quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Mergulho de Penhasco


Descrito pelo World High Diving Federation como a perfeição acrobatica do mergulho na água, o esporte de alto risco envolve atletas que saltam de um penhasco e fazem diversas performances no ar.


Perfil do atleta

É preciso ter coragem para iniciar no esporte. Controle físico extremo é a principal característica do atleta. Por isso, a boa forma física é essencial para conseguir fazer performances no ar.

Locais da competição

O esporte é praticado em locais onde existam penhascos verticais e água com profundidade mínima de 5 metros. A altura padrão varia entre 23 e 28 metros para homens e 18 a 23 metros para mulheres. Para provas internacionais, normalmente há uma plataforma, que fica a 1 metro de distância da borda da rocha.

Regras

Uma prova padrão possui três rounds, com um mergulho cada um. A pontuação vai até dez e é feita por cinco juízes. A mais alta e mais baixa são eliminadas. As três restantes são multiplicadas pelo grau de dificuldade do mergulho. As categorias do salto que são consideradas englobam saída, mortais, twists, posições no ar e entrada na água.

Um dia perfeito

O colombiano Orlando Duque, considerado um dos atletas mais elegantes do esporte, realizou aquilo que chamam de mergulho perfeito. O feito foi na sua vitória na 2000 WHDF World Championship, no Havaí. Todos os juízes presentes lhe deram nota dez. Esta foi a primeira de três títulos mundiais consecutivos.

Curiosidades

- A prova inaugural do WHDF World Championship foi na Suíça, em 1997. O vencedor foi o americano Dustin Webster.
- A velocidade com que o mergulhador entra na água varia entre 75 a 100 km/h. O impacto é nove vezes maior que a caída de uma plataforma tradicional de 10 metros.
- A maior nota recebida por um mergulhador foi do russo Artem Silchenko, com 168, no WHDF World Championship de 2006
.


Por Equipe proradical
Fonte: sportweb

Nenhum comentário: