quarta-feira, 23 de maio de 2012

Secretaria de Esporte oferece bolsa de R$ 920 para formar atletas


Estão abertas até o dia 30 de maio as inscrições para o programa de formação de atletas Rumo ao Pódio Olímpico. O programa, da Secretaria de Esporte e do Instituto Joaquim Cruz,  vai selecionar atletas (feminino e masculino) de 16 a 21 anos para se tornarem medalhistas olímpicos em 2020 em provas de atletismo.

Até hoje (22), as inscrições estão sendo feitas somente no Centro Olímpico de Ceilândia (Parque da Vaquejada). A partir desta quarta-feira (23), os interessados poderão se inscrever também nos Centros Olímpicos de Brazlândia, Estrutural, Recanto das Emas e Samambaia, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Os jovens irão participar da primeira etapa da seleção no próximo dia 2 de junho, quando será realizado um teste de 600 metros, de onde sairão 400 atletas para a próxima etapa. Nas semanas seguintes serão realizadas mais duas peneiras: uma irá selecionar 200 jovens e a próxima deixará 100 candidatos. Para os testes,  o candidato precisa comparecer usando tênis, calção e camiseta.

Na última semana serão selecionados 50 atletas, que durante oito semanas participarão de um treinamento do qual sairá os 30 atletas que irão compor a equipe do programa Rumo ao Pódio Olímpico. A partir de setembro, o grupo vai treinar com equipe técnica especializada e terá suporte de fisioterapeuta, psicólogo e assistente social, além de receber benefícios como vale alimentação, vale transporte, assistência odontológica e uma bolsa auxílio.
Os atletas serão treinados para as provas de meio fundo e fundo (800m, 1.500m, 3.000m, 10.000m e maratona). Os métodos de seleção e preparação dos atletas propostos pelo programa foram desenvolvidos pelo Instituto Joaquim Cruz, com base em estudos de casos de sucesso nos Estados Unidos.

Transporte para o local dos testes
No dia 2/6, no período da tarde, estará disponível um ônibus em cada Centro Olímpico onde foram realizadas inscrições: Brazlândia, Estrutural, Recanto das Emas e Samambaia, para transporte dos atletas para o teste, que será realizado no Centro Olímpico de Ceilândia.
No dia do teste, é necessário levar o comprovante da inscrição e um documento de identidade com foto. Os menores de 18 anos devem levar uma Autorização dos pais ou responsável.
Períodos de inscrições: 15 a 30 de maio
Idade: 16 a 21 anos
Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Somente nos Centros Olímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada) até hoje (22). E nos Centros Olímpicos de Brazlândia, Estrutural, Recanto das Emas e Samambaia a partir desta quarta (23)

Processo seletivo:  os candidatos farão teste em prova de corrida


Fonte: Secretaria de Estado de Esporte do Distrito Federal
proradicalskate

3 comentários: