quinta-feira, 4 de julho de 2013

Britânico pula a 27m de altura, atinge 85km/h e vence prova de salto radical

Terceiro evento do circuito mundial de saltos no mar tem a vitória de Gary Hunt. Niterói vai receber, pela primeira vez, uma etapa em setembro

O britânico Gary Hunt brilhou e venceu a terceira etapa do Cliff Diving World Series 2013 - o circuito mundial de saltos para a água de grande altura -, neste sábado, na ilha de São Miguel, a maior das ilhas do arquipélago dos Açores, em Portugal. O colombiano Orlando Duque terminou em segundo lugar e o mexicano Jonathan Paredes fechou o pódio. Com a vitória, Hunt assumiu a liderança do circuito com 520 pontos. O russo Artem Silchenko está em segundo com 510. No dia 28 de  setembro, a cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, recebe pela primeira vez uma etapa da competição.
No total 14 atletas saltaram entre paredões de rochas na etapa portuguesa. O local é considerado um dos mais bonitos do circuito mundial. Os saltos diretamente entre as rochas leva a um verdadeiro regresso às origens da modalidade nascida há mais de 200 anos num arquipélago igualmente vulcânico: o Havaí.
O esporte exige uma grande preparação física e mental. Apenas recentemente, o Cliff Diving foi reconhecido como um esporte de alta competição - seguindo as mesmas regras dos saltos para a água do programa olímpico. A diferença reside na altura dos saltos, que são realizados a partir de uma plataforma fixa a 27 metros de altura, proporcionando uma impressionante velocidade de 85 km/h.
Com notas de 1 a 10, a avaliação dos saltos (saída da plataforma, posição no ar e entrada na água) é assegurada por um júri internacional de cinco elementos, sendo o vencedor encontrado através do somatório de pontos dos quatro saltos realizados durante a competição.


O circuito contará em 2013 com oito etapas - mais uma do que no ano passado - na Europa, América e Ásia. A próxima etapa será na Itália, no dia 14 de julho. Depois, o circuito mundial passa por Estados Unidos (24 de agosto), Reino Unido (14 de setembro), Brasil (28 de setembro) e Tailândia (26 de outubro) - sendo os dois últimos destinos recebendo o esporte pela primeira vez.


Por: Redação
Fonte: globoesporte
Foto: divulgação



Nenhum comentário: