domingo, 17 de fevereiro de 2013

Skate e suas manobras radicais

SKT, SK8, skate, carrinho, skoito, vários nomes, mas o mesmo significado. O skate é integrante principal para um dos esportes radicais mais incríveis do planeta, o skateboard.

Não se sabe exatamente a origem do esporte, porém ele existe desde o início do século passado (veja história do skate) e desde lá vem evoluindo muito, criando modalidades como slalom, speed e downhill. Das modalidades, duas são mais conhecidas, o "street e vertical".
Os skates tem peças e configurações geralmente diferentes para algumas modalidades. Por exemplo, no dowhill os shapes, rodas e trucks são maiores para aumentar a aderência e velocidade.No street, mini-ramp ou Half-Pipe os shapes são menores com concavo no shape e nose. As rodas e trucks também são menores.

Diferente de outros esportes, no skateboards o que conta é a emoção, a competitividade é deixada de lado em campeonatos e competições , muito pelo contrário. O "adversário" incentiva a acertar as manobras mais complexas e arriscadas e quando acontece vibra como se fosse o próprio, como póde? A resposta é simples, claro que conta a amizade e as sessões juntos mas o esporte é perigoso, requer coragem, destreza, cordenação e velocidade. Quando a manobra sai "na base", o atleta atinge um objetivo pessoal, não marcou gol, pontos, ou golpes no adversário, apenas conquistou aquilo que ele treinou para conseguir.

Nas ultimas decadas, o skate evoluiu e cresceu muito, a modalidade Street, provavelmente é mais praticada no mundo, pois pode se utilizar uma infinidade de coisas e locais para a prática. O Street marcou a evolução do skate como é hoje, popularizou o esporte no Brasil sobretudo com os atletas financeiramente mais carentes. O Ollie e a base de outras manobras é utilizada em outras modalidades.

Tõrçoes, feridas, rasgos, perebas e fraturas vão fazer parte da vida do skatista, o Tênis é muito importante para a performance e segurança do atleta, assim como Joelheiras, Cotoveleiras e sobretudo Capacete. O Tênis deve ser resistente por causa do atrito com a lixa e o asfalto/chão, e flexível, algumas marcas como Vans, DC, Emérica e QIX são famosas e conceutuadas. Segue aqui algumas dicas bem legais do site corpoperfeito sobre skate para os atletas.

Suplementação alimentar para quem anda de skate:
Whey protein, Multivitamínicos, Energéticos em gel, Barras energéticas, Guaraná, Glucosamina.

Principais grupamentos musculares utilizados durante a prática de skate:
Panturrilhas, Quadríceps, Tendão, Abdômen, Trapézio e Dorsal.

Benefícios de andar de skate:
O benefício estético é o fortalecimento das articulações e a estabilidade dos ligamentos em torno dos joelhos e tornozelos.
Aumenta os batimentos cardíacos e pode ser considerado um excelente exercício aeróbico, por causa dos impulsos com um dos pés, para dar velocidade ao skate.
Desenvolve uma melhor consciência corporal, flexibilidade, tônus muscular, concentração, segurança e equilíbrio.

Bases e posições do skateboard

Ollie: É o coração do street, a base maioria das manobras, consiste em empurrar o tail do skate para o chão com o pé de trás, e controlar o vôo do skate com o pé da frente, fazendo assim o skatista pular com o skate.






Base Regular: É a base, em posição normal, com a perna esquerda à frente (aproximadamente no meio) e a direita no tail, no qual, o skatista melhor se adapta.





Base Goofy: É o inverso da Regular, o skatista apoia a perna direita à frente e a esquerda no tail.

Frontside: O skatista encaixa de frente a manobra para o obstáculo, ou o skate gira na direção horária se a base do skatista for Regular, ou na direção ant-horária se a base do Goof. O skatista pode acompanhar o skate na mesma direção do giro. Abreviação fs ou f/s. Exemplo Fs noseslide. Backside: O skatista encaixa de costas a manobra para o obstáculo, ou o skate gira na direção ant-horária se a base do skatista for Regular, ou na direção horária se a base do Goof. O skatista pode acompanhar o skate na mesma direção do giro. Abreviação bs ou b/s. Exemplo Bs noseslide.

Backside: O skatista encaixa de costas a manobra para o obstáculo, ou o skate gira na direção ant-horária se a base do skatista for Regular, ou na direção horária se a base do Goof. O skatista pode acompanhar o skate na mesma direção do giro. Abreviação bs ou b/s. Exemplo Bs noseslide.
Switch Stance: É a base contrária que o skatista está acostumado. Por exemplo, se a base for Goof, a manobra é executada na base regular, e vice-versa. É como um destro escrever com a mão esquerda. Esta é mais técnica, a manobra executada vale mais pontos em campeonatos. A abreviação ss ou s/s. Executa-se qualquer manobra sobre essa base. Por exemplo. Switch Stance ollie,Switch Stance Flip,Switch Stance Heelflip,Switch Stance Crooked.


Nollie: É um ollie aplicado com o pé da frente empurrando o Nose. Por exemplo, o skatista da base regular, empurra no nose com o pé esquerdo, o efeito é parecido com o ollie, porém executado na direção contrária. As manóbras também recebem a nomenclatura na frente. Exemplo: Nollie frontside nose slide, nollie kickflip, etc.




Fakie: O fakie são manobras executadas com o skatista indo na direção contrária. Por exemplo: se o skatista é da base regular, ao invés do pé esquerdo ir de frente para a sua direção, é o pé direito, como um Nollie mas com o pé que fica no tail.








Por: Redação
Fonte: skoitoskateboards

Nenhum comentário: