sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Segunda chance

O tratamento da lesão não está funcionando? Descubra quando procurar uma segunda opinião
Por Winnie Yu | Foto Darrell Eager
O americano John Mayer corre desde a época do colegial. Mas em 2005, aos 45 anos, sua dor no joelho vinha piorando, e ele decidiu consultar um médico. Depois de diagnosticar uma ruptura do ligamento cruzado anterior, "o doutor me disse que não havia nada a ser feito. Como era tão respeitado e foi tão convincente, nem me passou pela cabeça buscar uma segunda opinião". John ficou arrasado e não correu nos seis meses seguintes. Quando retomou os treinos, a dor voltou. Um amigo sugeriu que ele procurasse outro médico, que confirmou o diagnóstico, mas recomendou uma cirurgia artroscópica e fisioterapia. A dor de John diminuiu e, desde então, ele já correu oito maratonas. Nem todo tratamento requer uma segunda opinião. Mas, se ele não evoluiu (e você está ansioso para retomar os treinos), é importante saber quando chegou a hora de ampliar os horizontes.

O médico diz que não há nada a ser feito
Quase todas as lesões de corrida podem ser tratadas. Então, se um médico disser que não pode fazer nada por você, marque uma consulta com outro especialista. É mais provável que um diagnóstico desse tipo queira dizer que "não há nada que aquele médico possa fazer por você", afirma Michael Ross, médico no The Rothman Institute Performance Lab, em Nova Jérsei (EUA). E embora alguns problemas de saúde, como artrite severa nos quadris, tornozelo ou joelho, possam encurtar sua vida nas pistas, você deve confirmar um diagnóstico como esse com outro médico, antes de parar de correr totalmente.
Você começa a sentir uma nova dor

Em 2008, a um mês da Maratona de Chicago, Sue Walsh teve uma lesão da banda iliotibial e procurou um fisioterapeuta. "Eu melhorei, mas comecei a sentir dor nos músculos flexores do quadril da mesma perna em que tinha machucado a banda iliotibial", conta Sue, de 33 anos. "Não consegui melhorar a tempo de correr a maratona." O plano de tratamento adequado não deve provocar novas dores. "Se um paciente está sentindo mais dor ou dor em novos locais, é provável que ele esteja fazendo um tratamento agressivo demais para o problema que tem ou que tenha recebido um diagnóstico incorreto e deve ser reavaliado", diz Michael Chin, diretor médico do The Running Institute, em Chicago (EUA). Mais tarde, um médico fez o diagnóstico de impacto femoroacetabular, uma deformidade óssea do quadril, que exigiu cirurgia. Sue finalmente voltou a correr, dois anos depois do problema inicial da banda iliotibial.
Você não recebeu orientações sobre atividades paralelas
Um bom plano de reabilitação inclui exercícios para ajudá-lo a se manter em forma enquanto se recupera. "Por exemplo, um corredor em tratamento por entorse de repetição no tornozelo deve fortalecer o core [região central do corpo] e os membros superiores", diz Jim Chesnutt, médico esportivo em Portland (EUA). O mais importante é que o médico entenda seus objetivos: se ele souber que você está prestes a correr uma maratona, por exemplo, pode tentar um plano de tratamento mais agressivo. Mas, se faltarem meses para sua prova-alvo, talvez você tenha tempo para descansar e se curar sem precisar de mais exames e intervenções. Se seu médico não perguntar sobre suas metas e preocupação em manter a forma e condicionamento, talvez seja o caso de procurar um que leve isso em consideração.
Você tem lesões recorrentes
Lesões de repetição — ou uma sequência de lesões diferentes — sugerem que você possa ter um problema de saúde de base que não está sendo tratado, segundo Lewis Maharam, médico esportivo em Nova York. Uma paciente de Maharam sofria de fraturas recorrentes nos quadris e nos pés a cada três meses. "Ela estava saudável do ponto de vista biomecânico e seu teste de densidade óssea estava normal. Mas um exame de sangue mostrou que ela tinha um tumor paratireoideo", diz.
Não houve melhoras após quatro semanas
A maioria das lesões deve melhorar e a dor deve diminuir após quatro a seis sessões de tratamento, de acordo com Michael Chin. Se não houver progresso, talvez o programa de reabilitação seja conservador demais. O americano David Bakke recebeu diagnóstico de tendinite patelar uma semana após ter começado a subir escadarias. Foi orientado a alongar e repousar por dez dias. Após duas semanas, não percebeu melhoras e procurou outro médico, que prescreveu exercícios para fortalecer os quadríceps. "Em dez dias, eu estava pronto para retomar os treinos de corrida", diz.
O médico não pergunta sobre sua saúde geral
Quando você vai ao médico queixando-se de uma lesão de corrida, um bom profissional também fará perguntas sobre seus hábitos de saúde e tentará medir seu nível de condicionamento físico. Por exemplo, corredores que não estejam dormindo o suficiente podem ficar mais propensos a lesões. Uma dieta deficiente em cálcio e vitamina D pode nos tornar vulneráveis a fraturas por estresse. Corredores iniciantes geralmente tentam fazer muita coisa em pouco tempo. Se o médico não considerar sua saúde como um todo, considere a possibilidade de buscar uma segunda opinião.

Fonte: Runne´s
Proradicalskate 

Nenhum comentário: