sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Ciclovia em frente ao Buriti


Depois de causarem polêmica na Esplanada dos Ministérios, as obras da ciclovia que está sendo construída no Eixo Monumental chegaram a outro cartão-postal da capital. As faixas de concreto no gramado estão sendo pavimentadas, agora, no gramado central em frente ao Palácio do Buriti. Responsável pela construção, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que as obras fazem parte do projeto de mobilidade e acessibilidade urbana para ampliar o uso de bicicletas na capital.

Até abril, 15km do espaço para os ciclistas na área central de Brasília serão finalizados, de acordo com estimativa da Novacap. A ciclovia percorrerá os dois lados do Eixo Monumental — da altura da Rodoferroviária até Congresso Nacional, passando pela Torre de TV e pela Esplanada dos Ministérios — e chegará ao acesso principal da Ponte JK. A expectativa é de que R$ 5 milhões sejam investidos na construção da ciclovia.

A obra começou em abril do ano passado e está pronta em vários trechos do Eixo Monumental, inclusive na Esplanada dos Ministérios, onde, ao longo do trajeto de 3,2km, serão plantadas 359 árvores de espécies do cerrado.

Críticas

Em maio do ano passado, especialistas em urbanismo, entre eles a filha de Lucio Costa, Maria Elisa Costa, repudiaram a faixa exclusiva por acreditarem que feria o plano urbanístico do urbanista. Eles se manifestaram contrários, principalmente, ao plantio das árvores, pois, para eles, o projeto original de Lucio Costa previa um vão-livre, apenas gramado, entre os ministérios e o Congresso Nacional. “Seguramente, (meu pai) não admitiria o plantio das árvores ao longo de uma ciclovia no canteiro central da Esplanada. Parece que o estou vendo dizer: ‘Mas que ideia!’”, afirmou Maria Elisa na época.

Segundo a Novacap, a obra foi desenvolvida pela Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) e tem aprovação do governo federal e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além da Administração de Brasília.

15km
Extensão da ciclovia que vai da Rodoferroviária até o acesso da Ponte JK


Por: Gizella Rodrigues
Fonte:
Correio Braziliense
Foto:  divulgação
Publicação: 17/01/2014 04:00
Proradicalskate

Nenhum comentário: