domingo, 5 de agosto de 2012

Andar de bicicleta com segurança

Andar de bicicleta no dia a dia é bom não só para driblar o trânsito dos grandes centros urbanos, mas também para tirar um carro de circulação e, consequentemente diminuir a emissão de gás carbônico em nosso planeta. Mas será que você sabe como pedalar de maneira segura nas grandes cidades?

Em dias como ontem que, devido à greve dos metrôs, o trânsito na cidade de são Paulo bateu um novo recorde logo pela manhã, deixar o carro na garagem e pedalar até o trabalho/escola é uma grande maneira de evitar o estresse e chegar mais cedo ao destino. Entretanto em dias como esse, os ciclistas devem manter a atenção redobrada para que nada aconteça.

Leia a seguir algumas dicas para andar de bicicleta com segurança:

1) Confira na seção de ciclismo a bicicleta que você mais sente confiança. Não se esqueça de comprar capacetes e acessórios que ajudem o ciclista a ser notado pelos motoristas como, por exemplo, os faróis cateye. As luvas são importantes para proteger as mãos em caso de quedas.
2) Antes de sair para o destino é importante traçar rotas que evitem vias com grande movimentação de veículos. Isso será um fator muito importante para andar de bicicleta com segurança. Normalmente os motoristas costumam dirigir com mais cautela em ruas menos movimentadas.
3) Esteja preparado para pedalar até seu destino sem “pifar”. Para melhorar seu rendimento durante as pedaladas confira esta matéria.
4) Nunca ande na contramão. Diferente do que muitos acham, andar de bicicleta na contramão é muito perigoso. Além disso, ciclistas que pedalavam na contramão e sofreram acidentes causados por terceiros não tem direito nenhum na justiça.
5) Não pedale muito rente à calçada. Mostre-se presente na via. Por lei os carros devem manter a distância de 1,5 metros das bicicletas. Apesar de tudo é importante saber que nem todos motoristas respeitam o ciclista, portanto nunca force uma situação contra carros e ônibus, tenha bom senso. Assim será possível andar de bicicleta com segurança pela cidade.

6) Esteja sempre atento a tudo que está acontecendo no trânsito. Portanto, colocar fones de ouvido e “esquecer” tudo a sua volta não é recomendado.
7) Sinalize com antecedência todos seus movimentos. É obrigação do ciclista mostrar para os motoristas o que ele está prestes a fazer. Portanto não tenha medo de balançar o braço para sinalizar curvas.
A nossa parte estamos fazendo, mas e os outros?
Pedalar na selva de pedras nunca foi fácil, mas parece que as coisas estão melhorando um pouco. A cidade se São Paulo tem cerca de 52 km de ciclovias, sendo que a uns meses atrás foram inaugurados 3 km de uma ciclofaixa, exclusiva para a prática do ciclismo. Mas será que isso basta?
Uma cidade que muitas pessoas têm medo de utilizar bicicletas no dia a dia por causa da imprudência dos motoristas e pela precariedade das ciclofaixas nos permite afirmar, com total segurança, que a infraestrutura voltada para o ciclismo ainda está muito ruim.

O governo tem que parar de uma vez por todas de criar soluções paliativas e realmente colocar a mão na massa. A mudança é possível, mas não é conquistada se não tiver um grupo lutando pela mesma causa. E não será possível também se, mesmo com muitas pessoas lutando por melhorias, o governo não colaborar e investir, realmente, nos interesses dos ciclistas.
Lembrando que essas são apenas algumas dicas de como pedalar no trânsito de maneira segura. Você é ciclista e tem mais dicas para compartilhar?  Então comente!


Fotos: Divulgação
Fonte: Kanui 
Proradicalskate


Nenhum comentário: