quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Peças do Skate

O skate é dividido em quatro partes principais o "shape, trucks, rolamentos e as rodinhas".


Shapes

Esta é a prancha do skate onde o skatista pisa para tirar as manobras. Ela normalmente é feita de folhas madeira, mas tambem pode ser de fibra (shapes gringos) ou outro material. Desde o começo do esporte os shapes evoluiram muito, antes eles tinha a superfície plana e com formatos arredondados. Depois apareceram os "Hammerheads", os famosos tubarões, eles tinham na sua superfície a extremida traseira envergada (hoje conhecida como "tail"), e um formato parecido com o de um peixe, por isso o carinhoso apelido de tubarão. Hoje eles ja ganharam um formato mais simples e atual, eles ganharam além do Tail, o "Nose", que seria a extremidade envergada dianteira.

Ha também os shapes "longboards", são maiores que os shapes normais, normalmente tem uma superfície plana com formatos arredondados, são usados principalmente na
modalidade "downhill", ou também conhecida como "longboard".
Hoje ha vários tipos de shapes: largos, finos, pesados, leves, com tails e noses muitos ou poucos envergados, etc. Eu lhe aconselho a testar todos os tipos de todas as marcas e, escolher o que mais lhe agrada.
OBS: Atualmente são grudadas na superfícies dos shapes lixas auto-adesivas, para que o pé do skatista não escorregue no shape.

Dicas sobre Shapes

Agace (nacional): Shape Um pouco pesado, ótimo design e acabamento, porém as folhas abrem.
Alien Workshop (gringo): Shape bastante frágil e pesado.
Birdhouse (gringo): Este shape é very good. Ele é bem resistente, e é bom para ser usado em half devido sua largura que é razoavelmente grande.
Drop Dead (nacional): Os shapes da Drop tem um ótimo design, acabamento 10.
Formula Series(nacional): Shape bem resistente, com bom acabamento.
Nasty (nacional): Este shape é bem levinho. Feito com 6 folhas.
New Skate Rock (nacional): Shape um pouco pesado, um acabamento não muito bom, o nose não é muito côncavo, as folhas abrem e a lixa não gruda direito. É resistente.
Perfect Line (nacional): Ótimo shape, muito conhecido, tem bom acabento, é leve e resistente.
Sims (nacional): Este shape é bastante côncavo. Belo design e acabamento.
Tailon (nacional): Shape muito resistente, porém pesado, tem o tail e o nose não tão curvos, e um acabamento meio fulera, mas é bom.
This Way (nacional): Este shape é um pouco pesadão, seu acabamento émeia-boca, mas é resistente.
Urgh (nacional): Ótimo shape, bom design, é resistente e não é pesado.
World Industries (gringo): Este shape pode ser um dos melhores no mercado atual, é super resistente.
Zoo York (gringo): Shape hiper resistente e tem uma ótima concavidade.

Trucks - peças de skate

Tente prestar bastante atenção ao comprar um shape. Observe o design, veja se o tail e o nose são curvos, largos e cumpridos a seu gosto. Olhe todas as laterais do shape, observando se não há o mínimo de espaço entre as folhas, pois mesmo que pareça ser apenas um rabisquinho, isso pode ocasionar em uma abertura estrondosa (digo isso por experiencia própria). De sempre umas batidinhas com o tail e o nose no chão com a lixa virada para cima, o lado que bateu deve dar um pulinho devido a batida e fazer um barulho maciço, caso ouvir um barulho oco e não tiver um retorno de força das batidas, as folhas com certeza vão abrir.
É a péça de sustento principal do skate Eles normalmente são de ferro (existem também de plástico e poliuretano) e na maioria das vezes muito resistentes.
No começo eram usados eixos de patins, na qual eram perigosos por serem frágeis, mas em 1975 surgia um 
truck feito especialmente para o skate o "Tracker Truck".

Os trucks são muito flexíveis pois assim é possivel fazer uma curva enquanto se estiver descendo uma ladeira ou andando em uma pista, e dividido em várias partes:

Parafuso central: É o parafuso que prende o "hanger" no "baseplant", nele é onde se configura a flexibilidade do truck quanto mais apertada a porca, menos flexível fica o truck, quanto mais solta, mais flexível. No parafuso, vão algumas peças que vão ajudar para que os trucks fiquem sempre flexíeis e que o skate ande sempre em linha reta, como amortecedores, roelas, etc.

Hanger: É a parte que sofre o atrito quando se tira algumas manobras, nela fica o eixo que é o que segura as rodinhas. Na maioria dos trucks este eixo vai se deslocar conforme o tempo, ou seja, a famosa expressão "o eixo está correndo". Neste caso conheço apenas duas soluções: a mais dificil que seria soldar o eixo no hanger, e para isto você teria de tomar muito cuidado para não estragar o truck; ou a que eu recomendo que seria comprar uma peça chamada "passador", ela é encaixada entre os rolamentos e não deixa eixo correr.

Baseplant: É a base do truck, a parte que vai presa no shape pelos parafusos. 

Há também os trucks de longboard que são um pouco mais largos.

Confira algumas dicas de Trucks de Skate.

Crail (nacional): Concerteza é o melhor truck nacional, dispensa comentários, o único problema é que os eixos começam a correr depois de um tempo, mas nada que um passador não resolva (só pra você ter uma idéia, eu tenho o meu a 5 anos).

Crazy (nacional): Truck leve, acabamento ruim e o eixo corre, não é resistente.

Grind King (gringo): Estes trucks são bem leves, porém o eixo se desloca com facilidade.

Krux (gringo): Este truck é leve e o eixo não se desloca.


Rodas de skate

 

A resiliência pode ser entendida como a energia não absorvida pela roda durante a rodagem. A energia absorvida pelas rodas do skate diminuem a vida util dela, transformando o atrito em velocidade e não calor. A Dureza é medida nas escala Shore A ( Materiais mais moles ) e Shore D ( Materiais mais duros). As rodas para vertical e street geralmente são mais duras, na faixa de 45 a 55 ShD. Existem rodas baratas no mercado que são mais moles, se você usar uma roda mole para street e vertical, esta será confortável, mas parecerá que está com o freio de mão puxado.
As rodas de Downhill standup são mais macias pois precisam de muita aderência e estão na faixa de 70 a 85 ShA.

O site da 
Moska da ótimas dicas sobre rodas de skate, e da boas explicações das tecnologias utilizadas nas rodinhas.

Existe hoje a maior variedade de rodas: pequenas, grandes, médias, transparentes, macias, duras, etc. Cada um desses adjetivos influencia no comportamento do skate. Exemplo:
Rodinha de skate macia: Dão maior aderência mas são mais lentas.
Rodinha de skate dura: Rápidas e boas para dar os mais variados tipos de slides no asfalto.
Rodinha de skate grande: O skate corre mais. Etc.

Confira algumas dicas de rodas de skate

Direction (gringa): Vários modelos. As rodinhas com furo são bem mais leves que as normais.
Gordon & Smith (gringa): Rodinhas feitas a base de gel. Muito macia.
Moska (nacional): É uma boa rodinha, bem resistentes e perfeitas para slides.
Next (nacional): Rodas de skate bem conhecidas, são baratas com qualidade regular.
Pysics (ginga): Boa marca de rodinha, com muitos modelos e designs diferentes.
Spitfire (gringa): Uma mais famosas rodas de skate. Diversos modelos, tamanhos e design. Muito boa.


Preste bastante atenção para as rodinhas a qual você compra, caso queira investir em manobras de street ou street style, prefira as rodinhas menores. Porém são mais perigosas, são mais fáceis de se cair onde o chão não é liso o suficiente ou os obstáculos são mal construidos. Se você é um iniciante, eu recomento as rodinhas maiores, com o tempo você vai se acostumando a ter atenção e desviar dos buracos ou outros obstáculos. Caso queira correr, escolha as rodinhas maiores e mais macias.

Rolamentos - peças de skate

Peça de metal encaixadas nas rodinhas, é uma evolução da antiga bilha(lembra?), ou melhor o skate evoluiu da bilha para o rolamento. Os rolamentos prendem as rodas aos trucks este influencia diretamente na velocidade do skate pois diminui o atrito da rodinha nos eixos do truck 

Alguns jogos de rolamentos gringos chegam a custar mais de R$ 150,00, mas são poucos que valem o investimento, o ideal é antes de comprar algum rolamento gringo, se informar com algum atleta que ja o utilizou. Existem otimos rolamentos nacionais mais baratos. Lembre-se de comprar rolamentos com dupla vedação (tampinhas laterais), e de preferência metálica. Essa vedação garante a "higiene" interna, consequentemente a vida util e não menos importante, a velocidade. Lempre-se, com os rolamentos sujos, não existe óleo lubrificante que ajude no atrito.

O Termo ABEC é uma classificação para rolamentos, veja um breve no Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/ABEC). No caso de rolamentos para skate, estas normas são desprezíveis. Porém alguns jogos de rolamentos tem esta Marca, outros usam esta classificação para indicar a performance.

Uma ótima dica, é utilizar entre os romalentos, uma pecinha chamada passador. Normalmente os eixos dos 
trucks começar a correr conforme as pancadas, isso trava as rodas, pois a base do rolamento fica presa na porca, o passador resolve este problema. Utilize sempre um óleo spray específico para lubrificação dos rolamentos. Uma lata de óleo vai durar muito tempo. Evite utilizar grafite pois apenas suja o rolamento.


Dicas de Rolamentos 

ABEC1: Barato, fraco lento e desengonçado, vida util baixa.
ABEC7: Rolamento muito rápido e resistente.
ABEC9: Assim como o ABEC7, este rolamento é muito rápido e resistente.
NMB: Um dos melhores rolamentos de skate nacionais, é resistente, fecil de limpar e rápido.
Destructo Sendai: Ótimo rolamento gringo, rápido e resistente.
Red Bones: Rolamento gringo conceituado, é bem rápido.
 

Por: Redação
Fonte: skoitoskateboards

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