sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Com Pedro Barros e Sandro Dias, Rio tem etapa do Mundial de Skate Bowl

Com representantes de vários países, Parque de Madureira será palco da disputa. Classificatórias começam nesta sexta-feira, e a final será no domingo


Tetracampeão mundial, 
Pedro Barros é o grande favorito na etapa 
(Foto: Juliana Vicente )
Mesmo com um sol de quase 40 graus, skatistas de várias partes do mundo não se intimidaram e testaram a pista do Parque Madureira, que recebe de sexta a domingo a etapa do Rio de Janeiro do Mundial de Skate Bowl. Com uma pista de nível internacional, o bairro do subúrbio carioca será palco de uma disputa acirrada entre 32 atletas. Entre eles, o tetracampeão Pedro Barros, atual número um do mundo na modalidade, e o veterano Sandro Dias, o Mineirinho
-  Madureira tem um dos melhores bowls para uma etapa do Campeonato Mundial aqui no Brasil e só tenho a agradecer ao Rio de Janeiro por ter feito isso pelo skate. A gente precisava muito desse incentivo para poder embalar e com certeza o esporte vai ter uma visibilidade maior ainda - afirmou Pedro. 

Nesta sexta, 24 atletas disputam as classificatórias divididos em três grupos. Cada um terá cinco voltas, sendo duas delas por tempo (45 segundos cada) e as outras três no formato de jam session. Para a classificação valem as duas melhores voltas. Oito skatistas se classificam para as semifinais, que acontecem no sábado, e se juntam a mais oito atletas pré-classificados com base no ranking do Mundial. Os oito que alcançarem as maiores notas passam para a grande final, que será realizada a partir das 10h (horário de Brasília) de domingo, com transmissão ao vivo do Esporte Espetacular. 

Hexacampeão mundial de skate vertical, Sandro Dias é um dos nomes mais cotados, ao lado de Pedro Barros, para levar a etapa carioca. Acostumado a competir no vertical, Mineirinho afirma que as duas variações têm aspectos muito semelhantes. 

- A maior parte das manobras se assemelham e na parte mais alta da pista do bowl dá para fazer praticamente qualquer manobra que executamos no skate vertical. Já na parte mais baixa a gente pode fazer as manobras de borda, que são muito parecidas. A diferença é que o bowl tem diversas formas, com vários tamanhos de parede e muitas medidas de transição. Acaba sendo até mais desafiador porque você precisa enfrentar várias situações que você não enfrentaria no half pipe.

Mundial de Skate Bowl reúne feras do esporte no Parque de Madureira, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)


Localizada no Parque Madureira, inaugurado em junho de 2012, a pista de nível internacional chamou a atenção de skatistas do Brasil todo, que a consideram o melhor local para treinar no país.
- A pista de Madureira tem um nível internacional e que vai agradar qualquer skatista brasileiro ou estrangeiro que vier treinar aqui. Eu andei aqui há um ano e estou empolgado por retornar. As minhas expectativas são as melhores para essa disputa - disse Sandro Dias. 

Já pré-classificado para as semifinais ao lado de Sandro Dias, Nilo Peçanha, Felipe Foguinho e dos americanos Josh Rodriguez, Alex Sorgente, Josh Stafford e Greyson Fletcher, Pedro Barros foi considerado promessa do skate há alguns anos e, após conquistar quatro mundiais, se consagrou como o grande favorito a mais um título. 

- Eu não consigo pensar em outra coisa para a minha vida. Eu gosto muito de esportes, de surfar, de jogar futebol, só que o skate sempre foi o número um na minha lista. Sempre foi o meu sonho, desde quando eu era criança, e é até hoje.

Programação do Mundial de Skate Bowl 
Sexta - 24/01
- Treinos livres - 13h30m às 14h30m 
- Treinos por baterias - 14h30m às 16h 
- Eliminatórias - 16h às 18h15m 
- Treinos pré-classificados - 18h15m às 19h 
- Resultados - 18h45m 

Sábado - 25/01
- Treinos livres - 13h às 13h45m 
- Treinos por baterias - 13h45m às 14h45m 
- Semifinais - 15h às 17h 
- Resultados - 17h15m 

Domingo - 26/01
- Treinos livres - 09h as 9h45m 
- Final - 10h às 10h45m
- Premiação - 11h


Por: redação
Fonte: globoesporte
Foto:  divulgação
Proradicalskate

Nenhum comentário: