sexta-feira, 1 de junho de 2012

Karla de Bona: E o tiro desportivo

Karla de Bona:  "Atirei em alguns pratos e senti que aquele esporte era fascinante"


Karla de Bona é esperança brasileira para Londres 2012. Depois de ficar 07 anos sem praticar tiro, a atleta brasileira voltou a competir em alto nível em 2010. Durante o Campeonato das Américas, disputado em Novembro no Rio de Janeiro, a gaúcha fez bonito ao terminar a prova de Tiro ao Prato na terceira colocação. Karla de Bona competiu com atiradoras profissionais americanas em um prova que valia vaga para as Olimpíadas.

Tiro desportivo
O tiro desportivo é uma modalidade desportiva que envolve teste de precisão e velocidade no manejo de uma arma de fogo ou de ar comprimido. A prática dessa modalidade requer treinamento e disciplina. É indispensável o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) como óculos e protetor auricular.

Todas as normas são reguladas pela ISSF (International Shooting Sport Federation) organismo internacional sediado na Alemanha
tiro com arco não é considerado dentro deste desporto e é regulado por uma federação própria, a FITA.

O número de provas de tiro ao alvo já variou bastante ao longo dos jogos. Foram 21 modalidades em 1920 e apenas duas em 1932. Nenhuma foi disputada em 1928.

Três provas para as mulheres foram introduzidas em 1984. Antes disso, elas disputaram pela primeira vez em 1968, mas em competições masculinas. A mexicanaNuria Ortiz foi a pioneira e terminou em 13º lugar na prova de skeet. A primeira mulher a ganhar uma medalha no tiro chamava-se Margaret Murdock, em 1976, comcarabina de três posições.

tenente do exército brasileiro Guilherme Paraense foi o primeiro esportista do país a ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, feito conseguido nos Jogos de Antuérpia 1920, na modalidade tiro rápidoDurval Guimarães representou o Brasil em cinco olimpíadas consecutivas.

Nos jogos de 1976, o atleta Paul Cerutti foi desclassificado das provas de tiro por estar dopado. O mais curioso é que ele tinha terminado em 43º lugar entre 44 competidores.
Em 2007 nos Jogos Pan-americanos realizado no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, o Tenente-Coronel das Forças Armadas Fernando Cardoso Junior, federado aFederação Brasiliense de Tiro Esportivo, conquistou a medalha de bronze na prova de tiro rápido, com 199,1 pontos na final.


Fonte: wikipedia
Foto: Divulgação
Proradicalskate

Nenhum comentário: