fãs de basquete, o time paulista será o campeão do NBB em 2012. Em enquete no site da Liga Nacional de Basquete (LNB) para saber quem vai levar o campeonato, o São José lidera com 71,4% dos votos contra apenas 28,6% do UniCeub/BRB.


Fonte: Correio Braziliense - Nádia Medeiros 
Proradicalskate

Nenhum comentário: