quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Na montanha ou na estrada: biking, o esporte com a sua cara



Foi na Inglaterra, em meados do século XIX, época em que o aperfeiçoamento do veículo possibilitou o alcance de maiores velocidades, que o ciclismo iniciou-se como esporte.

O Ciclismo é um esporte de corrida com bicicleta, sendo o objetivo dos participantes chegar a uma determinada meta em primeiro lugar ou cumprir determinado percurso no menor tempo possível.

O esporte enquadra-se em quatro categorias: provas em estradas, provas em pistas, provas de montanha (Mountain Bike) e BMX.

No Mountain Bike existem várias categorias que são divididas em mais ou menos radicais, e são elas: - Cross Country, em todo o tipo de terreno, de preferência no monte, seja a subir, plano ou a descer; o Free Ride, com um andamento mais extremo em que se dá preferência a saltos e descidas

-Down Hill que é a versão mais extrema e perigosa do MTB que consiste somente em descer, normalmente a velocidades altas, sendo este praticado tanto no monte ou em cidade (o chamado Downhill urbano ou DHU).

O ciclismo é sinónimo de aventura. Independente de campeonatos e torneios, é comum amigos com interesses afins se reunirem para fazer longos passeios de bicicleta, quer no monte ou em estrada, em locais inóspitos e selvagens.

Por: Juliana Santos
Fonte: 360graus
Foto:  divulgação
Proradicalskate

Nenhum comentário: