A educação no Brasil pode ser considerada de excelente qualidade
até o quinto ano (4ª série). Isso acontece porque a escola, até essa faixa
etária, desenvolve projetos de aguçam a criatividade e o interesse dos alunos.
A partir do sexto ano (ou quinta série), as práticas educativas
são voltadas para o vestibular, perdendo o centro de interesse dos alunos, que
muitas vezes se afastam da escola por esta se apresentar sem atrativos para o
grupo.
Por que não buscar conteúdos ligados à realidade dos alunos, aos
seus gostos e interesses? O que faz a escola não assumir o controle de sua
autonomia, através de práticas mais inovadoras? Por que sempre se voltam a
trabalhar vinculados aos conteúdos das grades curriculares, de forma
tradicional? Por que não ensinar os alunos a enfrentarem de frente novos
desafios?
Na fase da adolescência, os estudantes estão voltados para
assuntos que lhes proporcionam prazer, que possam experimentar as novidades,
arriscar a transgredir regras. Com isso, a escola que promove uma prática educativa
ligada aos interesses dos alunos ganha, tanto na qualidade do trabalho
desenvolvido como na permanência desses na escola.
Propor aulas diretamente ligadas ao meio ambiente é uma forma de
atrair o interesse do grupo. Caminhadas e trilhas tornam-se grandes
oportunidades de se refletir sobre o bioma, a manutenção do mesmo, a
preservação das espécies vegetais e animais, porém com uma metodologia mais
moderna, mais voltada para o prazer, que se transformará em prazer de aprender.
Além disso, podem ser trabalhados nos passeios o condicionamento
físico dos estudantes, o fortalecimento dos músculos da perna e a atividade
cardiorespiratória, o que causará melhor ânimo para os estudos. Se no percurso
tiver uma tirolesa a ser descida ou uma cachoeira para tomarem um banho, essas
poderão ser desfrutadas, pois proporcionarão mais prazer aos participantes.
Após toda essa movimentação e as observações feitas poderão ser trabalhadas em
sala de aula, como estudo do bioma observado; estudo de física baseado na caminhada
e na descida da tirolesa; cálculos baseados na altitude alcançada; relatórios
descritivos para análise de língua portuguesa, etc.
Mesmo que os alunos não tenham um material próprio, a escola
pode fornecer para o uso coletivo, em revezamento. Os skates e patins também
podem causar maior motivação nos estudantes, além de ser uma ótima oportunidade
de se trabalhar regras de conduta, comportamento e respeito ao próximo. Aulas
técnicas de como praticar esse esporte irão criar um clima de descontração,
promovendo reeducação psicomotora, desenvolvimento de habilidades, aumento da
concentração, dentre outros. As experiências, as novidades, poderão ser
relatadas e discutidas em sala de aula, em todas as disciplinas, como: produção
de textos, cálculos das velocidades atingidas, estudos dos graus, saltos,
manobras, altura dos saltos, posturas corporais, adrenalina, etc.
Nas cidades que tem praia, outro esporte que favorece o
aprendizado de diferentes conteúdos é o surf. Como no skate e na trilha, também
trabalha o fortalecimento muscular, o equilíbrio, além de proporcionar prazer
para os estudantes. Através desse, os professores podem melhorar a autoestima
dos alunos, a capacidade de se concentrar, o equilíbrio, as destrezas corporais
e mentais. Nas aulas de educação física, podem desenhar pranchas no chão a fim
de trabalhar os movimentos necessários para a prática esportiva, até porque é
desta forma que se aprende a surfar, antes de entrar na água e por em prática o
que se aprendeu.
Quando tiverem trabalhado o necessário, poderão buscar apoio em
entidades não governamentais, clubes ou prefeituras das cidades, que poderão
emprestar ou patrocinar os materiais necessários.
Precisamos inovar sempre, encantar nossos alunos para que não
desistam das aprendizagens sistemáticas. Com essas práticas e inovações, a
escola tenderá a oferecer um ambiente acolhedor, interessante, apropriado, para
que os jovens vivam num clima de motivação e capacitação que facilita o
aprender.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola - Proradicalskate
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola - Proradicalskate
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